CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Está mais barato tomar vinhos franceses na França do que comer papaia e avocados do Brasil, aqui na França

Publicado em 20/02/2023

TCA

Visitando casas de frutas em Nantes, na França, onde estamos começando o programa internacional de agronegócio com alunos do mundo inteiro, essas casas, e os supermercados, oferecem um grande show de diversidade de origens.

Frutas e hortaliças de diversos pontos da própria França e do mundo. Encontrei papaia do Brasil e avocado brasileiro. Primeiro e antes de tudo, parabéns, pois a ausência da marca Brasil nos supermercados e casas de alimentos era uma constante. E fui ver os preços. O quilo do papaia brasileiro Eur 10,50 e do “avocado tropical do Brasil” Eur 12,45. Ao câmbio de R$ 5,53 um quilo do nosso mamão saindo por R$ 58,00 e o avocado por quase R$ 69,00.

Do outro lado, a indústria de vinho reclamando e pedindo ajuda ao governo francês, pois o consumo per capita do vinho na França caiu de 130 litros por habitante/ano, há 70 anos atrás, para uma média de 40 litros hoje, como registrou o Estadão no sábado passado (ressaca econômica). Fui ver preços dos vinhos por aqui e encontro ótimos vinhos a partir de Eur 4.00 a garrafa. Ou seja, está muito mais barato tomar vinhos franceses do que comer mamão e abacate brasileiros na França.

Com certeza, a indústria do vinho francês precisa repensar suas estratégias de marketing, e o setor de frutas nacionais, que tem feito esforços positivos via a Abrafrutas e seu presidente Guilherme Coelho, participando neste momento da maior feira de frutas do mundo com cerca de 60 expositores do Brasil, na Alemanha, está no caminho certo.

Então eu diria: “temos oportunidades imensas para o setor de frutas do Brasil e, sem dúvida alguma, com escala e competência de vendas podemos dominar os supermercados do mundo, e com preços bem mais acessíveis do que encontrei nesta casa francesa na cidade de Nantes, França”.

Estamos vendendo mais frutas, superamos U$ 1 bilhão ano passado, e temos muito pela frente. Abrir mercado com preços acessíveis aos consumidores mundiais. Trabalho fundamental nos pontos de vendas.

Au revoir, direto de Nantes França. Desejo sucesso a Abrafrutas e Apex na Alemanha.

José Luiz Tejon para o Eldorado/Estadão.

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