CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - JACTO desmente ter patrocinado manifestações 7 de setembro.

Publicado em 08/09/2021

Grupo Jacto

Circula nas redes sociais vídeo associando Máquinas Agrícolas Jacto e seu mais alto dirigente hoje, Ricardo Nishimura, neto do fundador Shunji Nishimura, ao patrocínio de ônibus, camisetas, cem reais para cada um, e até no vídeo um manifestante diz: “Grupo Jacto que Deus o abençoe“.

Isso é mais uma podre mentira, mais um fake news, mais uma tenebrosa e pérfida desinformação que viraliza nas redes e termina por servir a um lado político, que amaria ter uma marca integra Jacto, uma empresa única no país, com legados espetaculares, ao seu lado, e pode servir também a outro lado político polarizado e oposto, a expelirem veneno, raivas contra essa empresa, a qual eu conheço, e com quem conversei longamente na noite de ontem, 7 de setembro.

O comunicado oficial da Jacto esclarece: “o Grupo Jacto não patrocinou o envio de manifestantes para os eventos de 7 de setembro. Temos nosso código de conduta que “a empresa não apoia candidatos ou partidos políticos de nenhuma corrente doutrinária, seja na esfera federal, estadual e municipal“.

Essa empresa, Jacto, fundada em 1948 na cidade de Pompeia/SP, por Shunji Nishimura, com um legado da sua fundação onde se estuda e se aplica o estado da arte da mecanização da agricultura de precisão, uma empresa de administração impecável, e de valores que superam o tempo, eu posso afirmar colocando meu próprio nome nessa questão: “se alguém fez isso, não foi o Grupo Jacto, e eu pediria que essa pessoa ou grupo, tivesse o caráter que o Sr. Nishimura nos ensinou, com quem convivi e trabalhei nos anos 70, se apresentasse e esclarecesse essa mentira, não foi a Jacto“.

Redes sociais com um lamaçal de fakes precisam de controle, caso contrário a mentira pode prevalecer, e não temos mais tempo para através das ilusões, nos perder. No caso do agronegócio brasileiro a única coisa que interessa é a prosperidade, a ciência, a tecnologia, cooperativismo, educação, seres humanos, e a competitividade do Brasil para servir ao país e ao mundo.

Mais grãos, alimentação, dignidade, e menos eleição.

 

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

Aqui na França o que mais me surpreendeu foi ver todos os líderes do agro serem surpreendidos com o ofício suspendendo financiamentos subvencionados do Plano Safra. Porém o ministro Haddad já informou que estará resolvido nesta semana com uma MP especial colocando cerca de R$ 4 bilhões no Plano Safra.
A Agrishow está um verdadeiro show de inovações. Quando falamos em home office já podemos, sem dúvida, tratar de uma “farmoffice”, ou seja, uma fazenda administrada de casa, ou uma “homefarm”. Visitando stands vi, por exemplo, na Jacto, 41 inovações sendo apresentadas na feira. Na New Holland o primeiro trator movido a biometano.
As the world urgently seeks solutions to the climate, energy, and agricultural challenges of this century, Brazil is increasingly recognizing the ocean, particularly seaweed, as a key strategic opportunity. Supporting micro and small businesses in this sector can drive innovation, sustainability, and economic growth, positioning Brazil as a leader in ocean-based solutions.
Estou em um lugar onde a Agroconsciência está se desenvolvendo espetacularmente. Falo aqui de Bebedouro, da Copercitrus Expo, uma exposição onde o sistema todo ambiental, econômico e social está se desenvolvendo e eu trago para nós a presença do CEO da Copercitrus que é o Fernando Degobbi para nos dar uma síntese do que é essa coisa fenomenal Agroconsciente.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite