CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - inpEV realiza ação ambiental exemplar mundial

Publicado em 31/10/2025

Divulgação
Marcelo Okamura, presidente do INPEV

Conversei com Marcelo Okamura, presidente do INPEV, uma organização extraordinária que ao longo de 24 anos promove a recolha e a reciclagem de todas as embalagens de defensivos no nosso país. É um exemplo único no planeta e perguntei a ele quais são os benefícios dessa ação para o agro e para toda a sociedade brasileira.

E ele me respondeu: “é um prazer poder falar um pouquinho da sustentabilidade do agronegócio. O INPEV faz a logística reversa e a destinação das embalagens vazias de defensivos agrícolas e eu costumo dizer que o INPEV é o ESG da agricultura. Por quê? Ele tem benefícios sociais quando geramos emprego e renda em todas as unidades da federação, quando se fala de logística reversa. Ele tem benefícios ambientais porque todas as embalagens que nós retiramos do campo, nós retiramos o lixo do campo e transformamos em matéria-prima para outras cadeias de produção, sejam embalagens de defensivos agrícolas, sejam tubos de esgoto, de drenagens, de eletricidade. Então tem 38 artefatos que podem ser produzidos com essa resina pós-consumo e cada embalagem que nós transformamos em uma nova embalagem nós deixamos de emitir 1.49 quilos de CO2 na atmosfera. Isso é um número que multiplicado pelo número de mais de 150 milhões de embalagens que nós já produzimos no Sistema Campo Limpo, você tem ideia de quanto benéfico é isso para o meio ambiente e, além de tudo, nós temos também um papel social e esse papel social o que é? É um papel de além de geração de emprego e renda, é de educação em todas as áreas onde recebermos embalagens de defensivos agrícolas. Fazemos o programa de educação ambiental onde já passaram mais de 3 milhões de crianças sabendo quais os benefícios de você fazer a reciclagem, de fazer uma coleta seletiva de lixo. Então eu costumo dizer é o ESG, na prática, da agricultura”.

Importante significa economia circular, meio ambiente, ESG como menciona o Marcelo Okamura. Parabéns a esse trabalho. Precisamos que esse trabalho seja imitado por todas as demais cadeias produtivas brasileiras.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Hoje, 12 de maio, é um marco histórico no avanço das cidades com consciência de sustentabilidade, incluindo um agroconsciente, onde sabemos que a agricultura local e vertical fazem parte da melhoria da qualidade de vida com implicações positivas na saúde em todos os aspectos, ambiental, mental e física dos habitantes. Em Itu, com apoio do prefeito Guilherme Gazzola, abertura do ex-ministro Roberto Rodrigues e presença do Agroconsciente da Eldorado, Maria Beatriz Bley, presidente do Green Rio América Latina lança o movimento “o mosaico da bioeconomia” para irradiar em todo o Estado de São Paulo.
O Brasil assumiu uma meta, no acordo de Paris, de recuperar até 2030 12 milhões de hectares de florestas. O Instituto Escolhas, através da Patrícia Pinheiro, gerente de projetos do Escolhas afirma que isso irá gerar 156 milhões de toneladas de alimentos.
Na reunião do Cosag  - Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp -  nesta semana, João Dornellas, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos e Bebidas (ABIA) informou que agregação de valor e geração de empregos passam necessariamente pela industrialização de alimentos e bebidas.
Terminamos o 10º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, um evento grandioso, reunindo as mulheres do país. É considerado um dos maiores do mundo e também, ao final dele, produzimos uma carta para a COP-30 que será levada em nome das mulheres.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite