CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Debêntures da infraestrutura aprovadas: Arnaldo Jardim, relator no Agroconsciente!

Publicado em 15/01/2024

TCAI
Tejon com Arnaldo Jardim, VP da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA)

Conversei com o deputado Arnaldo Jardim, VP da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA), que foi relator de uma lei que cria debêntures para infraestrutura, aspecto fundamental para a logística do agro. E ele me disse:

“Nós do agro sempre soubemos que o Brasil é muito competitivo da porteira para a dentro. Mas nós sabemos que temos desafios de logística que muitas vezes faz com que o nosso produto tenha dificuldades para chegar a um preço razoável ao consumidor ou para ter competitividade no mercado exterior. Nós temos problemas de armazenamento, de transporte e escoamento da safra. Por isso que a FPA, além de trabalhar para fortalecer o nosso agro, para buscar aumento de produtividade, leasing, financiamento, defesa sanitária, nós nos preocupamos com a questão da logística. Eu, particularmente, acompanhei bem de perto as autorizações ferroviárias para ampliar a oferta de transporte ferroviário. Estamos discutindo a BR do mar, aprovamos, e queremos melhorar o nível de cabotagem, mas acima de tudo, além do que nós fizemos aprovando os fiagros, que são linhas de investimento, nós precisamos garantir recursos para que concessões, e PPPs, possam ampliar a nossa logística. Foi por isso que eu acabei sendo relator e nós trabalhamos pelas debêntures de infraestrutura. Hoje para esses investimentos na área de concessão e na de PPPs nós temos uma categoria de debêntures, as incentivadas, mas são pessoas físicas. Agora com a provável, nós trabalhamos para isso, debêntures de infraestrutura já sancionada pelo Executivo, pelo presidente. Agora é lei, com as debêntures de infraestrutura nós vamos ter linhas adicionais importantes, maior fluxo para investimento em concessões, PPPS e, portanto, para melhorar a nossa logística. Mais um compromisso, mais um gol, e vamos acompanhar a sua implementação”.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

Genial artigo no Andrômeda Universe News sobre como o Brasil pode dobrar o PIB de tamanho até 2031, em seis pontos.
Estamos em plena segunda-feira carnavalesca e nós tivemos no desfile da escola de samba, em São Paulo, a Mancha Verde com o samba enredo “Do nosso solo para o mundo, o campo que preserva, o campo que produz, o campo que alimenta”.
Conquistar as mesas dos consumidores mundiais com saúde e sabor indo além de produtores de commodities é o desafio estratégico de marketing do sistema agroalimentar dos próximos 10 anos. Duas visões. Uma para a base da pirâmide social do mundo, mercados de baixa renda. E outra para os mercados com renda e que exigem experiências culturais e de prazeres nos alimentos e bebidas.
Ouvimos Jaime Recena, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab). Além de destacar o recorde de produção de ovos de Páscoa, Jaime aborda também o amendoim e o leite, além da geração de empregos no setor e perspectivas do chocolate brasileiro no mundo.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite