CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Fórum Internacional da Agropecuária antecede o G-20 Agro em Cuiabá com grandes temas estratégicos

Publicado em 09/09/2024

Divulgação
Fórum Internacional da Agropecuária

Nesta segunda-feira (9) estou participando do Fórum Internacional da Agropecuária, em Cuiabá, reunindo líderes mundiais onde uma carta do Fórum será escrita, lida e apresentada ao final do dia, endereçada ao encontro dos ministros da agricultura do G-20 Agro no Mato Grosso.

O ministro Carlos Fávaro fará a abertura, e os ex-ministros Roberto Rodrigues e Blairo Maggi irão tratar da visão de futuro e dos fatos que nos transformaram de importador para exportador de alimentos, fibras e energia e perspectivas de futuro.

Os governadores Mauro Mendes do Mato Grosso, Helder Barbalho do Pará e Eduardo Riedel do Mato Grosso do Sul estarão presentes.

A visão construída pelos representantes governamentais para o G-20 Agro será relatada por Roberto Perosa, secretário de comércio do MAPA, e as recomendações da iniciativa privada B20, que conecta a comunidade empresarial aos governos do G-20, serão apresentadas pelo CEO da JBS, a maior empresa de proteínas do mundo, Gilberto Tomazoni.

A União Europeia, através do seu conselheiro no Brasil, Laurent Javaudin, mostrará o “green deal da Europa e o futuro dos alimentos”.

Os Estados Unidos com seu conselheiro no Brasil, Frederick Giles, trará a estratégia norte-americana para a transformação das cadeias de alimentos e energia.

Japão, Mercosul, Chile, irão compor as visões mundiais, e Laudemir Muller, gerente de agronegócio da Apex do Brasil, falará da preparação do país para garantir segurança alimentar e estratégica para o mundo.

O desafio de recuperar pastagens degradadas também será tema do fórum, com Carlos Augustin, assessor especial do MAPA.

Serão 32 apresentações no total envolvendo todos os temas estratégicos, desde rastreabilidade com Fernando Sampaio, diretor de sustentabilidade da ABIEC, código florestal com Aldo Rebelo, genética e revolução dos bioinsumos com Eduardo Leão CEO da Crop Life, Silvia Masshurra presidente da Embrapa mostrando a jornada brasileira do Plano ABC+, agricultura de baixo carbono.

E chegando a soja certificada e o mercado mundial com Gisela Introvini da Fapcen, Maranhão.

Falamos então de um show por onde se apresentarão os líderes do agro brasileiro, reunindo iniciativa privada, academia, pesquisa e órgãos do governo, com representantes internacionais.

Estaremos participando, com nosso Agroconsciente, e na próxima quarta-feira traremos as principais conclusões deste Fórum Internacional da Agropecuária, agora em Cuiabá, Mato Grosso, antecedendo o G-20 Agro.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

O Fórum Paulista do Agronegócio reúne 45 entidades e enviou um ofício ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ao seu diretor Clezio Marcos de Nardin, discordando veementemente das declarações feitas pela coordenadora do instituto, Luciana Gatti, em entrevista à Globo News no último domingo (15) associando as queimadas nos canaviais a uma prática dos agricultores para baratear a colheita e que essa ação foi coordenada para desgastar o governo federal.
Líderes do setor sucroenergético pedem ações de marketing para maior sucesso do setor em workshop com Fundação Dom Cabral (FDC). Me reuni com cerca de 30 líderes do setor canavieiro, numa iniciativa da FMC, no workshop da FDC onde o tema central foi comunicação e estratégias de marketing para maior êxito sobre o potencial da cana de açúcar e seus derivados.
No último dia 17, creio que floresceu a reunião do capital brasileiro com a democracia, uma cidadania vital para o Brasil.
Estamos na Semana Internacional do Cooperativismo. Quando reunimos todo o movimento econômico das cooperativas do planeta elas formam a maior empresa do mundo.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite