CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Não, não, não, o Plano Nacional de Fertilizantes 2050 não envolve uso de reservas de terras indígenas

Publicado em 11/03/2022

Divulgação
Plano Nacional de Fertilizantes 2050 será lançado hoje (dia 11)

Nesta sexta-feira está sendo lançado o Plano Nacional de Fertilizantes 2050. Investiguei com a Embrapa Solos e Meio Ambiente sobre uma confusão perigosíssima associando as metas e objetivos deste plano que chega, antes tarde do que nunca, com ligações de que as lavras invadiriam terras das reservas indígenas. Não.

O plano foi construído dentro das linhas definidas pela Constituição brasileira, e como ouvi dos pesquisadores envolvidos na sua elaboração, “não iríamos fazer um Plano Nacional de Fertilizantes inconstitucional”.

Desta forma, para os ouvintes do Jornal Eldorado, do Agroconsciente, por mais que alguns setores que amam o conflito e vivem das discórdias gostariam, este plano dos fertilizantes não tem elo nenhum com a insinuação de que precisaríamos mexer nas reservas indígenas brasileiras atualmente protegidas na Constituição que temos. Assim, temos mais de 4.321 processos registrados na Agência Nacional de Mineração, desde requerimento a concessões de lavras.

Por acaso falo com vocês aqui de Patos de Minas onde uma mina de concentrado fosfático foi paralisada, pois era mais barato importar, revela que iremos retomar ao lado da iniciativa privada a produção nacional dos fertilizantes, o que já até 2026 deverá diminuir nossa dependência, hoje na casa de 80% das importações.

O Brasil é o 4º maior produtor de grãos atrás da China, Estados Unidos e Índia. Os 10 maiores exportadores de fertilizantes para o Brasil são Rússia, China, Canadá, Marrocos, Bioelorussia, Catar, Estados Unidos, Alemanha e Holanda.

Somos o 4º maior consumidor mundial de fertilizantes, e temos tudo para colocarmos essa dependência dentro de patamares civilizados e de segurança para o país.

Que o Plano Nacional de Fertilizantes 2050 saia do papel, pois o tema já é antigo e que a Caravana Embrapa FertBrasil nos ajude na diminuição dos 40% desperdiçados de fertilizantes no campo, e que não misturemos fake news de agressão a terras indígenas com este plano. Um coisa não tem nada a ver com a outra.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

Marisete Belloli, da gerência agropecuária da Conab-SP, apresenta 9ª estimativa de Safra 2021/22. ​​​​​​​Perante a previsão inicial da safra, de 288,6 milhões de toneladas, perdemos 15,8 milhões de toneladas em função dos fatores climáticos, porém conseguimos recuperar com o crescimento do milho que teve aumento de área nos grãos de 8,7% sobre ano anterior.
We are through an aggressive moment of global polarisation, observing radical opposites vociferating against each other and, in addition, leaders such as Donald Trump, Putin, Xijin Ping, just to mention the three great leaders with their gigantic global impacts, and all of them, boasting powerful atomic weapons, which reminds us of the magnificent scientist Marie Curie, a Polish physicist, and chemist, naturalised French who, in 1903, won the Nobel Prize in Physics and, in 1911, Chemistry Nobel Prize.
Segundo a Abiogás, Associação Brasileira do Biogás, temos um potencial para produção de biogás natural renovável na ordem de 121 milhões de Nm3 (metro cúbico normal) no país, o que para dar uma visão de grandeza, equivaleria a substituir em 70% todo óleo diesel usado no transporte, caminhões e ônibus, além de substituindo o diesel, reduzir em 96% as emissões de CO2.
I’ve attended the meeting  called Sugarcane Executives in Ribeirão Preto, S.Paulo, Brazil,and one item that caught my attention was the growth of Artificial Intelligence (AI) and robotics in sugarcane farming.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite