CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Conferência Anual do Conselho Empresarial Brasil-China hoje com vice-presidente Alckmin

Publicado em 23/10/2023

Divulgação
Conferência Anual do Conselho Empresarial Brasil-China hoje com vice-presidente Alckmin

Nesta segunda-feira, em São Paulo, acontece a “Nova Agenda Brasil-China: Neoindustrialização e sustentabilidade.

O vice-presidente Geraldo Alckmin estará, e também virão ao evento o embaixador da China no Brasil Zhu Qingqiao, o secretário de Ásia e Pacífico do Itamaraty, embaixador Eduardo Sabóia, a secretária de assuntos internacionais do Ministério da Fazenda, Tatiana Rosito, a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Tatiana Prazeres, o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, Roberto Perosa, o vice-presidente do setor privado do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, Jorge Arbache, e o presidente do Conselho Empresarial Brasil China (CEBC), embaixador Luiz Augusto de Castro Neves.

Propostas de acordos bilaterais serão tratados com investimentos na industrialização, áreas ligadas a tecnologia e descarbonização. E temas da sustentabilidade, biotecnologia e mercado de carbono.

Como já abordamos aqui, no Agroconsciente, oportunidades para restaurar 40 milhões de hectares de pastagens degradadas significa para o planeta o maior potencial agricultável sustentável, plantando árvores ao invés de cortando.

Hoje a China é o maior cliente brasileiro e também temos dependências em tecnologias vindas da China como princípios ativos, chips e quem diria até o alho branco e castanhas portuguesas embaladas prontas para o consumo.

Há muito para realizarmos de acordos bilaterais, principalmente para muitas cadeias produtivas, além das que hoje fazem o nosso grande volume de exportações como na soja e na carne.

Agroconsciente estará presente nesta manhã no Hotel Renaissance das 8h30 até 12h30 acompanhando esta Conferência Anual Brasil-China.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

De autoria do deputado Hugo Leal, PSD Rio de Janeiro, mas aguardando parecer do deputado Vitor Lippi de São Paulo e membro da Frencoop, está parada a tramitação do PL 815/2022, reorganização das cooperativas.
Hoje apresento o resultado de uma pesquisa que foi feita na Europa, de percepção do agro, do que os consumidores estão querendo e no que esse estudo pode ajudar o Brasil. A pesquisa revela a tendência do consumidor europeu e essa tendência está fundamentada em duas bases: uma é preço, em função da base da pirâmide que sempre tem o fator preço e busca de preço e um outro tema importante e interessante que é riscos.
Continuamos aqui e continuaremos pedindo que os líderes do agronegócio de diferentes entidades e pontos de vista nos encaminhem suas visões sobre o que consideram essencial e fundamental para um plano de governo a partir de 2023 objetivando o desenvolvimento do agronegócio e consequentemente do país.
O Agroconsciente nos obriga a prestar atenção em todo o ecossistema e o meio ambiente. Estou aqui com a Kelly Batista, do Tomates Batista, e todo mundo está falando do aumento de preço do tomate. E ela por que está acontecendo o aumento do preço do tomate, ou seja, no sistema todo um fator impactando o outro. Kelly nos conta do surgimento de uma praga que veio da soja em função do veranico, aquecimento, e que atacou a produção do tomate no país!
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite