CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - “Cooperativas já nascem ESG", Fabíola Nader Motta, gerente geral da OCB

Publicado em 17/11/2021

Divulgação
Fabiola Nader Motta, OCB

Na COP26 o ministro Joaquim Leite do Meio Ambiente afirmou que as “cooperativas já nascem ESG (environment, social, governance)”. No jornal Eldorado, Fabíola Nader Motta, gerente geral da OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras, disse na sua entrevista ao Agroconsciente com Carolina Ercolin, Haisem Abaki e José Luiz Tejon, ser o “cooperativismo o arranjo produtivo sustentável”.

“Retornando de Glasgow, da COP26, Fabíola falou de como as cooperativas, que representam mais de 54% dos grãos produzidos no país, efetivam através da educação a ciência e a tecnologia para milhões de agricultores e, da mesma forma, de iniciativas urbanas, por exemplo na geração de energia limpa, com biogás, eólica, fotovoltaica . Exemplos estão no site da OCB como um acordo com a organização das cooperativas da Alemanha sobre bioeletricidade, na mitigação de carbono e metano, com números significativos.

Cooperativismo é vital, representa a capilaridade da dignidade para todos. Os 5 itens do manifesto da OCB na COP26 registram a preocupação com aquecimento global e regulamentação do mercado de carbono; combate inflexível ao desmate ilegal; regulamentação de leis para proteção e preservação do meio ambiente; a importância do Brasil no combate à fome e à segurança alimentar do mundo; e políticas públicas de fomento ao cooperativismo como arranjo produtivo sustentável.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

Estou em Goiânia, no 6º Congresso Nacional do Direito Agrário falando com Albenir Querubini, presidente da União Brasileira dos Agraristas Universitários (UBAU). Esse evento trata de uma expectativa muito importante sobre o Direito do setor que é hoje um tema estratégico para todo o sistema do agronegócio.
Precisamos tanto de energia, eletricidade, combustíveis quanto nos credenciarmos no potencial mercado do carbono zero. O alimento, fibras, madeira, a energia e a eletricidade do futuro serão parte inexorável do meio ambiente. Portanto, o Brasil em todos os seus 6 biomas, pampa, mata atlântica, pantanal, cerrado, caatinga e Amazônia possui essa riqueza no solo, nas águas e nos ares.
Reunidos na Casa Lide, um novo hub de networking de líderes empresariais, ocorreu nesta semana a primeira reunião de líderes do agronegócio, sob a coordenação e curadoria de Chiquinho Maturro que passou a presidir essa iniciativa de orquestração das cadeias produtivas do agro a partir da iniciativa privada com a sociedade civil organizada.
Lamentamos o falecimento de Delfim Netto, nesta semana, que foi também ministro da Agricultura. E pedi ao ministro Roberto Rodrigues que nos desse uma pequena síntese de iniciativas muito positivas realizadas por Delfim Netto quando ministro da Agricultura, em 1979.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite