CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Mais de 7 milhões de litros de cachaça, e mais de 8,5 milhões de litros de vinhos e espumantes vendidos para o mundo em 2021

Publicado em 19/01/2022

TCA
cachaça e vinhos

Apex Brasil e entidades fazem ótimo trabalho nas vendas externas. A indústria de alimentos fechou o ano exportando 16,8% a mais sobre 2020. O agronegócio aumentou 18,4%. E isso não se trata apenas de efeito da taxa valorizada do dólar perante o real. Obtivemos vendas expressivas no aumento dos volumes. Ovos, por exemplo, cresceram 81,5%. No algodão vendemos 23% a mais em volume físico. E carne suína, a carne mais consumida no mundo, obtivemos um crescimento de 11% em volume também. Em receita crescemos 25,7% no frango, 20% de frutas, parabéns Abrafrutas, e 9% na carne bovina.

O gerente de agronegócios da Apex Brasil (Agência brasileira de promoção das exportações e investimentos), Márcio Rodrigues, disse ao site Notícias Agrícolas: “que temos potencial próprio no agronegócio além de fatores incontroláveis da economia. Atuamos com práticas sustentáveis e isso nos dá credibilidade”.

Mas queria destacar as ações da Apex Brasil em feiras como a Gulfood, no Oriente Médio, a Sial Paris e a Sial China, a principal feira de inovações em alimentos da Ásia. Ao lado da ABPA, a Apex Brasil realiza as feiras Brazilian Chicken; Brazilian Egg; e Brazilian Pork, para frangos, ovos e suínos. E com a Abiec ocorre a feira Brazilian Beef , que responde por 98% das exportações do Brasil e virou uma marca.

Mas além das frutas, que superou US$ 1 bilhão em 2021 batendo recorde, vamos para algumas curiosidades: vendemos mais cachaça para o mundo, o destilado nacional. A venda da cachaça cresceu 29,52% em volume físico e 38,39% em receita comparado a 2020. Mais de 7 milhões de litros da branquinha.

Apex e o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) fazem a iniciativa Taste The New Taste Brasil. E dentre as ações promocionais nossa cachaça participa de um salão onde os melhores destilados do mundo se apresentam, em Bruxelas na Bélgica, é o “Spirits Selection”.

Ao lado da cachaça cresce o vinho brasileiro no mundo. Wines of Brazil, reunião da Apex com a União Brasileira de Vitivinicultura (UVIBRA) estamos vendendo vinhos e espumantes brasileiros para mais de 50 países, quase dobrando as exportações em 2021, 7 milhões e 700 mil litros de vinhos e mais de 860 mil litros de espumantes.

Portanto, nem só das carnes e das commodities está vivendo o Brasil, com ações de promoção e união entre Apex e a iniciativa privada, cachaça e vinhos brasileiros embarcam para o mundo. E, com certeza, temos gigantesco potencial em tudo no planeta para atuar.

Precisamos de marketing. Apex Brasil, um ótimo exemplo para multiplicar, ao lado do Itamarati, Mapa e empresários com suas entidades. Ressaltando o ótimo trabalho do Insper: o Brasil no agro global, coordenado por Marcos Jank já entrevistado aqui no Agroconsciente da Eldorado.

Saúde!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

Está na hora da integração das Américas pelas oportunidades existentes e combate a fome e a pobreza. Acompanhei a reunião do CEAL – Conselho Empresarial América Latina, com representantes dos países latino-americanos. Há uma desilusão com governos e uma conclusão de que governos não farão planos de longo prazo.
Conversei muito nestes dias com o pesquisador da Embrapa Solos José Carlos Polidoro. Ele está no Grupo de Trabalho do Plano Nacional de Fertilizantes que será implementado a partir do final deste mês. O plano objetiva a médio e longo prazos permitir que o Brasil reduza a menos de 50% sua dependência de fertilizantes importados, dobrando a oferta para mais de 80 milhões de toneladas até 2050.
Entrevistei Gislaine Balbinot, diretora executiva da ABAG, que fala sobre sua visão da Agrishow 2024.
“O Brasil tem uma oportunidade gigantesca de produzir biogás, biometano. São volumes equivalentes a quatro vezes o Gasoduto Brasil-Bolívia".
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite