CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Mais de 7 milhões de litros de cachaça, e mais de 8,5 milhões de litros de vinhos e espumantes vendidos para o mundo em 2021

Publicado em 19/01/2022

TCA
cachaça e vinhos

Apex Brasil e entidades fazem ótimo trabalho nas vendas externas. A indústria de alimentos fechou o ano exportando 16,8% a mais sobre 2020. O agronegócio aumentou 18,4%. E isso não se trata apenas de efeito da taxa valorizada do dólar perante o real. Obtivemos vendas expressivas no aumento dos volumes. Ovos, por exemplo, cresceram 81,5%. No algodão vendemos 23% a mais em volume físico. E carne suína, a carne mais consumida no mundo, obtivemos um crescimento de 11% em volume também. Em receita crescemos 25,7% no frango, 20% de frutas, parabéns Abrafrutas, e 9% na carne bovina.

O gerente de agronegócios da Apex Brasil (Agência brasileira de promoção das exportações e investimentos), Márcio Rodrigues, disse ao site Notícias Agrícolas: “que temos potencial próprio no agronegócio além de fatores incontroláveis da economia. Atuamos com práticas sustentáveis e isso nos dá credibilidade”.

Mas queria destacar as ações da Apex Brasil em feiras como a Gulfood, no Oriente Médio, a Sial Paris e a Sial China, a principal feira de inovações em alimentos da Ásia. Ao lado da ABPA, a Apex Brasil realiza as feiras Brazilian Chicken; Brazilian Egg; e Brazilian Pork, para frangos, ovos e suínos. E com a Abiec ocorre a feira Brazilian Beef , que responde por 98% das exportações do Brasil e virou uma marca.

Mas além das frutas, que superou US$ 1 bilhão em 2021 batendo recorde, vamos para algumas curiosidades: vendemos mais cachaça para o mundo, o destilado nacional. A venda da cachaça cresceu 29,52% em volume físico e 38,39% em receita comparado a 2020. Mais de 7 milhões de litros da branquinha.

Apex e o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) fazem a iniciativa Taste The New Taste Brasil. E dentre as ações promocionais nossa cachaça participa de um salão onde os melhores destilados do mundo se apresentam, em Bruxelas na Bélgica, é o “Spirits Selection”.

Ao lado da cachaça cresce o vinho brasileiro no mundo. Wines of Brazil, reunião da Apex com a União Brasileira de Vitivinicultura (UVIBRA) estamos vendendo vinhos e espumantes brasileiros para mais de 50 países, quase dobrando as exportações em 2021, 7 milhões e 700 mil litros de vinhos e mais de 860 mil litros de espumantes.

Portanto, nem só das carnes e das commodities está vivendo o Brasil, com ações de promoção e união entre Apex e a iniciativa privada, cachaça e vinhos brasileiros embarcam para o mundo. E, com certeza, temos gigantesco potencial em tudo no planeta para atuar.

Precisamos de marketing. Apex Brasil, um ótimo exemplo para multiplicar, ao lado do Itamarati, Mapa e empresários com suas entidades. Ressaltando o ótimo trabalho do Insper: o Brasil no agro global, coordenado por Marcos Jank já entrevistado aqui no Agroconsciente da Eldorado.

Saúde!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

O conceito de agronegócio surgiu numa visão do Dr. Ray Goldberg, em Harvard/USA, como síntese da soma total dos fatores do antes, dentro e pós-porteira das fazendas, nos anos 50. Agricultura reúne fatores da história humana na terra que estão além do comércio e dos negócios em si. Significa a possibilidade da vida produzindo alimentos nos primórdios para a própria sobrevivência, depois com as barganhas nas feiras medievais, e hoje numa mistura de comércio, agroindustrialização, marketing, porém sua essência segue e continua sendo “segurança e soberania” de um povo, de uma nação.
Charles de Gaulle, depois de três semanas com os alunos internacionais de um mestrado na Audencia Business School, em Nantes, em parceria com FECAP de São Paulo.
No agronegócio brasileiro precisamos de gestão de marketing: uma filosofia de administração que envolve análise de fatores incontroláveis, adaptação aos fatores controláveis, ativação das realidades adaptadas para conquista de valor percebido, e avaliação de performance.
No próximo dia 21 de setembro, quinta-feira, estaremos no lançamento de um megaevento para mostrar ao planeta terra o melhor do agroambiental sustentável brasileiro. É o Rio + Agro, Fórum Internacional do Desenvolvimento Agrosustentável 2024.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite