CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Conferência Anual do Conselho Empresarial Brasil-China hoje com vice-presidente Alckmin

Publicado em 23/10/2023

Divulgação
Conferência Anual do Conselho Empresarial Brasil-China hoje com vice-presidente Alckmin

Nesta segunda-feira, em São Paulo, acontece a “Nova Agenda Brasil-China: Neoindustrialização e sustentabilidade.

O vice-presidente Geraldo Alckmin estará, e também virão ao evento o embaixador da China no Brasil Zhu Qingqiao, o secretário de Ásia e Pacífico do Itamaraty, embaixador Eduardo Sabóia, a secretária de assuntos internacionais do Ministério da Fazenda, Tatiana Rosito, a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Tatiana Prazeres, o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, Roberto Perosa, o vice-presidente do setor privado do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, Jorge Arbache, e o presidente do Conselho Empresarial Brasil China (CEBC), embaixador Luiz Augusto de Castro Neves.

Propostas de acordos bilaterais serão tratados com investimentos na industrialização, áreas ligadas a tecnologia e descarbonização. E temas da sustentabilidade, biotecnologia e mercado de carbono.

Como já abordamos aqui, no Agroconsciente, oportunidades para restaurar 40 milhões de hectares de pastagens degradadas significa para o planeta o maior potencial agricultável sustentável, plantando árvores ao invés de cortando.

Hoje a China é o maior cliente brasileiro e também temos dependências em tecnologias vindas da China como princípios ativos, chips e quem diria até o alho branco e castanhas portuguesas embaladas prontas para o consumo.

Há muito para realizarmos de acordos bilaterais, principalmente para muitas cadeias produtivas, além das que hoje fazem o nosso grande volume de exportações como na soja e na carne.

Agroconsciente estará presente nesta manhã no Hotel Renaissance das 8h30 até 12h30 acompanhando esta Conferência Anual Brasil-China.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Com agricultura na metrópole de São Paulo será possível frear o aquecimento da temperatura que subiu 1 grau centígrado de 1985 a 2019 e diminuir 0,2 grau em relação a 2019. 
O Conselho da Comissão Europeia aprovou a regulamentação que objetiva minimizar o risco do desmatamento, e da degradação de florestas com produtos importados pelo mercado europeu. Recebi a nota oficial do Conselho da União Europeia ontem (dia 16).
Mr.Edmar Bacha  has concluded: “What we failed to do, was put our economy on a path of sustained growth. Brazil has been slipping. I think – says Edmar, renowned economist and one of the creators of the Real Plan – that Brazil keeps having a growth problem”, so we need to provoke and disturb, through the media, a government meeting which goes far beyond polarisation, hands down given with academia and business people, so that we have a national growth plan, integrating government and agribusiness people, concerning that these will be the  unique ones to drive Brasilian GDP growth.”
O tema hoje é trigo, o pão nosso de cada dia. Nos últimos dois anos crescemos a produção do trigo consideravelmente e o setor se organiza para buscar cada vez mais a autossuficiência. Dependemos de 60% das importações.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite