CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - GPA e ABCS firmam protocolo de sustentabilidade e bem-estar animal na Semana Nacional da Carne Suína

Publicado em 07/06/2024

Divulgação
Tejon com Patrícia Paula Mendes e Renata Amaral do GPA do Grupo Pão de Açúcar

Estive no lançamento da Semana da Suinocultura, em São Paulo, ao lado da Patrícia Paula Mendes e da Renata Amaral, diretora e gerente de Sustentabilidade do GPA do Grupo Pão de Açúcar, e uma coisa interessantíssima foi apresentada nesse evento, que é uma iniciativa do supermercado de  um compromisso na busca da originação sustentável da carne suína, no pensar no animal, ou seja, tudo aquilo que significa da origem até o consumidor final.

Perguntei para a Patrícia sobre a iniciativa nas gôndolas dos supermercados e como vai chegar para o consumidor final e ela me disse: “A nossa ideia é trazer para dentro da cadeia o anseio do nosso consumidor. Então esse é um desejo do nosso consumidor de entender cada vez mais de onde é que vem o prato que ele está colocando na mesa para a família dele. Então vimos todo esse movimento e temos no GPA o desenvolvimento de uma política de compromisso de bem-estar animal e entendemos que faz sentido nesse momento fazer a divulgação para todo o varejo para que pudéssemos impulsionar todo esse movimento na cadeia da suinocultura brasileira. E a Renata é responsável por todo esse trabalho, foi ela que conduziu o projeto junto com as associações, com a academia, com o varejo e com a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS)”.

Perguntei então a Renata Amaral como é o diálogo entre tantos stakeholders reunidos na cadeia da suinocultura e ela respondeu: “Eu sempre costumo falar que o supermercado é o elo entre os produtores e os consumidores e que nós temos de fazer uma boa curadoria de produtos, e é o que estamos tentando fazer e já tem feito há muito tempo, mas ampliamos esse esforço para que isso seja cada vez mais fortalecido e que consigamos levar para os nossos clientes cada vez mais produtos saudáveis, sustentáveis e contemple o bem-estar animal e é fundamental que a ABCS, que é o elo que conecta tudo isso que esteja conosco, que está conosco desde sempre, e é por isso que estamos aqui convidando outros varejistas e produtores também”.

Questionei a Renata também se essa iniciativa será daqui a algum tempo algo normal, a preocupação do supermercado com a originação é algo que é uma tendência inexorável? E ela confirmou. “Eu acredito que sim, como a Patrícia comentou isso já tem vindo muito forte do nosso consumidor e a nossa responsabilidade é garantir isso para o cliente. Então nós temos tentado, temos conseguido grandes avanços, mas precisamos que todos vão juntos para que consigamos, de fato, entregar isso para o nosso consumidor. Mas, sim, eu acredito muito e espero que seja uma tendência, mas uma realidade, não só uma tendência”.

Muito bom o que aconteceu com a carne suína, dobrando o consumo, e perguntei, então, para a Patrícia qual o vínculo de produtores com o supermercado e se essa iniciativa é algo para todos aprenderem e ela respondeu: “Muito, como nós já falamos o único movimento que conhecemos e o provocado pela ABCS, que faz esse elo entre os produtores e o varejo. Então é a única cadeia que tem esse ‘empurra’ da própria associação. Então, sem dúvida, é um grande diferencial e é um grande case de sucesso”.

Parabéns por todo esse trabalho e também ao Marcelo Lopes e a Lívia Machado, presidente e diretora de Marketing da ABCS!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

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