CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Mais de 7 milhões de litros de cachaça, e mais de 8,5 milhões de litros de vinhos e espumantes vendidos para o mundo em 2021

Publicado em 19/01/2022

TCA
cachaça e vinhos

Apex Brasil e entidades fazem ótimo trabalho nas vendas externas. A indústria de alimentos fechou o ano exportando 16,8% a mais sobre 2020. O agronegócio aumentou 18,4%. E isso não se trata apenas de efeito da taxa valorizada do dólar perante o real. Obtivemos vendas expressivas no aumento dos volumes. Ovos, por exemplo, cresceram 81,5%. No algodão vendemos 23% a mais em volume físico. E carne suína, a carne mais consumida no mundo, obtivemos um crescimento de 11% em volume também. Em receita crescemos 25,7% no frango, 20% de frutas, parabéns Abrafrutas, e 9% na carne bovina.

O gerente de agronegócios da Apex Brasil (Agência brasileira de promoção das exportações e investimentos), Márcio Rodrigues, disse ao site Notícias Agrícolas: “que temos potencial próprio no agronegócio além de fatores incontroláveis da economia. Atuamos com práticas sustentáveis e isso nos dá credibilidade”.

Mas queria destacar as ações da Apex Brasil em feiras como a Gulfood, no Oriente Médio, a Sial Paris e a Sial China, a principal feira de inovações em alimentos da Ásia. Ao lado da ABPA, a Apex Brasil realiza as feiras Brazilian Chicken; Brazilian Egg; e Brazilian Pork, para frangos, ovos e suínos. E com a Abiec ocorre a feira Brazilian Beef , que responde por 98% das exportações do Brasil e virou uma marca.

Mas além das frutas, que superou US$ 1 bilhão em 2021 batendo recorde, vamos para algumas curiosidades: vendemos mais cachaça para o mundo, o destilado nacional. A venda da cachaça cresceu 29,52% em volume físico e 38,39% em receita comparado a 2020. Mais de 7 milhões de litros da branquinha.

Apex e o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) fazem a iniciativa Taste The New Taste Brasil. E dentre as ações promocionais nossa cachaça participa de um salão onde os melhores destilados do mundo se apresentam, em Bruxelas na Bélgica, é o “Spirits Selection”.

Ao lado da cachaça cresce o vinho brasileiro no mundo. Wines of Brazil, reunião da Apex com a União Brasileira de Vitivinicultura (UVIBRA) estamos vendendo vinhos e espumantes brasileiros para mais de 50 países, quase dobrando as exportações em 2021, 7 milhões e 700 mil litros de vinhos e mais de 860 mil litros de espumantes.

Portanto, nem só das carnes e das commodities está vivendo o Brasil, com ações de promoção e união entre Apex e a iniciativa privada, cachaça e vinhos brasileiros embarcam para o mundo. E, com certeza, temos gigantesco potencial em tudo no planeta para atuar.

Precisamos de marketing. Apex Brasil, um ótimo exemplo para multiplicar, ao lado do Itamarati, Mapa e empresários com suas entidades. Ressaltando o ótimo trabalho do Insper: o Brasil no agro global, coordenado por Marcos Jank já entrevistado aqui no Agroconsciente da Eldorado.

Saúde!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

Nesta quinta-feira (26), na plenária do 8º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), em São Paulo, apresentei as 12 conclusões da Pesquisa de Percepção do Agro Brasileiro na Europa: Alemanha, França, Reino Unido, e República Checa, juntamente com a diretora de Operações da Serasa Experian, Daniela Aveiro; o Head Associate da OnStrategy, José Antonio Silva; a diretora-executiva da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Gislaine Balbinot e a diretora-executiva da Eksim-Co (ex-USDA), Fabiana Fonseca.
Ano difícil 2024 com impactos climáticos, o gigantesco trauma do Rio Grande do Sul. Tivemos secas e grandes incertezas internacionais interferindo nas expectativas das commodities.
O Renovabio, programa de estímulo aos biocombustíveis brasileiros, considerado o maior projeto de descarbonização através de etanol e biodiesel do mundo, teve segundo Plínio Nastari, Datagro, um dos mais competentes especialistas do setor no país e no mundo; o que ele chamou de “uma ação intempestiva e inapropriada do Ministério de Minas e Energia (MME)”, do ministro Adolfo Sachsida.
O Presidente Emmanuel Macron, da França, desconhece nossa agricultura e crítica acordo UE Mercosul, e falta ênfase no plano 40 milhões ha de pastagem degradada virando sustentabilidade. Mas, porém, todavia, contudo... Enquanto temos a melhor agricultura regenerativa do mundo, a Amazônia tem 22 facções criminosas no crime ambiental (Oesp 3/12, A-21), logo damos chance a acusações associando nosso agronegócio com práticas abusivas anti-ambientais, misturando o joio com o trigo.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite