CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Manifesto do Sistema CNA SENAR muda a comunicação entre campo e cidade

Publicado em 28/05/2021

Divulgação
Manifesto do Sistema CNA SENAR muda a comunicação entre campo e cidade: agora é alimento.

Manifesto do Sistema CNA SENAR muda a comunicação entre campo e cidade: agora é alimento. Ao mesmo tempo outro manifesto da líder mundial de Biotecnologia, a Bayer, também traz protagonismo para os agricultores no Pró-Carbono.

A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), representante dos agricultores, lançou um manifesto nesta quarta-feira (26) contra a agropolarização de uns contra os outros, pregando um conceito de união através do alimento. O alimento nos une a todos.

Seu presidente João Martins me disse: “temos que remar na mesma direção, está na hora de nós construirmos e não de nos degladiar, o que leva é a gente construir”. Então a categoria dos agricultores quer se aproximar dos seus clientes, os consumidores finais, e o texto do manifesto diz assim:

“O que nos alimenta nos une.

O abraço alimenta o afeto.

O entendimento alimenta a cidadania.

O conhecimento alimenta a educação.

O investimento alimenta a ciência.

A tecnologia alimenta a sustentabilidade.

A economia alimenta o otimismo.

O progresso alimenta o emprego.

O produtor alimenta o futuro.

Trabalhar juntos é o que nos alimenta unindo campo e a cidade.

Trazendo equilíbrio entre a ciência e a natureza.

Levando o bem estar por meio de toda forma de alimento.

Para o maior número de pessoas.

Somos o Sistema CNA Senar.

Alimentar é construir o futuro.”

Enquanto isso, a maior empresa de biotecnologia do mundo, a Bayer, lançou nesta quinta- feira (27) o programa Pró-Carbono, onde junto com agricultores irão cocriar o mercado de carbono, numa missão mundial de atingir 100 milhões de agricultores e, aqui no Brasil, criando uma ação colaborativa com diversos parceiros, objetivando ser uma empresa carbono neutro até 2030, num compromisso de sustentabilidade.

Portanto ao mesmo tempo a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária lança seu manifesto de “ trabalhar juntos é o que nos alimenta; e a tecnologia alimenta a sustentabilidade” e a Bayer promete tecnologia e inclusão digital colaborativa com agricultores protagonistas para carbono neutro.

“O abraço alimenta o afeto. O entendimento alimenta a cidadania. Alimentar é construir o futuro”.

Aquele abraço Brasil.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

Um estudo recente da consultoria LCA, em municípios com mais de 50 mil habitantes, revelou 4 das 5 cidades que mais cresceram na oferta de empregos, todas vinculadas ao sistema de agronegócio. São as cidades de Cristalina, em Goiás, que tem uma extraordinária diversificação de culturas com hortifruti, além dos grãos, produção de sementes, irrigação invejável, empresas de energia, serviços bancários, agroindústrias  onde ocorre também processamento, ou seja, agregação de valor industrial, e isso carrega empregos nas áreas do comércio e dos serviços.
Teresa Vendramini, a Teka, primeira mulher a presidir a Sociedade Rural Brasileira (SRB), acumula ainda outras missões no setor além de produtora rural. Ela preside o Comitê de Política Agrícola do Instituto Pensar Agro (IPA).
Neste final de semana o presidente Macron da França abriu o Salão Internacional de Agricultura de Paris, um evento tradicional onde a França faz um show da sua agricultura para todos os franceses e turistas do mundo inteiro. O salão costuma ser também o momento e o local para os principais pronunciamentos do agronegócio não só francês, mas de toda a Europa.
Brasil, the year of COP 30 within the Amazon biome, we can observe and point out advanced sectors within sustainable practices having excellent results. Change has always been painful. I imagine our ancestors leaving their homes as immigrants for an unknown tropical destination.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite