CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Embrapa e a iniciativa privada podem e devem estar juntos na COP30 em Belém

Publicado em 15/01/2025

Divulgação
Embrapa Amazônia Oriental estará na COP30

Mudanças climáticas, enchentes, incêndios, secas, insegurança alimentar, energética e ambiental no mundo. O departamento de agricultura dos Estados Unidos na semana passada em seu relatório diminuiu a expectativa das safras americanas por exemplo. Então a COP30 será no Brasil, na Amazônia, Belém do Pará, e precisamos de uma coordenação e minimamente uma só voz da ciência brasileira ao lado da iniciativa privada do país.

Um sonho antigo quando abordamos a necessidade de investimentos na pesquisa brasileira sempre foi o de atrair recursos da iniciativa privada junto e em parceria a órgãos públicos e nossas universidades, institutos agronômicos e a Embrapa.

Em novembro o Brasil terá o mundo não só de olho aqui, mas com o corpo, alma, cérebros, e olhando exatamente daqui, de Belém do Pará, para nós e para o mundo.

E agora para essa COP30, com ênfase total em sustentabilidade e mudanças climáticas, no meio do bioma amazônico considero extraordinária e importantíssima a decisão da direção da Embrapa, a empresa brasileira de pesquisa agropecuária, de compartilhar com a iniciativa privada do Brasil o seu espaço nobre perante todas as delegações, cientistas e mídias do mundo neste gigantesco e estratégico evento para o Brasil e o planeta.

A Embrapa está convocando o setor empresarial brasileiro para juntos compartilharem diversas ações onde irão debater todos os biomas brasileiros e resultará numa exposição em Belém durante os dias da conferência. Essa exposição vai ocorrer no espaço AgriBr, a casa da agricultura que fica dentro do centro de pesquisa Embrapa Amazônia Oriental, localizada ao lado do Hangar, exatamente onde estará a COP30.

Empresas poderão patrocinar e estarem reunidas às ações da Embrapa, e deverão estar alinhadas com os objetivos da COP30, como mitigação das mudanças climáticas e a promoção de práticas sustentáveis na agropecuária.

Patrocinadores, sem dúvida, irão associar suas marcas obtendo alta visibilidade. Conseguirão impacto e ganho de imagem.

Então organizações que desejavam estar na COP30 e não sabiam como, em função de não terem acesso aos locais, urgentemente entrem em contato com a Embrapa e se alistem para estar dentro das instalações da Embrapa Amazônia Oriental, muito próximo da sede da COP30.

Há um critério de seleção para participar e cotas de patrocínio. As informações já estão disponíveis no site da Embrapa.

Parabenizo também a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, por esta iniciativa!

Esse  programa pode ser encontrado no site: www.embrapa.br/cop30/patrocinios.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Agroconsciente é saúde e acaba com mitos sobre os alimentos. Agroconsciente de manhãzinha, hora deliciosa do café, do café com leite, do momento delicioso aí no bar, na padaria, em casa, ou um abraço para o pessoal das barracas nas ruas, nas portas do metrô vendendo o pãozinho, o café com leite.
Nós estamos iniciando o movimento para o 9º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA) e eu conversei com Carolina Brazil, que é embaixadora do congresso para o Norte brasileiro. Amazônia que o mundo tem de conhecer o lado positivo e nós praticamente não conhecemos.
Agora em novembro no Egito vai ocorrer a COP27, na Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. O ministro Marcos Montes está correto, uma posição conjunta do continente americano seria obviamente o ideal.
A Secretaria da Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com o Sire, nossos amigos da Secretaria de Inteligência de Relações Estratégicas da Embrapa e o departamento de estatística da Universidade de Brasília, apontaram para uma safra de 330 milhões de toneladas em 10 anos.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite