CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Não tema a ciência, comer com ciência é inteligência.

Publicado em 14/10/2024

Divulgação
Instituto de Tecnologia de Alimentos de Campinas

Entrevistei Luis Madi, coordenador da plataforma de inovação tecnológica do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) de Campinas, ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, órgão que reúne especialistas, pesquisadores e cientistas no campo da tecnologia dos alimentos, onde muitos mitos fake news são desenvolvidos e onde a racionalidade científica precisa imperar.

Nesta terça-feira (dia 15), em Campinas, no ITAL vai ocorrer uma jornada de conhecimento e conexões fundamental para quem deseja ter fatos e se afastar de mitos contraproducentes para a nutrição humana, animal e vegetal.

(Áudio do Luís Madi)

“É uma semana importante e estratégica para nós, estamos iniciando a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia e dentro dessa semana, amanhã (dia 15), nós vamos fazer um evento extremamente inovador, Comer com Ciência Experian, Comer com Ciência é um projeto que o ITAL está focando e o Experian vai ser uma experiência que nós vamos fazer através de degustação, demonstração, mostrando a ciência por detrás do processamento e da tecnologia dos alimentos. Vai ser um evento no Tropical Food Innovation Lab, no ITAL, bastante concorrido já. É um local que cabe somente um número reduzido de pessoas. Nós temos que cada vez mais nos aprimorarmos para uma nova fase, a fase da comunicação junto à sociedade e lembrando que nós estamos todos fazendo isso porque no dia seguinte, dia 16, nós temos o Dia Mundial da Alimentação. E também complementando todas essas atividades no ITAL, nós temos nos dias 18 e 19 de outubro o Apta Portas Abertas no ITAL que nós abrimos as portas do ITAL para a população, para estudantes, para que eles conheçam cada vez mais a ciência e a tecnologia de alimentos.”

Às 8 horas desta terça sairá um ônibus da Fiesp para Campinas, às 10h30, e Luis Madi, coordenador da plataforma de inovação tecnológica do ITAL, apresentará a importância dos alimentos na nutrição dos brasileiros.

E uma jornada terá início com inovar para alimentar, um futuro mais seguro e sustentável com Eloisa Garcia, diretora-geral do ITAL.

A palestra “Ecossistema Global” com Paulo Silveira, gestor do Tropical Food Innovation Lab, tratará da próxima geração de alimentos.

E Rafaela Dias falará sobre “comer com ciência na internet”. Rafaela que é estrategista do Hub Criah.

Para saber mais vá no WhatsApp (19) 98115-9005.

O evento será no Tropical Food Innovation Lab, no ITAL, Avenida Brasil, 2.880, Jardim Chapadão, Campinas.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Baru é o nome de uma frondosa árvore nativa do cerrado brasileiro, pode chegar a mais de 20 metros de altura e com um tronco de até 70 cm de diâmetro. Uma espécie que tem sido devastada, porém agora vira alvo da inteligência sustentável reunindo produtores de leite com práticas sustentáveis e com a maior empresa de alimentos do mundo, a Nestlé, que tem um faturamento global na casa de US$ 100 bilhões.
Conversei com o delegado regional da polícia civil de Rio Verde, em Goiás, Dr. Danilo Fabiano Carvalho de Oliveira que me explicou o caso de um golpe que nasceu de um estelionato e revelou dimensões gigantescas em lavagem de dinheiro e sonegação fiscal.
Estou aqui com Henrique Mazotini, entrevistando líderes do agro, nessa virada de ano e o Henrique é presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo, também da Abisolo, setor importantíssimo de micronutrientes que cresce extraordinariamente e vamos ouvir aqui o Henrique e a sua visão em 2022 e a sua perspectiva para 2023 desse setor e de uma categoria fundamental, que é a categoria dos engenheiros agrônomos do Estado de São Paulo.
Foco é a voz da alma conduzindo o cérebro e a razão. Estamos num cenário de grave crise na insegurança alimentar do planeta terra. Pandemia, mais incertezas climáticas, inflação, e mais guerra na Europa entre o 5º maior produtor de grãos do mundo, a Rússia com o maior produtor de grãos  em terras europeias, a Ucrânia, onde Zelenski seu presidente declarou nesta semana ao presidente do Comitê Europeu Charles Michel: “sem as exportações agrícolas da Ucrânia dezenas de países já estão à beira da escassez de alimentos”.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite