CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Maria Beatriz Bley do Green Rio para o Green São Paulo Itu: “o mosaico da bioeconomia”

Publicado em 12/05/2023

Divulgação
Maria Beatriz Bley Martins Costa, presidente da Green Rio América Latina

Hoje, 12 de maio, é um marco histórico no avanço das cidades com consciência de sustentabilidade, incluindo um agroconsciente, onde sabemos que a agricultura local e vertical fazem parte da melhoria da qualidade de vida com implicações positivas na saúde em todos os aspectos, ambiental, mental e física dos habitantes. 

Em Itu, com apoio do prefeito Guilherme Gazzola, abertura do ex-ministro Roberto Rodrigues e presença do Agroconsciente da Eldorado, Maria Beatriz Bley, presidente do Green Rio América Latina lança o movimento “o mosaico da bioeconomia” para irradiar em todo o Estado de São Paulo.

Vamos ouvir Maria Beatriz Bley Martins Costa sobre este evento neste dia em Itu:

“Bom dia Tejon, a cidade de Itu promove hoje, das 10 às 17 horas, o Green São Paulo Itu, um evento que vai tratar de assuntos como a economia circular, transição energética, gestão de resíduos, inovação e bioeconomia, indústria e empreendedorismo como agentes de sustentabilidade. Esse evento tem como chamada o mosaico da bioeconomia e tem uma vasta programação”, disse Maria Beatriz.

Teremos 3 painéis: economia circular; bioeconomia e inovação; indústrias como promotores ESG. E perguntei a Maria Beatriz sobre o que é e significa a bioeconomia para a sociedade?

“A bioeconomia é um modo de produção baseado no uso sustentável dos recursos biológicos e o objetivo é oferecer soluções inovadoras do sistema de produção visando a substituição dos recursos fósseis não renováveis como o petróleo, por exemplo. E esse é um tema que você, Tejon, sabe melhor do que eu, o quanto vem ganhando visibilidade pressionado pelo aquecimento global, pelas mudanças estruturais que ocorreram depois da Covid e da guerra na Ucrânia. Segundo dados da OCDE, da Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico, a bioeconomia movimenta no mercado mundial 2 trilhões de euros e gera 22 milhões de empregos. E eu não preciso nem dizer o quanto o Brasil tem tudo para ser um protagonista nesse cenário. E Itu pretende justamente promover um cluster de bioeconomia e inovação otimizando e identificando sinergias estratégicas no perímetro do município. Então nós estamos muito animados, muito esperançosos que esse evento seja uma referência e um motivador para o entorno de Itu, e o Estado de São Paulo se posicionar e multiplicar essa energia para todo o país. E nós contamos com a sua energia para essa diferença Tejon!”, conclui Maria Beatriz.  

Então 2 trilhões de euros o movimento econômico da bioeconomia com 22 milhões de empregos, potencial planetário de 50% do total do PIB global, e não tenho dúvida temos, sim, no Brasil tudo para sermos um protagonista mundial nesse caminho sem volta. A economia da vida, a bioeconomia. Se o PIB brasileiro movimenta hoje US$ 1.9 trilhão, com foco na bioeconomia e com um agronegócio sustentável em todas as cadeias produtivas, aí está o caminho para dobrarmos o PIB brasileiro de tamanho nos próximos 15 anos.

E que Itu faça valer a sua fama de cidade onde tudo fica muito grande, como o saudoso humorista ituano, o Simplício (Francisco Flaviano de Almeida) fazia sucesso no A Praça é Nossa. Que o Green Rio, o Green Mundo encante o Green São Paulo Itu!

Evento: O mosaico da bioeconomia

Local: Itu Plaza Hotel - Alameda das Amoreiras, 81

Data: 12 de maio

Horário: das 10 às 17 horas.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

O colunista do Estadão, Fernando Reinach, registra na sua coluna sobre ciência da última semana uma descoberta de cientistas chineses de um gene capaz de aumentar em 50% a produção de arroz e trigo por hectare. A pesquisa na área da engenharia genética já surpreendeu o mundo na virada dos anos 90 com sementes geneticamente modificadas resistentes a herbicidas, e outras resistentes a pragas, como a helicoverpa armigera, e doenças.
Realizei ao lado do Instituto Ipeso com a Abag uma pesquisa com eleitores entre 16 e 70 anos nas áreas urbanas de 5 capitais das 5 regiões: Belém, Salvador, Goiânia, São Paulo e Porto Alegre. O estudo foi apresentado num dos congressos Abag.
Conversei com Marcelo Pimenta, CEO da Serasa Experian Agro, que apresentou um recente estudo para a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) numa gigantesca amostra de 337.776 mil produtores rurais de todo país, desde familiares até grandes exportadores revelando que 91,8% deles atuam em compliance com as exigências socioambientais, o que passou a ser uma exigência do Banco Central para a concessão da linha de crédito e fundos de investimentos.
Nosso ouvinte do Jornal Eldorado, Oton de Indaiatuba, São Paulo, pediu que comentássemos o caso revelado na excelente matéria do Estadão sobre a mineração ilegal de ouro, com o título: “Organização criminosa extraiu toneladas de ouro em terra indígena no sul do Pará”, de 12 dezembro, coluna sustentabilidade, matéria do jornalista André Borges, onde uma cooperativa está envolvida, e os fatos a serem apurados irão revelar o quanto ocorreu efetiva ilegalidade dessa cooperativa com o crime organizado da mineração ilegal de ouro.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite