CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Grupo Chinês quer investir em recuperação de terras degradadas. Temos 40 milhões de hectares à disposição

Publicado em 16/10/2023

Divulgação
ILPF - Integração lavoura pecuária e floresta

Agência Estado trouxe a informação do Ministério da Agricultura, num encontro do ministro Carlos Fávaro com Hexin Zhu, presidente do grupo chinês Citic, da iniciativa de investir em terras degradadas brasileiras. O Citic está entre as 35 maiores empresas chinesas e uma das 150 mais lucrativas no mundo segundo a revista Forbes. Já atuam no Brasil com equipamentos para indústria e na área da energia solar.

Já havíamos abordado aqui no Agroconsciente uma iniciativa convergente a esse objetivo de um recém criado fundo de investimentos brasileiro, o VOX Regai 15-3 Regenerativo.

Pedro Maeda presidente do Fundo Brasileiro disse ao Agroconsciente de sua vontade de “conectar o interior do país com a Faria Lima”. Comprar terras degradadas e realizar um arrendamento para a Cooperativa Cocamar, de Maringá, que detém conhecimentos sobre o uso da metodologia regenerativa ilpf – integração lavoura pecuária e floresta.

A transformação de 40 milhões de terras degradadas que geram emissão de carbono em solos regenerados, com a tecnologia brasileira de agricultura de baixo carbono e modelo ilpf – integração lavoura pecuária floresta significa além de crescermos a produção, de plantarmos mais árvores, representaria um ponto muito positivo na imagem brasileira mundial, numa era de crises climáticas e ambientais.

A Embrapa Agrossilvipastoril, de Sinop no Mato Grosso, domina esse conhecimento ao lado de mais de 20 unidades da Embrapa. A rede ilpf objetiva atingirmos 35 milhões de há até 2030, dobrando a área atual com essa inteligência regenerativa.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Líderes do setor sucroenergético pedem ações de marketing para maior sucesso do setor em workshop com Fundação Dom Cabral (FDC). Me reuni com cerca de 30 líderes do setor canavieiro, numa iniciativa da FMC, no workshop da FDC onde o tema central foi comunicação e estratégias de marketing para maior êxito sobre o potencial da cana de açúcar e seus derivados.
“A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte”, assim cantam os Titãs na música “Comida” e a China agora além da comida quer meio ambiente.
Cinco ministros: nunca tantos deverão tanto a tão poucos se esses 5, dentre 37 ministérios, jogarem juntos por um só agronegócio com fortes impactos no crescimento econômico e social do país nos próximos 4 anos.
Foram 22 votos a favor e 14 contra, para a proposta do governador reeleito Ronaldo Caiado, do União Brasil, ruralista de raiz fundador da UDR – União Democrática Ruralista, nos anos 80.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite