CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - “Meio bilhão de abelhas salvas” na São Martinho, um dos destaques no Dia Internacional da Biodiversidade

Publicado em 22/05/2024

Divulgação
União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia

O dia 22 de maio é o Dia Internacional da Biodiversidade e no dia 20 de maio celebramos o Dia Mundial da Abelha. A convivência das abelhas com a cana de açúcar mereceu destaque da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), com Renata Camargo gerente de sustentabilidade da entidade destacando: “ abelhas são responsáveis pela polinização de mais de 90% de plantas nativas e 75% das lavouras”. E a Unica apresentou os seguintes destaques:

Os exemplos apresentados mostram na Usina São Martinho: “meio bilhão de abelhas salvas”. Trata-se do projeto abelhas, que envolve 169 apicultores cadastrados, 477 apiários mapeados e um monitoramento de mais de 313 mil hectares na usina.

Na Cofco o projeto polinizar através de satélites faz um georeferenciaento, protegendo todas as áreas com colmeia das pulverizações de defensivos.

Na Usina São Manoel ocorre o projeto Ciclo do Mel em parceria com a Associação dos Apicultores de Botucatu. Há um fortalecimento de um ciclo sustentável na produção do mel, com 600 caixas de abelhas instaladas em 535 hectares de vegetação nativa preservada. Uma parte da produção é destinada a Casa Santa Maria, instituição sem fins lucrativos que atua no acolhimento de crianças adolescentes em vulnerabilidade social na cidade de São Miguel.

A Tereos mantém desde 2019 o Projeto Apícola, incentivando o respeito à apicultura e educação ambiental. Um hotel de abelhas foi inaugurado no viveiro de mudas na unidade de Cruz Alta, na cidade de Olímpia, que foi cedido pelo programa Beecare da Bayer.

Polinização do café com abelhas é outra ação crescente no país, assim como na soja e diversas lavouras. O negócio do mel é estimulante atingindo quase R$ 1 bilhão.

A Associação Brasileira de Estudos das Abelhas, A.B.E.L.H.A., é uma instituição sem fins lucrativos que reúne informações com base científica para a biodiversidade brasileira para a convivência harmônica e sustentável da agricultura com as abelhas e outros polinizadores (abelha.org.br).

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

 

Também pode interessar

Realizaremos no campus da academia Audencia, na cidade de Nantes, e também no “Salão de Agricultura de Paris" três seminários com estudantes internacionais, acadêmicos e lideranças tratando da importância vital da faixa tropical do planeta entre os trópicos de Câncer e Capricórnio para o futuro da humanidade.
Entrevistei o fundador do PENSA, o Centro de Conhecimento em Agronegócios da FIA, professor Décio Zylberzstajn, que fala de um novo agro, um agro pleno de virtudes  e acima de somente ser um agro produtivista.
A SABABV - Associação dos Amigos do Bairro do Alto da Boa Vista está convocando a sociedade para um protesto neste domingo (dia 5), às 10 horas, na Rua da Fraternidade, 800, em frente do icônico portão do Jardim Alfomares, para realizar uma caminhada ao redor da área e mobilizar o interesse público em defesa da mata e do equilíbrio ambiental da cidade.
Durante a Agrishow em Ribeirão Preto a cerimônia de premiação ocorreu no Teatro Pedro II reunindo lideranças do agronegócio eleitos em pesquisas realizadas através do Agroworld Ecosystem do Grupo Mídia. 100 mais influentes foram premiados e o destaque personalidade do ano foi para Gino Paulucci Júnior, presidente da ABIMAQ. No evento o presidente da Faesp, Tirso de Salles Meirelles, e também Juliana Farah vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro receberam a premiação.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite