Eldorado/Estadão - Conferência Anual do Conselho Empresarial Brasil-China hoje com vice-presidente Alckmin
Publicado em 23/10/2023
DivulgaçãoNesta segunda-feira, em São Paulo, acontece a “Nova Agenda Brasil-China: Neoindustrialização e sustentabilidade.
O vice-presidente Geraldo Alckmin estará, e também virão ao evento o embaixador da China no Brasil Zhu Qingqiao, o secretário de Ásia e Pacífico do Itamaraty, embaixador Eduardo Sabóia, a secretária de assuntos internacionais do Ministério da Fazenda, Tatiana Rosito, a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Tatiana Prazeres, o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, Roberto Perosa, o vice-presidente do setor privado do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, Jorge Arbache, e o presidente do Conselho Empresarial Brasil China (CEBC), embaixador Luiz Augusto de Castro Neves.
Propostas de acordos bilaterais serão tratados com investimentos na industrialização, áreas ligadas a tecnologia e descarbonização. E temas da sustentabilidade, biotecnologia e mercado de carbono.
Como já abordamos aqui, no Agroconsciente, oportunidades para restaurar 40 milhões de hectares de pastagens degradadas significa para o planeta o maior potencial agricultável sustentável, plantando árvores ao invés de cortando.
Hoje a China é o maior cliente brasileiro e também temos dependências em tecnologias vindas da China como princípios ativos, chips e quem diria até o alho branco e castanhas portuguesas embaladas prontas para o consumo.
Há muito para realizarmos de acordos bilaterais, principalmente para muitas cadeias produtivas, além das que hoje fazem o nosso grande volume de exportações como na soja e na carne.
Agroconsciente estará presente nesta manhã no Hotel Renaissance das 8h30 até 12h30 acompanhando esta Conferência Anual Brasil-China.
José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.