CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Conferência Anual do Conselho Empresarial Brasil-China hoje com vice-presidente Alckmin

Publicado em 23/10/2023

Divulgação
Conferência Anual do Conselho Empresarial Brasil-China hoje com vice-presidente Alckmin

Nesta segunda-feira, em São Paulo, acontece a “Nova Agenda Brasil-China: Neoindustrialização e sustentabilidade.

O vice-presidente Geraldo Alckmin estará, e também virão ao evento o embaixador da China no Brasil Zhu Qingqiao, o secretário de Ásia e Pacífico do Itamaraty, embaixador Eduardo Sabóia, a secretária de assuntos internacionais do Ministério da Fazenda, Tatiana Rosito, a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Tatiana Prazeres, o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, Roberto Perosa, o vice-presidente do setor privado do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, Jorge Arbache, e o presidente do Conselho Empresarial Brasil China (CEBC), embaixador Luiz Augusto de Castro Neves.

Propostas de acordos bilaterais serão tratados com investimentos na industrialização, áreas ligadas a tecnologia e descarbonização. E temas da sustentabilidade, biotecnologia e mercado de carbono.

Como já abordamos aqui, no Agroconsciente, oportunidades para restaurar 40 milhões de hectares de pastagens degradadas significa para o planeta o maior potencial agricultável sustentável, plantando árvores ao invés de cortando.

Hoje a China é o maior cliente brasileiro e também temos dependências em tecnologias vindas da China como princípios ativos, chips e quem diria até o alho branco e castanhas portuguesas embaladas prontas para o consumo.

Há muito para realizarmos de acordos bilaterais, principalmente para muitas cadeias produtivas, além das que hoje fazem o nosso grande volume de exportações como na soja e na carne.

Agroconsciente estará presente nesta manhã no Hotel Renaissance das 8h30 até 12h30 acompanhando esta Conferência Anual Brasil-China.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Agro envolve um sistema onde a ciência e a tecnologia definem a produtividade, a qualidade e a rentabilidade da originação.
Eu estou com Tirso Meirelles, que foi presidente do Sebrae no último mandato e é o vice-presidente em novo mandato e eu quero registrar aqui um trabalho extraordinário no agronegócio que é um trabalho de indicação geográfica, um trabalho que sem isto nós não conseguiríamos dar visibilidade aos pequenos agricultores e aos pequenos agroindustriais e esse trabalho vem crescendo e é de uma importância grande para o país.
O Estado de São Paulo é um estado biomovido, movido ao combustível do futuro. Sobre isso conversei com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) e Senar, Tirso Meirelles, sobre essa coisa que é fascinante, o Brasil colocado no combustível para o futuro, a nova energia, um movimento extraordinário.
Conversei com Fábio Feldmann sobre as leis que protegem a nossa Mata Atlântica e ele me disse: “Tejon, você me perguntou sobre a Mata Atlântica e sobre tentativas de mudar a lei da Mata Atlântica e você me disse que o ouvinte Amauri Moraes estaria preocupado com isso. Em primeiro lugar eu queria dizer que a Mata Atlântica está protegida pela Constituição brasileira e é considerada um patrimônio nacional".
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite