CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Manifesto do Sistema CNA SENAR muda a comunicação entre campo e cidade

Publicado em 28/05/2021

Divulgação
Manifesto do Sistema CNA SENAR muda a comunicação entre campo e cidade: agora é alimento.

Manifesto do Sistema CNA SENAR muda a comunicação entre campo e cidade: agora é alimento. Ao mesmo tempo outro manifesto da líder mundial de Biotecnologia, a Bayer, também traz protagonismo para os agricultores no Pró-Carbono.

A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), representante dos agricultores, lançou um manifesto nesta quarta-feira (26) contra a agropolarização de uns contra os outros, pregando um conceito de união através do alimento. O alimento nos une a todos.

Seu presidente João Martins me disse: “temos que remar na mesma direção, está na hora de nós construirmos e não de nos degladiar, o que leva é a gente construir”. Então a categoria dos agricultores quer se aproximar dos seus clientes, os consumidores finais, e o texto do manifesto diz assim:

“O que nos alimenta nos une.

O abraço alimenta o afeto.

O entendimento alimenta a cidadania.

O conhecimento alimenta a educação.

O investimento alimenta a ciência.

A tecnologia alimenta a sustentabilidade.

A economia alimenta o otimismo.

O progresso alimenta o emprego.

O produtor alimenta o futuro.

Trabalhar juntos é o que nos alimenta unindo campo e a cidade.

Trazendo equilíbrio entre a ciência e a natureza.

Levando o bem estar por meio de toda forma de alimento.

Para o maior número de pessoas.

Somos o Sistema CNA Senar.

Alimentar é construir o futuro.”

Enquanto isso, a maior empresa de biotecnologia do mundo, a Bayer, lançou nesta quinta- feira (27) o programa Pró-Carbono, onde junto com agricultores irão cocriar o mercado de carbono, numa missão mundial de atingir 100 milhões de agricultores e, aqui no Brasil, criando uma ação colaborativa com diversos parceiros, objetivando ser uma empresa carbono neutro até 2030, num compromisso de sustentabilidade.

Portanto ao mesmo tempo a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária lança seu manifesto de “ trabalhar juntos é o que nos alimenta; e a tecnologia alimenta a sustentabilidade” e a Bayer promete tecnologia e inclusão digital colaborativa com agricultores protagonistas para carbono neutro.

“O abraço alimenta o afeto. O entendimento alimenta a cidadania. Alimentar é construir o futuro”.

Aquele abraço Brasil.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

O presidente Lula e Geraldo Alckmin, no papel de ministro da Indústria e Comércio assinaram um ótimo manifesto assumindo que precisamos de uma política econômica onde a indústria terá um papel decisivo na geração de renda e de empregos intensivos em conhecimento e de uma política social que investe nas famílias.
Clean label, um conceito que ganha preferência dos consumidores na hora de comprar alimentos. Esse termo clean label, em uma tradução direta significa rótulo limpo porque alimento está associado à saúde, e saúde rima e está diretamente vinculada com natureza, pureza. Portanto vem ganhando espaço nas preferências dos consumidores.
Na semana passada acompanhei Alysson Paolinelli a Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde se desenvolve uma agropecuária com as mesmas características dos biomas brasileiros, Cerrado, Pantanal e Amazônico. Um evento extraordinário da Totalpec.
No editorial do Estadão de ontem (dia 6), o espectro da crise hídrica, vimos que "as mudanças climáticas estão deteriorando as condições hidrológicas brasileiras".
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite