CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Cosag Fiesp faz homenagem aos pioneiros da Embrapa: “nunca tantos deveram tanto a tão poucos”

Publicado em 05/05/2025

Divulgação
Nesta segunda-feira (5), na Fiesp, está havendo uma grande homenagem aos heróis pioneiros da Embrapa

Nesta segunda-feira (5), na Fiesp, está havendo uma grande homenagem aos heróis pioneiros da Embrapa: Eliseu Alves, que presidiu a Embrapa de 1979 a 1985, e foi da sua primeira diretoria de 1973 a 1979. Professor José Pastore, com diversos títulos, mas um deles fundamental: “honestidade intelectual em pessoa “Prof. José Pastore traz a legítima memória dos conceitos e ideias de onde nasceu a Embrapa, remontando aos anos 60, sendo estimulado na Universidade de Wisconsin nos Estados Unidos a olhar as inovações tecnológicas da agricultura.

A primeira palestra foi da presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, apresentando o legado e as ações sendo realizadas hoje na Embrapa.

Pesquisadores e economistas brilhantes como o próprio Paulo Rabello de Castro, participavam da Associação Brasileira de Crédito e Assistência Rural (ABCAR). Formavam um grupo criativo, uma liderança criadora, com Eliseu Alves, Guilherme Dias, Renato Lopes, Carlos Langoni, e tinham apoio também do ministro Delfim Neto. E dessa gestação de ideias, o Prof. José Pastore conheceu o então ministro da agricultura Cirne Lima.

Outro homenageado neste encontro hoje no Cosag Fiesp o então ministro Cirne Lima que preparou o plano da Embrapa e o apresentou ao presidente da época Garrastazu Medici. E o ministro Cirne Lima numa conversa que teve comigo me disse que o plano envolvia formar pesquisadores brasileiros pelo mundo afora. Envolvia enviar cerca de mil brasileiros. Ficava muito caro, e o presidente Medici disse ao ministro Cirne Lima, por que enviar mil, mande menos. E a resposta do ministro Cirne Lima foi fundamental. Ele disse: “tenho que mandar mil, presidente, pois metade não volta, uns 250 voltam mais ou menos, mas 250 voltarão bons e desses melhores teremos os espetaculares que irão pagar a conta da Embrapa” e isso contava com apoio também do ministro Delfim Neto.

E assim foi feito, em seguida, Alysson Paolinelli ministro da Agricultura nesse período deu grande incentivo e estímulo também à Embrapa. Aqui em São Paulo, autoridades significativas do agro estarão presentes.

Presidentes e representantes da CNA, OCB, ABAG, FPA, IPA e diversas cadeias setoriais: soja, algodão, café, cana de açúcar, entre outras.

O presidente da Fiesp, Josué  Gomes da Silva, e  presidente do Cosag Jacyr Costa entregam a lembrança ao professor José Pastore. O conselheiro Elisio Contini entrega ao Dr. Eliseu Alves.

E o ministro Roberto Rodrigues e Silvio Crestana entregam a homenagem ao ministro Cirne Lima e, ao final, Roberto Rodrigues, mentor desta homenagem, destacou a pesquisa e o amor ao país o grande motivo pelo qual “tudo deu certo".

Importantíssimo esse reconhecimento e registro histórico, pois nos faz pensar e compreender a famosa frase de Winston Churchill na 2ª guerra mundial: “nunca tantos deveram tanto a tão poucos”.

Vale para esta revolução criativa agro tropical brasileira - nunca tantos devem tanto a tão poucos, onde podemos incluir as pioneiras e pioneiros migrantes que saíram de todas as partes do país e foram transformar solos rústicos e fracos em riqueza alimentar, energética e socioambiental: nosso Cerrado.

O Brasil é hoje a referência planetária para ser utilizado em toda faixa tropical do planeta terra, do Trópico de Câncer ao Capricórnio. 60% das terras úteis, da água, florestas e da população mundial.

José Luiz Tejon para Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Diretamente da França, o Salão de Agricultura abriu neste final de semana com a presença do presidente Macron, mas uma grande confusão, um povo gigantesco na porta e 3 horas para entrar. Realmente muita manifestação como eu nunca vi aqui. Manifestação de agricultores e gente pedindo justiça para os agricultores europeus. Eles exigindo que sejam impostas as mesmas regras do mercado europeu a todos os demais países.
Tânia Zanella assume a presidência do IPA – Instituto Pensar Agropecuária. O PL 1.990/2024, de autoria da senadora Janaína Farias do PT-Ceará, institui a Política Nacional para Recuperação da Vegetação da Caatinga. O projeto foi aprovado nesta semana com o apoio técnico do Instituto Escolhas. “A caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro e um dos mais vulneráveis do país”, afirmou Rafael Giovanelli, gerente de pesquisa do Instituto Escolhas.
Genial artigo no Andrômeda Universe News sobre como o Brasil pode dobrar o PIB de tamanho até 2031, em seis pontos.
The meeting between Trump and Lula revealed that the world's largest economy, the United States, with a GDP of around $30 trillion, is entirely driven by multinational corporations that depend on multilateral markets. This is true both for their supply chains, as is evident with products like coffee, citrus, sugar, and cocoa, and also for products beyond tropical ones, such as meats, animal proteins, eggs, fruits, leather, beans, rice, and more, covering everything from the "A" in avocado to the "Z" in zebu cattle.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite