CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Não tema a ciência, comer com ciência é inteligência.

Publicado em 14/10/2024

Divulgação
Instituto de Tecnologia de Alimentos de Campinas

Entrevistei Luis Madi, coordenador da plataforma de inovação tecnológica do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) de Campinas, ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, órgão que reúne especialistas, pesquisadores e cientistas no campo da tecnologia dos alimentos, onde muitos mitos fake news são desenvolvidos e onde a racionalidade científica precisa imperar.

Nesta terça-feira (dia 15), em Campinas, no ITAL vai ocorrer uma jornada de conhecimento e conexões fundamental para quem deseja ter fatos e se afastar de mitos contraproducentes para a nutrição humana, animal e vegetal.

(Áudio do Luís Madi)

“É uma semana importante e estratégica para nós, estamos iniciando a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia e dentro dessa semana, amanhã (dia 15), nós vamos fazer um evento extremamente inovador, Comer com Ciência Experian, Comer com Ciência é um projeto que o ITAL está focando e o Experian vai ser uma experiência que nós vamos fazer através de degustação, demonstração, mostrando a ciência por detrás do processamento e da tecnologia dos alimentos. Vai ser um evento no Tropical Food Innovation Lab, no ITAL, bastante concorrido já. É um local que cabe somente um número reduzido de pessoas. Nós temos que cada vez mais nos aprimorarmos para uma nova fase, a fase da comunicação junto à sociedade e lembrando que nós estamos todos fazendo isso porque no dia seguinte, dia 16, nós temos o Dia Mundial da Alimentação. E também complementando todas essas atividades no ITAL, nós temos nos dias 18 e 19 de outubro o Apta Portas Abertas no ITAL que nós abrimos as portas do ITAL para a população, para estudantes, para que eles conheçam cada vez mais a ciência e a tecnologia de alimentos.”

Às 8 horas desta terça sairá um ônibus da Fiesp para Campinas, às 10h30, e Luis Madi, coordenador da plataforma de inovação tecnológica do ITAL, apresentará a importância dos alimentos na nutrição dos brasileiros.

E uma jornada terá início com inovar para alimentar, um futuro mais seguro e sustentável com Eloisa Garcia, diretora-geral do ITAL.

A palestra “Ecossistema Global” com Paulo Silveira, gestor do Tropical Food Innovation Lab, tratará da próxima geração de alimentos.

E Rafaela Dias falará sobre “comer com ciência na internet”. Rafaela que é estrategista do Hub Criah.

Para saber mais vá no WhatsApp (19) 98115-9005.

O evento será no Tropical Food Innovation Lab, no ITAL, Avenida Brasil, 2.880, Jardim Chapadão, Campinas.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Estamos em plena segunda-feira carnavalesca e nós tivemos no desfile da escola de samba, em São Paulo, a Mancha Verde com o samba enredo “Do nosso solo para o mundo, o campo que preserva, o campo que produz, o campo que alimenta”.
The meeting between Trump and Lula revealed that the world's largest economy, the United States, with a GDP of around $30 trillion, is entirely driven by multinational corporations that depend on multilateral markets. This is true both for their supply chains, as is evident with products like coffee, citrus, sugar, and cocoa, and also for products beyond tropical ones, such as meats, animal proteins, eggs, fruits, leather, beans, rice, and more, covering everything from the "A" in avocado to the "Z" in zebu cattle.
O Rio + Agro, nos dias 1, 2 e 3 de outubro no Rio Centro, Rio de Janeiro, nasceu de uma visão estratégica que objetiva levar a legítima realidade do sistema do agroambiental e tropical brasileiro para o mundo inteiro. Na abertura as mais altas autoridades públicas do país são esperadas como o vice-presidente Geraldo Alckmin, ministros Carlos Fávaro, Marina Silva, Fernando Haddad, Paulo Teixeira, além de governadores Cláudio Castro do Rio e de outros estados e prefeitos. Serão 3 dias, 1, 2 e 3 de outubro no Rio Centro com cerca de 120 palestrantes, stands de expositores, delegações internacionais.
No último dia 28 foi divulgada a 27ª edição da Global CEO Survey 2024, uma pesquisa anual da PwC, que neste ano ouviu cerca de 4,7 mil executivos em mais de 100 países, incluindo o Brasil, e que mostra as tendências apontadas para a viabilidade e a resiliência das empresas no longo prazo. Na avaliação dos líderes do setor de agronegócio, as mudanças climáticas e tecnológicas serão as megatendências globais apontadas como fatores de mudança para criação, entrega e captura de valor das empresas para os próximos anos.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite