CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - “Meio bilhão de abelhas salvas” na São Martinho, um dos destaques no Dia Internacional da Biodiversidade

Publicado em 22/05/2024

Divulgação
União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia

O dia 22 de maio é o Dia Internacional da Biodiversidade e no dia 20 de maio celebramos o Dia Mundial da Abelha. A convivência das abelhas com a cana de açúcar mereceu destaque da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), com Renata Camargo gerente de sustentabilidade da entidade destacando: “ abelhas são responsáveis pela polinização de mais de 90% de plantas nativas e 75% das lavouras”. E a Unica apresentou os seguintes destaques:

Os exemplos apresentados mostram na Usina São Martinho: “meio bilhão de abelhas salvas”. Trata-se do projeto abelhas, que envolve 169 apicultores cadastrados, 477 apiários mapeados e um monitoramento de mais de 313 mil hectares na usina.

Na Cofco o projeto polinizar através de satélites faz um georeferenciaento, protegendo todas as áreas com colmeia das pulverizações de defensivos.

Na Usina São Manoel ocorre o projeto Ciclo do Mel em parceria com a Associação dos Apicultores de Botucatu. Há um fortalecimento de um ciclo sustentável na produção do mel, com 600 caixas de abelhas instaladas em 535 hectares de vegetação nativa preservada. Uma parte da produção é destinada a Casa Santa Maria, instituição sem fins lucrativos que atua no acolhimento de crianças adolescentes em vulnerabilidade social na cidade de São Miguel.

A Tereos mantém desde 2019 o Projeto Apícola, incentivando o respeito à apicultura e educação ambiental. Um hotel de abelhas foi inaugurado no viveiro de mudas na unidade de Cruz Alta, na cidade de Olímpia, que foi cedido pelo programa Beecare da Bayer.

Polinização do café com abelhas é outra ação crescente no país, assim como na soja e diversas lavouras. O negócio do mel é estimulante atingindo quase R$ 1 bilhão.

A Associação Brasileira de Estudos das Abelhas, A.B.E.L.H.A., é uma instituição sem fins lucrativos que reúne informações com base científica para a biodiversidade brasileira para a convivência harmônica e sustentável da agricultura com as abelhas e outros polinizadores (abelha.org.br).

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

 

Também pode interessar

Estou hoje com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), Tirso de Salles Meirelles, e ele nos diz: “é uma grande alegria dizer bom dia a você, Tejon, e a seus ouvintes que são pessoas que têm uma oportunidade grande de ter as informações transparentes, objetivas para a nossa sociedade urbana e rural”.
Segundo o senador, a transição está sendo planejada para acontecer em duas partes: uma voltada tecnicamente à situação atual do Ministério da Agricultura e a outra ouvir todos os setores e atuar no social
Conversei com Sônia Chapman, uma das maiores especialistas de sustentabilidade no país. Ela é também diretora executiva da Rede Empresarial de Avaliação de Ciclo de Vida - Rede ACV. Esse sistema significa avaliação do berço ao berço. Quer dizer, na natureza nada se perde tudo se transforma. Para o bem ou para o mal irá depender da competência da gestão humana, todos juntos.
Entrevistei Antônio da Luz, economista-chefe da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL), que nos trouxe uma visão geral da situação das cheias.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite