CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - “Cooperativas já nascem ESG", Fabíola Nader Motta, gerente geral da OCB

Publicado em 17/11/2021

Divulgação
Fabiola Nader Motta, OCB

Na COP26 o ministro Joaquim Leite do Meio Ambiente afirmou que as “cooperativas já nascem ESG (environment, social, governance)”. No jornal Eldorado, Fabíola Nader Motta, gerente geral da OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras, disse na sua entrevista ao Agroconsciente com Carolina Ercolin, Haisem Abaki e José Luiz Tejon, ser o “cooperativismo o arranjo produtivo sustentável”.

“Retornando de Glasgow, da COP26, Fabíola falou de como as cooperativas, que representam mais de 54% dos grãos produzidos no país, efetivam através da educação a ciência e a tecnologia para milhões de agricultores e, da mesma forma, de iniciativas urbanas, por exemplo na geração de energia limpa, com biogás, eólica, fotovoltaica . Exemplos estão no site da OCB como um acordo com a organização das cooperativas da Alemanha sobre bioeletricidade, na mitigação de carbono e metano, com números significativos.

Cooperativismo é vital, representa a capilaridade da dignidade para todos. Os 5 itens do manifesto da OCB na COP26 registram a preocupação com aquecimento global e regulamentação do mercado de carbono; combate inflexível ao desmate ilegal; regulamentação de leis para proteção e preservação do meio ambiente; a importância do Brasil no combate à fome e à segurança alimentar do mundo; e políticas públicas de fomento ao cooperativismo como arranjo produtivo sustentável.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

José Luiz Tejon entrevista o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli, candidato ao Prêmio Nobel da Paz
A Organização Meteorológica Mundial das Nações Unidas e o Copernicus, da União Europeia, divulgaram alertas voltados à saúde, economia e as geleiras. O estudo aponta para uma temperatura europeia atual 2,3 graus centígrados maior do que no período pré-industrial, enquanto no mundo o crescimento da temperatura foi de 1,3 graus centígrados.  Esse relatório estabelece um alerta vermelho, de que o mundo não tem feito o que precisaria ser feito para a luta anti-aquecimento planetário.
O Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo, e o cliente chinês compra cerca de 60% do comércio brasileiro da carne bovina. Se o mercado voltar a fluir  a arroba sobe, e a cadeia produtiva se reequilibra.
A bubalinocultura profissional praticada no Brasil envolve 18 mil criadores, os quais manejam cerca de 3 milhões de animais nas cinco regiões geográficas do país. O rebanho, incluindo as raças murrah, mediterrâneo, jafarabadi e carabao, produz leite e carne com diferenciais de qualidade. Somos líderes na atividade no Ocidente, que responde pelo giro de aproximadamente R$ 1 bilhão ao ano na economia nacional.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite