CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Debêntures da infraestrutura aprovadas: Arnaldo Jardim, relator no Agroconsciente!

Publicado em 15/01/2024

TCAI
Tejon com Arnaldo Jardim, VP da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA)

Conversei com o deputado Arnaldo Jardim, VP da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA), que foi relator de uma lei que cria debêntures para infraestrutura, aspecto fundamental para a logística do agro. E ele me disse:

“Nós do agro sempre soubemos que o Brasil é muito competitivo da porteira para a dentro. Mas nós sabemos que temos desafios de logística que muitas vezes faz com que o nosso produto tenha dificuldades para chegar a um preço razoável ao consumidor ou para ter competitividade no mercado exterior. Nós temos problemas de armazenamento, de transporte e escoamento da safra. Por isso que a FPA, além de trabalhar para fortalecer o nosso agro, para buscar aumento de produtividade, leasing, financiamento, defesa sanitária, nós nos preocupamos com a questão da logística. Eu, particularmente, acompanhei bem de perto as autorizações ferroviárias para ampliar a oferta de transporte ferroviário. Estamos discutindo a BR do mar, aprovamos, e queremos melhorar o nível de cabotagem, mas acima de tudo, além do que nós fizemos aprovando os fiagros, que são linhas de investimento, nós precisamos garantir recursos para que concessões, e PPPs, possam ampliar a nossa logística. Foi por isso que eu acabei sendo relator e nós trabalhamos pelas debêntures de infraestrutura. Hoje para esses investimentos na área de concessão e na de PPPs nós temos uma categoria de debêntures, as incentivadas, mas são pessoas físicas. Agora com a provável, nós trabalhamos para isso, debêntures de infraestrutura já sancionada pelo Executivo, pelo presidente. Agora é lei, com as debêntures de infraestrutura nós vamos ter linhas adicionais importantes, maior fluxo para investimento em concessões, PPPS e, portanto, para melhorar a nossa logística. Mais um compromisso, mais um gol, e vamos acompanhar a sua implementação”.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

Agronegócio para ser agronegócio exige administração e coordenação do sistema de cadeias produtivas reunindo a agropecuária com o comércio, a indústria e os serviços. Este “design thinking” integra o estado da arte da ciência, de todas as áreas de exatas, biológicas e humanas onde sem administração e governança não obtemos o resultado da conjunção do antes, dentro e pós-porteira das fazendas.
O Agroconsciente nos obriga a prestar atenção em todo o ecossistema e o meio ambiente. Estou aqui com a Kelly Batista, do Tomates Batista, e todo mundo está falando do aumento de preço do tomate. E ela por que está acontecendo o aumento do preço do tomate, ou seja, no sistema todo um fator impactando o outro. Kelly nos conta do surgimento de uma praga que veio da soja em função do veranico, aquecimento, e que atacou a produção do tomate no país!
O Jornal da Eldorado recebe hoje (6) Luiz Carlos Corrêa Carvalho, o Caio, que retorna à presidência da Associação Brasileira de Agronegócio (ABAG) a partir de janeiro de 2022, e que já foi presidente da entidade de 2012 a 2018. Caio é especialista no mundo da bioenergia, bioetanol, formado na Esalq e diretor da Coplana.
A informação acima foi realizada a partir de um estudo inédito da Serasa Experian Agro sobre uma amostra de 10% do total de pretendentes contratantes do crédito rural e/ou seguro  no ano passado, num total de 163.600 produtores rurais. O Head de agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta, me disse: “quando o assunto é ESG não basta só olhar para o crédito, é importante avaliar os dois aspectos: Agro Score e Score ESG Agro.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite