CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Marcello Brito assume o Consórcio do Desenvolvimento Sustentável da Amazônia de olho na COP Paris + 10

Publicado em 07/04/2023

Divulgação
Marcello Brito

Conversei com Marcello Brito (ex-presidente Abag, coordenador agro da Fundação Dom Cabral) que está assumindo, a convite do governador do Pará Helder Barbalho, a presidência do Consórcio para o Desenvolvimento Sustentável dos Estados da Amazônia Legal. A COP - Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas está sendo desenhada no Brasil em 2025. Será a COP Paris + 10 que deverá redesenhar as ações e agendas de combate às mudanças climáticas para a década de 2025 a 2035.

Marcello Brito também membro da Coalizão Brasil, Clima, Florestas e Agricultura terá ainda como responsabilidade conectar o sistema de agronegócio envolvendo as suas partes, a agricultura, a pecuária, com indústria, comércio, serviços, mineração e o ambiental. Marcello ainda, além de ter dirigido a Agropalma no Pará com notável êxito local e internacional, atua hoje também numa startup de chocolates da Amazônia, DeMendes.

A missão do consórcio é acelerar o desenvolvimento da Amazônia Legal de forma integrada e cooperativa, e tem como visão: “ser referência global em articulação, estratégia e governança para transformar a Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável até 2030.

Grande desafio cheio de oportunidades onde somente a liderança com base na ciência, responsabilidade social e combate ao ilegal poderá prevalecer para vencer.

Como curiosidade um estudo inédito feito pelo Juventudes, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas apresentado esta semana em São Paulo com jovens dos 6 biomas brasileiros, revelou que 36% deles não sabem em qual bioma vivem, e dentre todos, exatamente os jovens da Amazônia, são os que menos declararam se preocupar com o meio ambiente.

Ou seja, sucesso e felicidade Marcello Brito, sua missão é para heróis.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão

 

Também pode interessar

O Fávaro, senador, foi vice-governador do Mato Grosso, é produtor rural e liderou de uma maneira muito positiva a Aprosoja, do Mato Grosso, a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Mato Grosso, do maior estado produtor de grãos do mundo.
Estou em um encontro de executivos de cana-de-açúcar em Ribeirão Preto e um item que me chamou muita atenção foi o crescimento da Inteligência Artificial (IA) e de robôs na atividade da cana-de-açúcar. Conversei com o Emerson Crepaldi, COO da Solinftec, empresa que está desenvolvendo um trabalho de robôs com IA, e uma questão que me apareceu muito importante é: qual é a importância dessa tecnologia para o crescimento da agricultura no mundo e ao mesmo tempo enfrentamento de adversidades climáticas?
Estou hoje com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), Tirso de Salles Meirelles, e ele nos diz: “é uma grande alegria dizer bom dia a você, Tejon, e a seus ouvintes que são pessoas que têm uma oportunidade grande de ter as informações transparentes, objetivas para a nossa sociedade urbana e rural”.
Estou aqui no 11º Congresso de Fertilizantes, em São Paulo, é o principal setor de insumos para o agro brasileiro. Eu conversei com o Ricardo Tortorella, CEO da Associação Nacional para a Difusão do Adubo (ANDA) e perguntei a ele como está a situação dos fertilizantes.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite