CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Grupo Chinês quer investir em recuperação de terras degradadas. Temos 40 milhões de hectares à disposição

Publicado em 16/10/2023

Divulgação
ILPF - Integração lavoura pecuária e floresta

Agência Estado trouxe a informação do Ministério da Agricultura, num encontro do ministro Carlos Fávaro com Hexin Zhu, presidente do grupo chinês Citic, da iniciativa de investir em terras degradadas brasileiras. O Citic está entre as 35 maiores empresas chinesas e uma das 150 mais lucrativas no mundo segundo a revista Forbes. Já atuam no Brasil com equipamentos para indústria e na área da energia solar.

Já havíamos abordado aqui no Agroconsciente uma iniciativa convergente a esse objetivo de um recém criado fundo de investimentos brasileiro, o VOX Regai 15-3 Regenerativo.

Pedro Maeda presidente do Fundo Brasileiro disse ao Agroconsciente de sua vontade de “conectar o interior do país com a Faria Lima”. Comprar terras degradadas e realizar um arrendamento para a Cooperativa Cocamar, de Maringá, que detém conhecimentos sobre o uso da metodologia regenerativa ilpf – integração lavoura pecuária e floresta.

A transformação de 40 milhões de terras degradadas que geram emissão de carbono em solos regenerados, com a tecnologia brasileira de agricultura de baixo carbono e modelo ilpf – integração lavoura pecuária floresta significa além de crescermos a produção, de plantarmos mais árvores, representaria um ponto muito positivo na imagem brasileira mundial, numa era de crises climáticas e ambientais.

A Embrapa Agrossilvipastoril, de Sinop no Mato Grosso, domina esse conhecimento ao lado de mais de 20 unidades da Embrapa. A rede ilpf objetiva atingirmos 35 milhões de há até 2030, dobrando a área atual com essa inteligência regenerativa.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

I was in western Paraná, at the heart of Primato/Tupy  spectacular Bioplant, and I felt so happy because this facility represents one of the best examples of Brazilian Agriculture. Our mission is to show the existence of a Brazil that makes things happen and a big part of us almost didn't know about it.
Nesta sexta-feira está sendo lançado o Plano Nacional de Fertilizantes 2050. Investiguei com a Embrapa Solos e Meio Ambiente sobre uma confusão perigosíssima associando as metas e objetivos deste plano que chega, antes tarde do que nunca, com ligações de que as lavras invadiriam terras das reservas indígenas. Não.
Entrevistei o Felipe Morbi, VP da Soleum. Imagine uma nova cadeia produtiva brasileira com potencial da soja (hoje somos os maiores exportadores do mundo). Imagine essa cultura nova em áreas degradadas e as transformando em totalmente sustentáveis: ESG! Isso existe. A macaúba, uma árvore oleaginosa brasileira, cujo cultivo está sendo iniciado em João Pinheiro, Minas Gerais.
Marco importantíssimo de legítima ação de agrocidadania. Agricitizenship como o criador do agribusiness Dr. Ray Goldberg, em Harvard, tanto pede hoje aos líderes mundiais do setor. E aqui no Brasil podemos elogiar um marco excelente neste sentido num evento realizado na COSAN, a ONG Gerando Falcões apresentou a grandes empresários do agro seu fundo dignidade que objetiva levar 1 milhão de pessoas para a dignidade da vida nos próximos 10 anos.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite