CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Debêntures da infraestrutura aprovadas: Arnaldo Jardim, relator no Agroconsciente!

Publicado em 15/01/2024

TCAI
Tejon com Arnaldo Jardim, VP da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA)

Conversei com o deputado Arnaldo Jardim, VP da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA), que foi relator de uma lei que cria debêntures para infraestrutura, aspecto fundamental para a logística do agro. E ele me disse:

“Nós do agro sempre soubemos que o Brasil é muito competitivo da porteira para a dentro. Mas nós sabemos que temos desafios de logística que muitas vezes faz com que o nosso produto tenha dificuldades para chegar a um preço razoável ao consumidor ou para ter competitividade no mercado exterior. Nós temos problemas de armazenamento, de transporte e escoamento da safra. Por isso que a FPA, além de trabalhar para fortalecer o nosso agro, para buscar aumento de produtividade, leasing, financiamento, defesa sanitária, nós nos preocupamos com a questão da logística. Eu, particularmente, acompanhei bem de perto as autorizações ferroviárias para ampliar a oferta de transporte ferroviário. Estamos discutindo a BR do mar, aprovamos, e queremos melhorar o nível de cabotagem, mas acima de tudo, além do que nós fizemos aprovando os fiagros, que são linhas de investimento, nós precisamos garantir recursos para que concessões, e PPPs, possam ampliar a nossa logística. Foi por isso que eu acabei sendo relator e nós trabalhamos pelas debêntures de infraestrutura. Hoje para esses investimentos na área de concessão e na de PPPs nós temos uma categoria de debêntures, as incentivadas, mas são pessoas físicas. Agora com a provável, nós trabalhamos para isso, debêntures de infraestrutura já sancionada pelo Executivo, pelo presidente. Agora é lei, com as debêntures de infraestrutura nós vamos ter linhas adicionais importantes, maior fluxo para investimento em concessões, PPPS e, portanto, para melhorar a nossa logística. Mais um compromisso, mais um gol, e vamos acompanhar a sua implementação”.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

O embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy e a ministra conselheira da embaixada do Reino Unido, Melanie Hopkins farão a abertura do VI Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), no Transamerica Expocenter, em São Paulo, ao lado do presidente da Abag,  Marcello Brito e da presidente da Sociedade Rural Brasileira, Teka Vendramini, nesta segunda-feira (25) com o tema: “política internacional e filantropia”. A mediação será da jornalista do Estadão, Carolina Ercolin.
Tem início hoje uma verdadeira agro Olimpíada na cidade de São Paulo. Após uma semana do Rio + Agro, no Rio de Janeiro, tem início hoje na cidade de São Paulo o 23º Congresso Brasileiro do Agronegócio, no WTC com o tema da Biocompetitividade.
Os gênios do mundo não são muitos. São poucos. Aprender com eles, na capacidade que eles têm de antever as forças inexoráveis da evolução, é a grande e maior lição que todos poderiam aprender.
O presidente do sistema CNA/Senar, João Martins, apresentou a Agenda Legislativa com os grandes programas esperados pela categoria das produtoras e produtores rurais do Brasil. São oito grandes temas.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite