CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Diretamente da França, mais uma edição da especialização Food and Agribusiness Managment da Audencia Business School e FECAP

Publicado em 15/02/2023

Divulgação Audencia
Alunos na edição 2022 na Audencia Business School

Estou em viagem para a França onde participo, nos últimos 8 anos, todo ano, de um encontro com alunos internacionais. E neste ano estarei com 30 alunos do mundo todo em um programa que objetiva formar gestores de agribusiness, ou seja, é o FAM, Food and Agribusiness Managment, com a faculdade francesa Audencia Business School, na cidade de Nantes (França), e em parceria aqui no Brasil com a FECAP, a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

São alunos de vários países onde os recebemos aqui no Brasil também, eles vêm aqui e passam dois meses, em um programa que é o Master Science que envolve um ano e meio lá na França e nesse programa a minha responsabilidade é de mostrar a esses alunos o que significa o agronegócio brasileiro, as experiências tropicais que nós dominamos, e como podemos e devemos aumentar as relações internacionais.

E uma coisa muito importante que eu observo nesse convívio como cultura é muito importante, como é diferente a gente tratar, dar aula, se relacionar, ouvir e desenvolver essa juventude da África, da Ásia, da América Latina, dos vários pontos da própria Europa, dos Estados Unidos, ou seja, eu diria que o agronegócio tem uma grande necessidade de compreensão de diferenças culturais.

Então estarei lá na cidade de Nantes e vou mandar aqui as mensagens para todos os nossos ouvintes do Agroconsciente, procurando trazer também o que está acontecendo no ambiente europeu, em meio a uma guerra envolvendo Rússia e Ucrânia, uma guerra inesperada, inflação, altos custos, problemas com energia, e as preocupações dos próprios agricultores do agronegócio europeu com relação às cadeias produtivas e a todo o processo de supply chain, de relacionamento entre oferta e demanda.

Vamos iniciar lá as nossas aulas. Então estarei como um grande amigo de todos vocês, diretamente lá da Europa, para o nosso Agroconsciente aqui do Jornal Eldorado. Haisem e Carol, façam seus pedidos para trazer alguma lembrança alimentar de lá. E uma delas, na cidade em que estarei, a sidra, aquela sidra deliciosa feita de maçã, é um drinque, é uma bebida extraordinária e farei uns drinques em homenagem a vocês aqui, queridos amigos e parceiros desse nosso Agroconsciente. Então até lá, daqui a pouco, direto da França pra vocês!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

 

 

 

 

Também pode interessar

Fui chamado à atenção: “qual o papel do Brasil na segurança alimentar global? Me perguntou Cléber Soares, diretor de inovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Essa pergunta me incomodou. Sem a crise Covid-19 o drama já era gigantesco.
Vamos falar hoje sobre cooperativas. Vocês sabiam qual a cidade brasileira que tem o maior número de cooperativas no país? Exatamente a cidade de São Paulo. Aline Cardoso, que é secretária de Desenvolvimento e Trabalho, declarou: “a cidade de São Paulo hoje conta com mais de 800 cooperativas, sendo o maior número dentre os municípios no Brasil. Esse quantitativo mostra o potencial econômico que o setor apresenta não só para o poder público e privado, mas também para os diversos trabalhadores que encontram no cooperativismo a sua geração de renda”.
A relação do desenvolvimento brasileiro em paralelo ao crescimento do maior mercado mundial para alimentos, a China, é notório. Há 50 anos a China tinha um PIB inferior ao brasileiro e o Brasil era importador de alimentos.
Nesta semana tivemos o 20º Congresso Brasileiro do Agronegócio, da Abag, com participações extraordinárias ao longo de uma manhã. Mas como estamos precisando muito de uma mensagem de encorajamento e de amor ao país, o embaixador Marcos Azambuja abrindo o painel: “o futuro do agro no comércio mundial” ofereceu um show de legitimidade sobre as perspectivas do país no mundo e a missão do agronegócio como realidade viabilizadora de assumirmos patamares elevados no cenário das nações graças ao que desenvolvemos no agronegócio.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite