CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - “Cooperativas já nascem ESG", Fabíola Nader Motta, gerente geral da OCB

Publicado em 17/11/2021

Divulgação
Fabiola Nader Motta, OCB

Na COP26 o ministro Joaquim Leite do Meio Ambiente afirmou que as “cooperativas já nascem ESG (environment, social, governance)”. No jornal Eldorado, Fabíola Nader Motta, gerente geral da OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras, disse na sua entrevista ao Agroconsciente com Carolina Ercolin, Haisem Abaki e José Luiz Tejon, ser o “cooperativismo o arranjo produtivo sustentável”.

“Retornando de Glasgow, da COP26, Fabíola falou de como as cooperativas, que representam mais de 54% dos grãos produzidos no país, efetivam através da educação a ciência e a tecnologia para milhões de agricultores e, da mesma forma, de iniciativas urbanas, por exemplo na geração de energia limpa, com biogás, eólica, fotovoltaica . Exemplos estão no site da OCB como um acordo com a organização das cooperativas da Alemanha sobre bioeletricidade, na mitigação de carbono e metano, com números significativos.

Cooperativismo é vital, representa a capilaridade da dignidade para todos. Os 5 itens do manifesto da OCB na COP26 registram a preocupação com aquecimento global e regulamentação do mercado de carbono; combate inflexível ao desmate ilegal; regulamentação de leis para proteção e preservação do meio ambiente; a importância do Brasil no combate à fome e à segurança alimentar do mundo; e políticas públicas de fomento ao cooperativismo como arranjo produtivo sustentável.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

O negócio da piscicultura pode multiplicar por três seu consumo per capita até 2030. Pode multiplicar por 10 suas exportações, hoje na casa de US$ 21 milhões. E pode gerar empreendedorismo, cooperativismo, empregos e renda de forma exponencial na economia do país. O que precisará ser feito? Governança das cadeias produtivas. E nesse sentido o peixe e os frutos das águas contam com tecnologia da EMBRAPA, com o Instituto de
O embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy e a ministra conselheira da embaixada do Reino Unido, Melanie Hopkins farão a abertura do VI Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), no Transamerica Expocenter, em São Paulo, ao lado do presidente da Abag,  Marcello Brito e da presidente da Sociedade Rural Brasileira, Teka Vendramini, nesta segunda-feira (25) com o tema: “política internacional e filantropia”. A mediação será da jornalista do Estadão, Carolina Ercolin.
Nesta semana no Conselho Superior do Agro (COSAG) da FIESP ocorreu a reunião do conselho que tratou de dois temas: o caminho verde e a conversão de pastagens, com Carlos Ernesto Augustin, assessor especial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)  e o tarifaço.
Estamos hoje em um tema muito importante e junto ao Sistema Faesp Senar, que é uma realização que promove efetivamente o desenvolvimento dos seres humanos do agronegócio no Estado de São Paulo. Conversei com o Dr. Carlos Alberto Demeterco, assessor especial da presidência do Sistema Faesp Senar, do Dr. Tirso Meirelles, e pedi a ele para contar o fundamento maior dos Centros de Excelência e nos relatar em cada cidade qual é o ponto específico do conhecimento.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite