CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Feliz Natal: onde realistas esperançosos mudam com o agroconsciente o Brasil para melhor.

Publicado em 23/12/2024

Divulgação
Feliz Natal!

Ano difícil 2024 com impactos climáticos, o gigantesco trauma do Rio Grande do Sul. Tivemos secas e grandes incertezas internacionais interferindo nas expectativas das commodities.

Porém, a parte resiliente e saudável do agro brasileiro, que representa a expressão do escritor paraibano Ariano Suassuna: “o otimista é um tolo, o pessimista um chato, sou um realista esperançoso”, estes realistas esperançosos seguiram plantando, criando e teremos uma safra maior para 2024/25.

O setor agroindustrial cresceu em 2024, e estamos enfrentando agora uma elevação do dólar que no agro é positiva para quem exporta, mas que exige cuidados imensos nos custos dos insumos e no caso de produtores e setores agroindustriais que estejam com dívidas em dólar.

Expectativas para 2025 tem nos juros elevados uma preocupação, porém temos ações positivas integrando a bioenergia no campo e a demanda mundial por alimentos e energia onde o Brasil é o único país do mundo hoje que tem condições de crescer e dobrar o agro de tamanho nos próximos 12 anos. A meta de superar US$ 1 trilhão no movimento acumulado das cadeias produtivas do agro, do A do abacate ao Z do zebu, na minha opinião será alcançada até 2037.

No acordo UE Mercosul já ficou evidente que uma coisa é o jogo da política partidária e eleitoreira, a outra é a realidade do comércio, dos negócios, onde os setores empresariais, indústria, comércio e serviços europeus querem muito esse acordo para suprimentos em quantidade, qualidade e custo inigualáveis como do Mercosul e, ao mesmo tempo, vender mais para a América Latina.

Também registro o crescimento do cooperativismo no Brasil, com suas cooperativas que reúnem mais de 1 milhão de agricultores crescendo a dois dígitos.

Então, feliz Natal e que papai Noel traga muita resiliência e também muito mais realistas esperançosos do que tolos otimistas ou tenebrosos e chatos pessimistas.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Marcos Antônio Matos, presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) nos enviou diretamente da Suíça seu depoimento sobre a iniciativa do setor, junto com Serasa Agro Experian envolvendo entidades empresariais internacionais e clientes agroindustriais mundiais.
Uma campanha inesquecível tinha a marca do banco Bamerindus à época , anos 80/90, foi criada com uma executiva da rede globo de televisão, Mirna Aversa, e mostrava exemplos de “gente que faz” de todos os cantos do Brasil.
Proteína animal continuará crescendo na necessidade da saúde humana, mas de onde vem essa carne, como é criada e qual a filosofia de ESG, environment, social e governance, irá determinar quem vai ao futuro nesse agronegócio ou quem já desapareceu no passado?
There are more than 570 million farmers to feed the world! In Brazil, we have 5 million of them, where only 1% are large properties, extending over a thousand hectares. 
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite