CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Diretamente da França, mais uma edição da especialização Food and Agribusiness Managment da Audencia Business School e FECAP

Publicado em 15/02/2023

Divulgação Audencia
Alunos na edição 2022 na Audencia Business School

Estou em viagem para a França onde participo, nos últimos 8 anos, todo ano, de um encontro com alunos internacionais. E neste ano estarei com 30 alunos do mundo todo em um programa que objetiva formar gestores de agribusiness, ou seja, é o FAM, Food and Agribusiness Managment, com a faculdade francesa Audencia Business School, na cidade de Nantes (França), e em parceria aqui no Brasil com a FECAP, a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

São alunos de vários países onde os recebemos aqui no Brasil também, eles vêm aqui e passam dois meses, em um programa que é o Master Science que envolve um ano e meio lá na França e nesse programa a minha responsabilidade é de mostrar a esses alunos o que significa o agronegócio brasileiro, as experiências tropicais que nós dominamos, e como podemos e devemos aumentar as relações internacionais.

E uma coisa muito importante que eu observo nesse convívio como cultura é muito importante, como é diferente a gente tratar, dar aula, se relacionar, ouvir e desenvolver essa juventude da África, da Ásia, da América Latina, dos vários pontos da própria Europa, dos Estados Unidos, ou seja, eu diria que o agronegócio tem uma grande necessidade de compreensão de diferenças culturais.

Então estarei lá na cidade de Nantes e vou mandar aqui as mensagens para todos os nossos ouvintes do Agroconsciente, procurando trazer também o que está acontecendo no ambiente europeu, em meio a uma guerra envolvendo Rússia e Ucrânia, uma guerra inesperada, inflação, altos custos, problemas com energia, e as preocupações dos próprios agricultores do agronegócio europeu com relação às cadeias produtivas e a todo o processo de supply chain, de relacionamento entre oferta e demanda.

Vamos iniciar lá as nossas aulas. Então estarei como um grande amigo de todos vocês, diretamente lá da Europa, para o nosso Agroconsciente aqui do Jornal Eldorado. Haisem e Carol, façam seus pedidos para trazer alguma lembrança alimentar de lá. E uma delas, na cidade em que estarei, a sidra, aquela sidra deliciosa feita de maçã, é um drinque, é uma bebida extraordinária e farei uns drinques em homenagem a vocês aqui, queridos amigos e parceiros desse nosso Agroconsciente. Então até lá, daqui a pouco, direto da França pra vocês!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

 

 

 

 

Também pode interessar

Sem diálogo entre os elos das cadeias produtivas não temos a gestão do agronegócio. Os agricultores são o elo vital para o sistema do agronegócio funcionar. Porém, são milhões e de um lado são os clientes dos insumos e da mecanização, onde a ciência e a tecnologia é realizada  por corporações com elevado investimento de capital contadas em algumas centenas de empresas. E por outro lado são vendedores da sua produção para tradings, agroindústrias, supermercados que agregam valor, com distribuição e presença mundial, também contadas em algumas centenas de marcas.
Em Brasília nesta semana teve a primeira reunião do Comitê de Comunicação do Plano de Conversão de 40 milhões de hectares de pastagens degradadas em ações sustentáveis. Isso significa potencial para dobrar o agro brasileiro com práticas totalmente sustentáveis numa integração de plantio de florestas com modelos de diversificação de cultivos.
A ministra Tereza Cristina enviou sua mensagem de Natal, onde menciona records obtidos nas safras, mas relembra a importância da agricultura familiar e a dignidade dos assentados. E pede reflexão natalina.
Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) assina com o Brasil acordo de US$ 1,2 bilhão para agropecuária sustentável. Se trata de um termo de cooperação com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Ministério de Economia.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite