CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Com o governador do Piauí, Rafael Fonteles, na mostra Piauí Sampa Sebrae, em São Paulo!

Publicado em 26/06/2024

Divulgação
Tejon com o governador do Piauí, Rafael Fonteles

Estou com o governador do Piauí, Rafael Fonteles, que está aqui em um evento em São Paulo falando do Piauí e nós temos acompanhado o setor agro do Piauí crescendo e se desenvolvendo muito. E Fonteles me disse: “Nós estamos aqui em São Paulo, no centro econômico e financeiro do país, exatamente para levar os investidores daqui para o Piauí, que é o melhor lugar do mundo para investir. Nós temos um planejamento de longo prazo muito claro, com destaque para algumas áreas prioritárias: o agronegócio, a agroindústria é um ponto em que nós temos nos empenhado muito para transformar essa produção de grãos e essa criação de animais em frigoríficos, usinas de biocombustíveis, algodoeiras, industrializando, portanto, essa nossa produção agropecuária. Nós estamos no Matopiba, que é a área do Brasil que mais cresce. Nós somos o caçula do agro, e temos as melhores oportunidades, mas destaco também a energia verde, potencial do Piauí para a energia solar, eólica e hidrogênio verde é uma vocação natural do nosso estado e o governo tem se empenhado muito em atrair investidores dessa área para o nosso estado para aproveitar esse potencial enorme do Piauí”.

Perguntei então ao governador do Piauí se a logística em seu estado evolui e a resposta foi: “Muito. Na parte sul do estado, na parte de rodovias nós temos cases de sucesso como é o caso da PPP da Transcerrados que o Grupo Simpá administra, nós temos investido muito nessa infraestrutura rodoviária e agora o grande salto que nós queremos dar é a conexão do sul do Piauí com norte, através da hidrovia do rio Parnaíba, temos o apoio do governo federal para isso e nosso porto de Luis Corrêa, que já está dando os seus primeiros passos, inicialmente com o terminal pesqueiro, mas vamos evoluir para um terminal graneleiro e um terminal de ferro e também um futuro terminal de amônia para a produção de hidrogênio que vai acontecer em Parnaíba”, completou Fonteles.

Então perguntei a ele sobre a gastronomia do Piauí e ele me disse: “Eu estou feliz em participar de um evento do Sebrae Piauí, que o governo apóia que é o Piauí Sampa e que o foco é divulgar mais esse potencial do Piauí no turismo, na cultura, no artesanato e na gastronomia, nossa culinária que é muito especial, nosso capote, nossa carne de sol são destaques na nossa culinária e o Piauí tem uma característica única no mundo: é o povo mais acolhedor do mundo e quem vai ao Piauí é sempre muito bem recebido. Tem o calor do clima e tem o calor humano recebendo muito bem quem nos visita”, completou Fonteles.

Realmente o povo do Piauí é o mais caloroso da Terra!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Pra variar observamos erros de lógica quando entramos no assunto da palavra agronegócio. Temos enfatizado aqui no Agroconsciente que a tradução de “agribusiness” dos professores Ray Goldberg e John Davis, da Universidade de Harvard na década de 50, não é tão simples quanto negócios da agropecuária. É muito mais do que isso. Significa todos os negócios, com ou sem fins lucrativos, desenvolvidos a partir do que é plantado, criado nos campos e nas águas (não esquecer do pescado), incluindo indústria, comércio, serviços, ciência, tecnologia.
Entrevistei o Felipe Morbi, VP da Soleum. Imagine uma nova cadeia produtiva brasileira com potencial da soja (hoje somos os maiores exportadores do mundo). Imagine essa cultura nova em áreas degradadas e as transformando em totalmente sustentáveis: ESG! Isso existe. A macaúba, uma árvore oleaginosa brasileira, cujo cultivo está sendo iniciado em João Pinheiro, Minas Gerais.
Ontem a noite (dia 29) a ministra Tereza Cristina me confirmou que seu substituto será o secretário executivo do Mapa, Marcos Montes, o que também é o desejo da grande maioria do agronegócio, como foi a própria manifestação do IPA - Instituto Pensar Agro, em uma reunião de várias entidades através do seu presidente Nilson Leitão, registrando que o secretário executivo do Mapa, Marcos Montes, “será o melhor substituto da ministra Tereza para manter o sucesso alcançado”.
Tema fascinante, desenvolvimento da agricultura em uma megacidade como São Paulo. Já vi em vários lugares do planeta, Paris onde a gente acompanha lá com a nossa universidade e Tirso de Salles Meirelles aqui, o presidente da Faesp, que é a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo, ao lado do Senar, tem algo muito importante a nos dizer sobre isso. E considero importantíssimo sobre o ponto de vista econômico, social e de saúde também aqui para a nossa cidade. Muita gente pensa agricultura no Interior e perguntei ao Tirso Meirelles mas como é que é esse negócio aqui na capital paulista?
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite