CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Com o governador do Piauí, Rafael Fonteles, na mostra Piauí Sampa Sebrae, em São Paulo!

Publicado em 26/06/2024

Divulgação
Tejon com o governador do Piauí, Rafael Fonteles

Estou com o governador do Piauí, Rafael Fonteles, que está aqui em um evento em São Paulo falando do Piauí e nós temos acompanhado o setor agro do Piauí crescendo e se desenvolvendo muito. E Fonteles me disse: “Nós estamos aqui em São Paulo, no centro econômico e financeiro do país, exatamente para levar os investidores daqui para o Piauí, que é o melhor lugar do mundo para investir. Nós temos um planejamento de longo prazo muito claro, com destaque para algumas áreas prioritárias: o agronegócio, a agroindústria é um ponto em que nós temos nos empenhado muito para transformar essa produção de grãos e essa criação de animais em frigoríficos, usinas de biocombustíveis, algodoeiras, industrializando, portanto, essa nossa produção agropecuária. Nós estamos no Matopiba, que é a área do Brasil que mais cresce. Nós somos o caçula do agro, e temos as melhores oportunidades, mas destaco também a energia verde, potencial do Piauí para a energia solar, eólica e hidrogênio verde é uma vocação natural do nosso estado e o governo tem se empenhado muito em atrair investidores dessa área para o nosso estado para aproveitar esse potencial enorme do Piauí”.

Perguntei então ao governador do Piauí se a logística em seu estado evolui e a resposta foi: “Muito. Na parte sul do estado, na parte de rodovias nós temos cases de sucesso como é o caso da PPP da Transcerrados que o Grupo Simpá administra, nós temos investido muito nessa infraestrutura rodoviária e agora o grande salto que nós queremos dar é a conexão do sul do Piauí com norte, através da hidrovia do rio Parnaíba, temos o apoio do governo federal para isso e nosso porto de Luis Corrêa, que já está dando os seus primeiros passos, inicialmente com o terminal pesqueiro, mas vamos evoluir para um terminal graneleiro e um terminal de ferro e também um futuro terminal de amônia para a produção de hidrogênio que vai acontecer em Parnaíba”, completou Fonteles.

Então perguntei a ele sobre a gastronomia do Piauí e ele me disse: “Eu estou feliz em participar de um evento do Sebrae Piauí, que o governo apóia que é o Piauí Sampa e que o foco é divulgar mais esse potencial do Piauí no turismo, na cultura, no artesanato e na gastronomia, nossa culinária que é muito especial, nosso capote, nossa carne de sol são destaques na nossa culinária e o Piauí tem uma característica única no mundo: é o povo mais acolhedor do mundo e quem vai ao Piauí é sempre muito bem recebido. Tem o calor do clima e tem o calor humano recebendo muito bem quem nos visita”, completou Fonteles.

Realmente o povo do Piauí é o mais caloroso da Terra!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Eu estou aqui na Agrishow, ao lado do Francisco Maturro, o Chiquinho, que é o presidente dessa feira, uma das maiores do mundo hoje (dia 3), e ele vai nos contar o que está acontecendo e as perspectivas de fechamento dos negócios.
Entrevistei Luis Madi, coordenador da plataforma de inovação tecnológica do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) de Campinas, ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, órgão que reúne especialistas, pesquisadores e cientistas no campo da tecnologia dos alimentos, onde muitos mitos fake news são desenvolvidos e onde a racionalidade científica precisa imperar.
Conversei com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, durante a reunião Cosag-Fiesp e perguntei a ele sobre o suporte ao cooperativismo e ele respondeu: “Estamos em um momento muito especial. Temos de lembrar que no Brasil hoje nós temos mais de 20 milhões de pessoas associadas ao cooperativismo.
Na série voz de líder Agroconsciente ouvimos a diretora do Sindicato Rural de Bastos, no Estado de São Paulo, a capital nacional do ovo, Cristina Nagano. Os custos da ração dobraram, milho e soja, do premix idem em dólar e das embalagens também, e o setor não consegue repassar preços aos consumidores, que terminam por consumir menos.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite