CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Cooperativa Primato inicia projeto pioneiro de biogás no Paraná com MWM

Publicado em 07/12/2022

Cooperativa Primato

Enquanto tem muita gente focada na transição do agro, eu estou aqui no oeste do Paraná vendo uma realização dentro do mundo do agroconsciente. Eu estou aqui na Cooperativa Primato, com o seu presidente Anderson Sabadin, realizando um fato histórico fundamental para esse novo agro do ponto de vista da bioenergia, da agroenergia, e do mundo do biogás, que vai movimentar a proteína animal e que vai também ser fundamental para a saúde ambiental.

Sabadin, o que você está fazendo agora iniciando essa realização:

“A Primato, por meio de uma aliança, uma parceria com a MWM, ela inicia a partir de hoje a construção de uma unidade de uma usina que vai produzir energia por meio do desejo de suínos. É um projeto transformar para a região. A Cooperativa Primato possui mais de 9.400 cooperados que tem produção de suínos, de frango, de tilápia, de bovino de leite, e de bovino também, de gago, e é fundamental para nós essa economia circular de onde o nosso cooperado terá um novo momento de geração de renda visto que o desejo da pecuária passa a gerar energia consumida nas propriedades. O desejo da pecuária passará a ser gerador de energia da frota de caminhões da nossa cooperativa Primato. Aquele mesmo caminhão que vai lá levar ração para a pecuária será abastecido por meio do biometano gerado pelo desejo dos animais. Então isso é transformador para a região, gera renda, gera riqueza, melhora a qualidade de vida e também produz um alimento que eu diria que é verde, um alimento limpo, transformando a região e melhorando o nosso IDH. É isso que a partir de hoje assumimos um compromisso”.

Sabadin, nós vamos ter um selo verde na produção a partir da utilização de todos esses dejetos que não vai para a atmosfera. Isso vai ter benefícios também para o consumidor de São Paulo, ele vai poder enxergar isso?

“Vai poder sim. Os produtos da Cooperativa Primato fazem parte de Central da Cooperativa Frimeza e esse produto chega até você. E é importante lembrar esse consumidor consciente que essa produção e esse produto vem com o selo verde, ele vem com sustentabilidade. Além da produção pecuária, além da produção de energia para os caminhões e para a própria propriedade, vale lembrar que nós vamos ter uma usina que vai produzir biofertilizante. Nós vamos fazer um uso adequado desse desejo, desse resíduo orgânico da pecuária aplicando isso na soja, no milho, no sorgo, na produção de pastagem e fazendo o completo uso desse resíduo que em dado momento era destinado, inclusive, de maneira inadequada. Esse é nosso desafio”.

Muito bem, eu fiquei muito feliz de ver o Sabadin, no oeste do Paraná, estamos aqui em Toledo.

Pessoal enquanto tem gente esperando que o mundo resolva o seu problema, tem gente que está enfrentando a realidade e mudando o mundo para melhor! Parabéns e vamos para frente!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Falo diretamente da Expodireto Cotrijal. Mais uma grande feira de tecnologia neste ano que promete superar dificuldades e bater recorde de público e negócios. O agronegócio superando! Conversei com Nei Manica, presidente da cooperativa Cotrijal e da Expodireto.
Estou aqui com Henrique Mazotini, entrevistando líderes do agro, nessa virada de ano e o Henrique é presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo, também da Abisolo, setor importantíssimo de micronutrientes que cresce extraordinariamente e vamos ouvir aqui o Henrique e a sua visão em 2022 e a sua perspectiva para 2023 desse setor e de uma categoria fundamental, que é a categoria dos engenheiros agrônomos do Estado de São Paulo.
Conversei com o professor Cláudio Pinheiro Machado, professor da FEA, Faculdade de Economia e Administração da USP, que coordena o PENSA, da FIA, Fundação Instituto de Administração, sobre um projeto para obtermos a verdadeira dimensão do potencial existente nas cadeias dos sistemas agroindustriais brasileiros.
Croplife movimenta mais de R$ 70 bilhões por ano, significando insumos vitais para a agricultura tropical. Entrevistei Christian Lohbauer, presidente executivo da Croplife, a entidade que reúne o “antes da porteira” nos setores dos defensivos agrícolas e no melhoramento genético das sementes. Significa a indústria da defesa vegetal e biotecnologia.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite