CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Diretamente da França, mais uma edição da especialização Food and Agribusiness Managment da Audencia Business School e FECAP

Publicado em 15/02/2023

Divulgação Audencia
Alunos na edição 2022 na Audencia Business School

Estou em viagem para a França onde participo, nos últimos 8 anos, todo ano, de um encontro com alunos internacionais. E neste ano estarei com 30 alunos do mundo todo em um programa que objetiva formar gestores de agribusiness, ou seja, é o FAM, Food and Agribusiness Managment, com a faculdade francesa Audencia Business School, na cidade de Nantes (França), e em parceria aqui no Brasil com a FECAP, a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

São alunos de vários países onde os recebemos aqui no Brasil também, eles vêm aqui e passam dois meses, em um programa que é o Master Science que envolve um ano e meio lá na França e nesse programa a minha responsabilidade é de mostrar a esses alunos o que significa o agronegócio brasileiro, as experiências tropicais que nós dominamos, e como podemos e devemos aumentar as relações internacionais.

E uma coisa muito importante que eu observo nesse convívio como cultura é muito importante, como é diferente a gente tratar, dar aula, se relacionar, ouvir e desenvolver essa juventude da África, da Ásia, da América Latina, dos vários pontos da própria Europa, dos Estados Unidos, ou seja, eu diria que o agronegócio tem uma grande necessidade de compreensão de diferenças culturais.

Então estarei lá na cidade de Nantes e vou mandar aqui as mensagens para todos os nossos ouvintes do Agroconsciente, procurando trazer também o que está acontecendo no ambiente europeu, em meio a uma guerra envolvendo Rússia e Ucrânia, uma guerra inesperada, inflação, altos custos, problemas com energia, e as preocupações dos próprios agricultores do agronegócio europeu com relação às cadeias produtivas e a todo o processo de supply chain, de relacionamento entre oferta e demanda.

Vamos iniciar lá as nossas aulas. Então estarei como um grande amigo de todos vocês, diretamente lá da Europa, para o nosso Agroconsciente aqui do Jornal Eldorado. Haisem e Carol, façam seus pedidos para trazer alguma lembrança alimentar de lá. E uma delas, na cidade em que estarei, a sidra, aquela sidra deliciosa feita de maçã, é um drinque, é uma bebida extraordinária e farei uns drinques em homenagem a vocês aqui, queridos amigos e parceiros desse nosso Agroconsciente. Então até lá, daqui a pouco, direto da França pra vocês!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

 

 

 

 

Também pode interessar

Entrevistei a bióloga Izabella Teixeira, que comandou o Ministério do Meio Ambiente de 2010 a 2016, e ela traz uma visão de reunir as partes do sistema alimentar energético e ambiental com muito mais protagonismo, ousadia, onde o Brasil deve pautar o mundo e não ser pautado pelo mundo! Uma visão de estado!
Nosso ouvinte Sidney, do Agroconsciente Eldorado Estadão, nos perguntou sobre esse assunto do abastecimento dos alimentos no país mencionando plano safra, taxas de juros especiais e vendas de alimentos ao exterior. Caro Sidney, esse tema é um dos mais complexos de todos os tempos no mundo inteiro. Mas no Brasil vamos começar pelas partes.
Presidente Lula ficou bravo com os preços dos alimentos que subiram. Bem-vindo ao mundo, eu diria. Assistimos a gangorra de altas e baixas dos preços dos produtos agrícolas no campo ao longo de décadas. Como o agricultor toma sozinho o risco, é natural que ele busque plantar produtos que tenham expectativas de preços melhores.
Será formalmente lançado  no próximo dia 26 de abril um livro com 10 visões diferentes, celebrando 50 anos de história da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa com o título: “O futuro da agricultura brasileira”.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite