CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Marcello Brito assume o Consórcio do Desenvolvimento Sustentável da Amazônia de olho na COP Paris + 10

Publicado em 07/04/2023

Divulgação
Marcello Brito

Conversei com Marcello Brito (ex-presidente Abag, coordenador agro da Fundação Dom Cabral) que está assumindo, a convite do governador do Pará Helder Barbalho, a presidência do Consórcio para o Desenvolvimento Sustentável dos Estados da Amazônia Legal. A COP - Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas está sendo desenhada no Brasil em 2025. Será a COP Paris + 10 que deverá redesenhar as ações e agendas de combate às mudanças climáticas para a década de 2025 a 2035.

Marcello Brito também membro da Coalizão Brasil, Clima, Florestas e Agricultura terá ainda como responsabilidade conectar o sistema de agronegócio envolvendo as suas partes, a agricultura, a pecuária, com indústria, comércio, serviços, mineração e o ambiental. Marcello ainda, além de ter dirigido a Agropalma no Pará com notável êxito local e internacional, atua hoje também numa startup de chocolates da Amazônia, DeMendes.

A missão do consórcio é acelerar o desenvolvimento da Amazônia Legal de forma integrada e cooperativa, e tem como visão: “ser referência global em articulação, estratégia e governança para transformar a Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável até 2030.

Grande desafio cheio de oportunidades onde somente a liderança com base na ciência, responsabilidade social e combate ao ilegal poderá prevalecer para vencer.

Como curiosidade um estudo inédito feito pelo Juventudes, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas apresentado esta semana em São Paulo com jovens dos 6 biomas brasileiros, revelou que 36% deles não sabem em qual bioma vivem, e dentre todos, exatamente os jovens da Amazônia, são os que menos declararam se preocupar com o meio ambiente.

Ou seja, sucesso e felicidade Marcello Brito, sua missão é para heróis.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão

 

Também pode interessar

A Secretaria da Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com o Sire, nossos amigos da Secretaria de Inteligência de Relações Estratégicas da Embrapa e o departamento de estatística da Universidade de Brasília, apontaram para uma safra de 330 milhões de toneladas em 10 anos.
Nosso ouvinte Sidney, do Agroconsciente Eldorado Estadão, nos perguntou sobre esse assunto do abastecimento dos alimentos no país mencionando plano safra, taxas de juros especiais e vendas de alimentos ao exterior. Caro Sidney, esse tema é um dos mais complexos de todos os tempos no mundo inteiro. Mas no Brasil vamos começar pelas partes.
A Cooperativa de Crédito Sicredi captou 80 milhões de dólares, cerca de 448 milhões de reais para financiar empresas lideradas por mulheres. Se trata de uma parceria com o DEG (sociedade alemã de investimentos e desenvolvimento) e o Proparco (instituição financeira ligada à agência francesa de desenvolvimento).
Alerta agricultores! Falsos intermediários aplicam golpes criminosos! Conversei com o delegado Matheus Dutra do Grupo Especial de Investigações Criminais da 8ª Delegacia Regional de Rio Verde, em Goiás. E a operação é gigantesca.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite