CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - GPA e ABCS firmam protocolo de sustentabilidade e bem-estar animal na Semana Nacional da Carne Suína

Publicado em 07/06/2024

Divulgação
Tejon com Patrícia Paula Mendes e Renata Amaral do GPA do Grupo Pão de Açúcar

Estive no lançamento da Semana da Suinocultura, em São Paulo, ao lado da Patrícia Paula Mendes e da Renata Amaral, diretora e gerente de Sustentabilidade do GPA do Grupo Pão de Açúcar, e uma coisa interessantíssima foi apresentada nesse evento, que é uma iniciativa do supermercado de  um compromisso na busca da originação sustentável da carne suína, no pensar no animal, ou seja, tudo aquilo que significa da origem até o consumidor final.

Perguntei para a Patrícia sobre a iniciativa nas gôndolas dos supermercados e como vai chegar para o consumidor final e ela me disse: “A nossa ideia é trazer para dentro da cadeia o anseio do nosso consumidor. Então esse é um desejo do nosso consumidor de entender cada vez mais de onde é que vem o prato que ele está colocando na mesa para a família dele. Então vimos todo esse movimento e temos no GPA o desenvolvimento de uma política de compromisso de bem-estar animal e entendemos que faz sentido nesse momento fazer a divulgação para todo o varejo para que pudéssemos impulsionar todo esse movimento na cadeia da suinocultura brasileira. E a Renata é responsável por todo esse trabalho, foi ela que conduziu o projeto junto com as associações, com a academia, com o varejo e com a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS)”.

Perguntei então a Renata Amaral como é o diálogo entre tantos stakeholders reunidos na cadeia da suinocultura e ela respondeu: “Eu sempre costumo falar que o supermercado é o elo entre os produtores e os consumidores e que nós temos de fazer uma boa curadoria de produtos, e é o que estamos tentando fazer e já tem feito há muito tempo, mas ampliamos esse esforço para que isso seja cada vez mais fortalecido e que consigamos levar para os nossos clientes cada vez mais produtos saudáveis, sustentáveis e contemple o bem-estar animal e é fundamental que a ABCS, que é o elo que conecta tudo isso que esteja conosco, que está conosco desde sempre, e é por isso que estamos aqui convidando outros varejistas e produtores também”.

Questionei a Renata também se essa iniciativa será daqui a algum tempo algo normal, a preocupação do supermercado com a originação é algo que é uma tendência inexorável? E ela confirmou. “Eu acredito que sim, como a Patrícia comentou isso já tem vindo muito forte do nosso consumidor e a nossa responsabilidade é garantir isso para o cliente. Então nós temos tentado, temos conseguido grandes avanços, mas precisamos que todos vão juntos para que consigamos, de fato, entregar isso para o nosso consumidor. Mas, sim, eu acredito muito e espero que seja uma tendência, mas uma realidade, não só uma tendência”.

Muito bom o que aconteceu com a carne suína, dobrando o consumo, e perguntei, então, para a Patrícia qual o vínculo de produtores com o supermercado e se essa iniciativa é algo para todos aprenderem e ela respondeu: “Muito, como nós já falamos o único movimento que conhecemos e o provocado pela ABCS, que faz esse elo entre os produtores e o varejo. Então é a única cadeia que tem esse ‘empurra’ da própria associação. Então, sem dúvida, é um grande diferencial e é um grande case de sucesso”.

Parabéns por todo esse trabalho e também ao Marcelo Lopes e a Lívia Machado, presidente e diretora de Marketing da ABCS!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

O Instituto Millenium, uma entidade sem fins lucrativos e vínculos político-partidários, fez uma análise do setor do agronegócio e revelou que o setor vem ganhando cada vez mais espaço na economia brasileira, mesmo com a queda de 4,6% no PIB no ano passado.
O autoengano é o pior de todos os enganos. Nos contos de fada sempre surge a hora de “quebrar o encantamento”. Ou seria se desencantar com uma forte convicção que foi colocada na mente que impossibilita a pessoa, o personagem, aquele reino, de mudar e de fazer cumprir um destino virtuoso ao invés de viver condenado a repetir os mesmos infortúnios ao longo da eternidade.
Time for the 4th Power to appear! “Democracy is the best system of government, and now, civil society must organise itself. The global rule is that whoever is organized will develop, whoever is not will not! That's why I no longer trust only the government”, words from Alysson Paulinelli (in memorian), Minister of Agriculture in the 70s, directly to me, on December 7, 2017, city of Janaúba, Minas Geraes, Brasil.
Cinco ministros: nunca tantos deverão tanto a tão poucos se esses 5, dentre 37 ministérios, jogarem juntos por um só agronegócio com fortes impactos no crescimento econômico e social do país nos próximos 4 anos.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite