CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Manifesto do Sistema CNA SENAR muda a comunicação entre campo e cidade

Publicado em 28/05/2021

Divulgação
Manifesto do Sistema CNA SENAR muda a comunicação entre campo e cidade: agora é alimento.

Manifesto do Sistema CNA SENAR muda a comunicação entre campo e cidade: agora é alimento. Ao mesmo tempo outro manifesto da líder mundial de Biotecnologia, a Bayer, também traz protagonismo para os agricultores no Pró-Carbono.

A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), representante dos agricultores, lançou um manifesto nesta quarta-feira (26) contra a agropolarização de uns contra os outros, pregando um conceito de união através do alimento. O alimento nos une a todos.

Seu presidente João Martins me disse: “temos que remar na mesma direção, está na hora de nós construirmos e não de nos degladiar, o que leva é a gente construir”. Então a categoria dos agricultores quer se aproximar dos seus clientes, os consumidores finais, e o texto do manifesto diz assim:

“O que nos alimenta nos une.

O abraço alimenta o afeto.

O entendimento alimenta a cidadania.

O conhecimento alimenta a educação.

O investimento alimenta a ciência.

A tecnologia alimenta a sustentabilidade.

A economia alimenta o otimismo.

O progresso alimenta o emprego.

O produtor alimenta o futuro.

Trabalhar juntos é o que nos alimenta unindo campo e a cidade.

Trazendo equilíbrio entre a ciência e a natureza.

Levando o bem estar por meio de toda forma de alimento.

Para o maior número de pessoas.

Somos o Sistema CNA Senar.

Alimentar é construir o futuro.”

Enquanto isso, a maior empresa de biotecnologia do mundo, a Bayer, lançou nesta quinta- feira (27) o programa Pró-Carbono, onde junto com agricultores irão cocriar o mercado de carbono, numa missão mundial de atingir 100 milhões de agricultores e, aqui no Brasil, criando uma ação colaborativa com diversos parceiros, objetivando ser uma empresa carbono neutro até 2030, num compromisso de sustentabilidade.

Portanto ao mesmo tempo a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária lança seu manifesto de “ trabalhar juntos é o que nos alimenta; e a tecnologia alimenta a sustentabilidade” e a Bayer promete tecnologia e inclusão digital colaborativa com agricultores protagonistas para carbono neutro.

“O abraço alimenta o afeto. O entendimento alimenta a cidadania. Alimentar é construir o futuro”.

Aquele abraço Brasil.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

Vivemos uma enxurrada de guerras, brigas, conflitos em tudo. Inclusive no agronegócio onde ideologias e facções políticas só fazem mal, pois quanto menos governo melhor para o setor, assim tem sido um velho bordão. Governo bom é governo longe. Mas imagine isso sob fogo intenso para eleições?
Langoni defendia o crescimento econômico ser prioritariamente dependente do investimento em capital humano, quer dizer, preparar gente competitiva com inteligência de ponta para os diversos setores do país.
Nós estamos iniciando o movimento para o 9º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA) e eu conversei com Carolina Brazil, que é embaixadora do congresso para o Norte brasileiro. Amazônia que o mundo tem de conhecer o lado positivo e nós praticamente não conhecemos.
Temos um só presidente eleito e Lula, em seu discurso, afirma que “somos um só país, um só povo e uma só nação”. É muito importante que o agronegócio também seja um só.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite