CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Com o governador do Piauí, Rafael Fonteles, na mostra Piauí Sampa Sebrae, em São Paulo!

Publicado em 26/06/2024

Divulgação
Tejon com o governador do Piauí, Rafael Fonteles

Estou com o governador do Piauí, Rafael Fonteles, que está aqui em um evento em São Paulo falando do Piauí e nós temos acompanhado o setor agro do Piauí crescendo e se desenvolvendo muito. E Fonteles me disse: “Nós estamos aqui em São Paulo, no centro econômico e financeiro do país, exatamente para levar os investidores daqui para o Piauí, que é o melhor lugar do mundo para investir. Nós temos um planejamento de longo prazo muito claro, com destaque para algumas áreas prioritárias: o agronegócio, a agroindústria é um ponto em que nós temos nos empenhado muito para transformar essa produção de grãos e essa criação de animais em frigoríficos, usinas de biocombustíveis, algodoeiras, industrializando, portanto, essa nossa produção agropecuária. Nós estamos no Matopiba, que é a área do Brasil que mais cresce. Nós somos o caçula do agro, e temos as melhores oportunidades, mas destaco também a energia verde, potencial do Piauí para a energia solar, eólica e hidrogênio verde é uma vocação natural do nosso estado e o governo tem se empenhado muito em atrair investidores dessa área para o nosso estado para aproveitar esse potencial enorme do Piauí”.

Perguntei então ao governador do Piauí se a logística em seu estado evolui e a resposta foi: “Muito. Na parte sul do estado, na parte de rodovias nós temos cases de sucesso como é o caso da PPP da Transcerrados que o Grupo Simpá administra, nós temos investido muito nessa infraestrutura rodoviária e agora o grande salto que nós queremos dar é a conexão do sul do Piauí com norte, através da hidrovia do rio Parnaíba, temos o apoio do governo federal para isso e nosso porto de Luis Corrêa, que já está dando os seus primeiros passos, inicialmente com o terminal pesqueiro, mas vamos evoluir para um terminal graneleiro e um terminal de ferro e também um futuro terminal de amônia para a produção de hidrogênio que vai acontecer em Parnaíba”, completou Fonteles.

Então perguntei a ele sobre a gastronomia do Piauí e ele me disse: “Eu estou feliz em participar de um evento do Sebrae Piauí, que o governo apóia que é o Piauí Sampa e que o foco é divulgar mais esse potencial do Piauí no turismo, na cultura, no artesanato e na gastronomia, nossa culinária que é muito especial, nosso capote, nossa carne de sol são destaques na nossa culinária e o Piauí tem uma característica única no mundo: é o povo mais acolhedor do mundo e quem vai ao Piauí é sempre muito bem recebido. Tem o calor do clima e tem o calor humano recebendo muito bem quem nos visita”, completou Fonteles.

Realmente o povo do Piauí é o mais caloroso da Terra!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) anunciou o Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos. Teve origem num decreto de 2011, de Nº 7.623 que regulamenta a Lei 12.097, de 24 de novembro de 2009. Portanto, tema já de longa data nas discussões. Significa um programa de rastreabilidade dos animais ao longo dos próximos 7 anos. A adesão será obrigatória.
Langoni defendia o crescimento econômico ser prioritariamente dependente do investimento em capital humano, quer dizer, preparar gente competitiva com inteligência de ponta para os diversos setores do país.
Além de um campus universitário dos mais lindos do mundo, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Esalq-USP foi eleita a 4ª melhor universidade de ciências agrárias do planeta. 
De autoria do deputado Hugo Leal, PSD Rio de Janeiro, mas aguardando parecer do deputado Vitor Lippi de São Paulo e membro da Frencoop, está parada a tramitação do PL 815/2022, reorganização das cooperativas.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite