CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Com violência não tem prudência, nada justifica ataque físico a Aprosoja BR

Publicado em 15/10/2021

Divulgação
Aprosoja BR é apedrejada

Aqui no Agroconsciente do Jornal Eldorado abordamos nesta semana setores do agronegócio pedindo prudência e conscientes do mal que extremismos e populismos causam ao setor e ao país. Mais estadistas e menos populistas. Foi nossa abordagem e não demorou muito para colhermos efeitos físicos e violentos.

A polarização, politização partidária, ideologias, xingamentos e fakes, que nem briga de rua, logo saem do bate boca e chegam às vias de fato. Ontem, em Brasília, a sede da Aprosoja foi apedrejada, invadida e grafitada com fora Bolsonaro, soja não enche o prato de comida, o agro mata. Um monte de besteiras, pois soja não tem nada a ver com fome, ao contrário, preços e carestia não estão conectados com soja, e soja é ovo, leite, indústria, empregos, traz consigo outras lavouras, traz renda em todo interior. Fora isso a violência, um ato criminoso estúpido invadindo e apedrejando.

O site da via campesina revela as entidades que participaram do ato ontem (14). Via Campesina, MST, MAM - Movimento pela Soberania Popular da Mineração; MAB, Movimento dos Atingidos por Barragens; Pastoral da Juventude Rural; MPA - Movimento dos Pequenos Agricultores; MMC - Movimento das Mulheres Camponesas; Conaq; Articulação de Quilombos; MPP; pescadoras e pescadores artesanais. As manifestações também ocorreram em Florianópolis, Recife, Vitória e Porto Velho, onde houve distribuição de comida. Mas em Brasília a agressão física inaceitável ocorreu.

Enfim, como falamos de agronegócio, vale a milenar expressão: “quem planta ventos colhe tempestades”. Mas vale aqui um alerta: palavras raivosas e de ódio antecedem as “vias de fato”. Cuidado com as palavras e os semeadores das mentiras. Quem ganha com isso? Se a Via Campesina e essas entidades populares não gostam de Bolsonaro, ontem conseguiram apoiar como nunca o atual presidente. Tiro no pé.

O Brasil próximo da Cop-26, em Glasgow na Escócia, maior produtor de soja do mundo, continua sob pressão de imagem negativa, e olha que difícil, explicar para o mundo manifestações agressivas contra a soja dentro do Brasil, por setores do próprio agronegócio. É tudo o que os concorrentes brasileiros pediriam a Deus. Com certeza estão amando tudo isso. Isto rouba o foco das nossas legítimas preocupações e dos verdadeiros incômodos.

Portanto, inimigos internos são os piores dentre todos, e vivemos no país um ambiente estimulador do ódio e da raiva. Nada justifica a invasão da Aprosoja. Fico preocupado se isto não é um péssimo prelúdio para 2022, se não houver prudência, temperança e estadistas na liderança, além da guerra de palavras entre opositores humanos, quem diria, até os grãos vegetais e as proteínas animais vão entrar na arruaça e na confusão. Imagine só a jabuticaba contra o melão, o arroz odiando o feijão, a soja e o milho inimigos do algodão, além do ovo brigando com o frango, o peixe batendo no porco e a boiada apedrejada. Eta revolução dos bichos, chama George Orwell. Agora para criminosos de todos os tamanhos, lados e tipos: polícia, justiça, cadeia e educação pró-cidadania.

E agronegócio é tão simples quanto, se você plantar, ou pescar, e não vender, quer dizer virar um negócio, não vai ter agro. Agronegócio não é sinônimo de uns contra os outros, de pequenos versus grandes, e muito menos de soja contra feijão. É tão simples quanto produzir e vender. Pequenos produtores do Brasil e do mundo, cooperativismo é solução, o resto é enganar seres humanos com pura manipulação.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Estamos na era ESG (Environmental, Social and Governance). Agribusiness doravante se traduzirá por um “health system”, um sistema de saúde como o definiu o Prof. Dr. Ray Goldberg da Universidade de Harvard, criador do conceito de agronegócio nos anos 50. As corporações privadas do setor de carnes, ovos, leite, as suas cooperativas também, já estão sob compromissos e “compliance“ assumidos de entregar carbono zero ainda nesta década dentro das suas instalações e incorporar o seu “supply chain“ no mesmo engajamento.
Planejamento estratégico no agronegócio diminuiria a crise? Falta consciência de crise. Agosto de 2020 a Abras - Associação Brasileira de Supermercados apontava que não conseguiria mais repor pelos mesmos preços os estoques dos itens básicos como arroz, feijão, lácteos, óleo de soja.
Supermercados fazem restrições a produtos do Brasil pelas barreiras de reputação. Logo esbravejamos aqui que isso não passa de concorrentes inimigos para nos prejudicar. O agronegócio precisa de um pacificador.
Essa frase do grande líder brasileiro, in memorian, Alysson Paolinelli, nos ajuda a entender bem tanto os aspectos da insatisfação dos agricultores europeus, num mundo onde o Brasil assume a 4ª maior agricultura do planeta e numa jornada para ser a maior dentre todas nos próximos 15 anos, portanto, somos competitivos em escala e custo, inigualáveis; então não querem os agricultores europeus o acordo União Europeia & Mercosul.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite