CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Debêntures da infraestrutura aprovadas: Arnaldo Jardim, relator no Agroconsciente!

Publicado em 15/01/2024

TCAI
Tejon com Arnaldo Jardim, VP da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA)

Conversei com o deputado Arnaldo Jardim, VP da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA), que foi relator de uma lei que cria debêntures para infraestrutura, aspecto fundamental para a logística do agro. E ele me disse:

“Nós do agro sempre soubemos que o Brasil é muito competitivo da porteira para a dentro. Mas nós sabemos que temos desafios de logística que muitas vezes faz com que o nosso produto tenha dificuldades para chegar a um preço razoável ao consumidor ou para ter competitividade no mercado exterior. Nós temos problemas de armazenamento, de transporte e escoamento da safra. Por isso que a FPA, além de trabalhar para fortalecer o nosso agro, para buscar aumento de produtividade, leasing, financiamento, defesa sanitária, nós nos preocupamos com a questão da logística. Eu, particularmente, acompanhei bem de perto as autorizações ferroviárias para ampliar a oferta de transporte ferroviário. Estamos discutindo a BR do mar, aprovamos, e queremos melhorar o nível de cabotagem, mas acima de tudo, além do que nós fizemos aprovando os fiagros, que são linhas de investimento, nós precisamos garantir recursos para que concessões, e PPPs, possam ampliar a nossa logística. Foi por isso que eu acabei sendo relator e nós trabalhamos pelas debêntures de infraestrutura. Hoje para esses investimentos na área de concessão e na de PPPs nós temos uma categoria de debêntures, as incentivadas, mas são pessoas físicas. Agora com a provável, nós trabalhamos para isso, debêntures de infraestrutura já sancionada pelo Executivo, pelo presidente. Agora é lei, com as debêntures de infraestrutura nós vamos ter linhas adicionais importantes, maior fluxo para investimento em concessões, PPPS e, portanto, para melhorar a nossa logística. Mais um compromisso, mais um gol, e vamos acompanhar a sua implementação”.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

Nesta segunda-feira (2), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, as 19 horas, Dr. Roberto Rodrigues receberá mais uma significativa homenagem pelos seus feitos. O deputado Barros Munhoz (PSDB) escreve no seu ofício: na sua gestão como ministro promoveu uma revolução na agricultura como a Lei da Biotecnologia, produtos orgânicos, seguro rural, defesa sanitária e deu um salto na modernidade agro nacional.
Normando Corral, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e do Conselho da Agroindústria (Coagro) da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), manda seus cinco fatores sagrados para os presidenciáveis sobre agronegócio.
Conversei com a Marisete Belloli, gerente de Safras e Informações Agropecuárias da Conab do Estado de São Paulo com relação aos números da Safra 2025/26 e a informação que ela me deu é que nós teremos uma safra que continuará grande. O primeiro levantamento da Conab divulgado mês passado apontava 357,7 milhões de toneladas de grãos e a recente, publicada ontem (13), aponta um número de 354,8 milhões de toneladas de grãos, ou seja, praticamente batendo com a mesma previsão anterior, ou seja, continua estável em uma safra dentro do histórico brasileiro, uma safra grande mas que novamente, nós continuamos sempre pedindo muito um planejamento estratégico porque poderíamos ter uma maior tranquilidade no abastecimento e também nas ações internacionais.
Estou no Congresso da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV) e conversei com o Nilto Mendes, gerente da Croplife, que reúne as companhias na área da genética e defensivos agrícolas e ele falou sobre um tema muito importante que é o combate à ilegalidade.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite