CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Conferência Anual do Conselho Empresarial Brasil-China hoje com vice-presidente Alckmin

Publicado em 23/10/2023

Divulgação
Conferência Anual do Conselho Empresarial Brasil-China hoje com vice-presidente Alckmin

Nesta segunda-feira, em São Paulo, acontece a “Nova Agenda Brasil-China: Neoindustrialização e sustentabilidade.

O vice-presidente Geraldo Alckmin estará, e também virão ao evento o embaixador da China no Brasil Zhu Qingqiao, o secretário de Ásia e Pacífico do Itamaraty, embaixador Eduardo Sabóia, a secretária de assuntos internacionais do Ministério da Fazenda, Tatiana Rosito, a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Tatiana Prazeres, o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, Roberto Perosa, o vice-presidente do setor privado do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, Jorge Arbache, e o presidente do Conselho Empresarial Brasil China (CEBC), embaixador Luiz Augusto de Castro Neves.

Propostas de acordos bilaterais serão tratados com investimentos na industrialização, áreas ligadas a tecnologia e descarbonização. E temas da sustentabilidade, biotecnologia e mercado de carbono.

Como já abordamos aqui, no Agroconsciente, oportunidades para restaurar 40 milhões de hectares de pastagens degradadas significa para o planeta o maior potencial agricultável sustentável, plantando árvores ao invés de cortando.

Hoje a China é o maior cliente brasileiro e também temos dependências em tecnologias vindas da China como princípios ativos, chips e quem diria até o alho branco e castanhas portuguesas embaladas prontas para o consumo.

Há muito para realizarmos de acordos bilaterais, principalmente para muitas cadeias produtivas, além das que hoje fazem o nosso grande volume de exportações como na soja e na carne.

Agroconsciente estará presente nesta manhã no Hotel Renaissance das 8h30 até 12h30 acompanhando esta Conferência Anual Brasil-China.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Pesquisa feita pela Tereos, uma grande líder em açúcar e alimentos atuando em 15 países e no Brasil, com Instituto DataFolha, mostra contrastes na percepção da população conectando mudanças climáticas, aquecimento global, responsabilidades das partes em ano de COP 30, evidenciando necessidade de orquestração da comunicação correta com toda a sociedade.
Sobre o assunto envolvendo uma entrevista que publicamos aqui sobre uma declaração não confirmada pela Danone de substituição da soja brasileira por soja asiática, a Danone através do seu vice-presidente América Latina para Assuntos Corporativos, Camilo Wittica, nos enviou um áudio especial ao Agroconsciente respondendo a nossa pergunta se seria verídica a informação recebida da substituição da soja do Brasil pela asiática.
Roberto Rodrigues é o enviado especial do agro na COP30 e ele foi ex-ministro da Agricultura, presidente internacional do cooperativismo, embaixador do cooperativismo na FAO, é professor emérito da FGV e é um homem que tem uma visão planetária espetacular do que envolve o aspecto do agronegócio. E ele organizou com todas as entidades um documento singular muito importante para levar nessa COP30.
Na semana passada o ministro Carlos Fávaro fez a segunda reunião neste ano com mais de 20 entidades do agronegócio. O ministro Fávaro disse que abrimos 41 mercados neste ano e podemos exportar, vender. Também outros pontos dessa reunião está na criação de plataformas de informação a respeito da rastreabilidade comum, e ângulos da sustentabilidade.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite