CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - “Meio bilhão de abelhas salvas” na São Martinho, um dos destaques no Dia Internacional da Biodiversidade

Publicado em 22/05/2024

Divulgação
União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia

O dia 22 de maio é o Dia Internacional da Biodiversidade e no dia 20 de maio celebramos o Dia Mundial da Abelha. A convivência das abelhas com a cana de açúcar mereceu destaque da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), com Renata Camargo gerente de sustentabilidade da entidade destacando: “ abelhas são responsáveis pela polinização de mais de 90% de plantas nativas e 75% das lavouras”. E a Unica apresentou os seguintes destaques:

Os exemplos apresentados mostram na Usina São Martinho: “meio bilhão de abelhas salvas”. Trata-se do projeto abelhas, que envolve 169 apicultores cadastrados, 477 apiários mapeados e um monitoramento de mais de 313 mil hectares na usina.

Na Cofco o projeto polinizar através de satélites faz um georeferenciaento, protegendo todas as áreas com colmeia das pulverizações de defensivos.

Na Usina São Manoel ocorre o projeto Ciclo do Mel em parceria com a Associação dos Apicultores de Botucatu. Há um fortalecimento de um ciclo sustentável na produção do mel, com 600 caixas de abelhas instaladas em 535 hectares de vegetação nativa preservada. Uma parte da produção é destinada a Casa Santa Maria, instituição sem fins lucrativos que atua no acolhimento de crianças adolescentes em vulnerabilidade social na cidade de São Miguel.

A Tereos mantém desde 2019 o Projeto Apícola, incentivando o respeito à apicultura e educação ambiental. Um hotel de abelhas foi inaugurado no viveiro de mudas na unidade de Cruz Alta, na cidade de Olímpia, que foi cedido pelo programa Beecare da Bayer.

Polinização do café com abelhas é outra ação crescente no país, assim como na soja e diversas lavouras. O negócio do mel é estimulante atingindo quase R$ 1 bilhão.

A Associação Brasileira de Estudos das Abelhas, A.B.E.L.H.A., é uma instituição sem fins lucrativos que reúne informações com base científica para a biodiversidade brasileira para a convivência harmônica e sustentável da agricultura com as abelhas e outros polinizadores (abelha.org.br).

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

 

Também pode interessar

Estou em Goiás num dia de campo na Fazenda Santa Fé de Goiás, com o diretor Pedro Merola, um confinamento por onde já passou mais de 1 milhão de bois. E ele fala de como será o futuro da pecuária!
Hoje, 12 de maio, é um marco histórico no avanço das cidades com consciência de sustentabilidade, incluindo um agroconsciente, onde sabemos que a agricultura local e vertical fazem parte da melhoria da qualidade de vida com implicações positivas na saúde em todos os aspectos, ambiental, mental e física dos habitantes. Em Itu, com apoio do prefeito Guilherme Gazzola, abertura do ex-ministro Roberto Rodrigues e presença do Agroconsciente da Eldorado, Maria Beatriz Bley, presidente do Green Rio América Latina lança o movimento “o mosaico da bioeconomia” para irradiar em todo o Estado de São Paulo.
PIB caiu 8% na comparação do 1º trimestre 2022 com 2021, e 0,9% comparando o 1º trimestre 2022 com o 4º trimestre 2021; e segundo o IBGE os motivos são: seca prejudicando a safra da soja no SUL e MS.
Hoje (19), Dia do Índio, para não esquecer. Pelo último Senso 896.917 indígenas (dados de 2010), 5.972 quilombolas e 7.103 localidades.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite