CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Nunca o Brasil precisou tanto do espírito cooperativista como agora

Publicado em 13/02/2021

Cooperação exige confiança e, sem dúvida, a ótima liderança. No agro as cooperativas brasileiras têm crescido a dois dígitos em meio à crise, enfrentado gigantescos grupos empresariais e mostrado que com cooperação e democracia venceremos em qualquer situação.

Nesta semana destacamos duas cooperativas emblemáticas do Brasil para apontar seu sucesso. Os destaques vieram no jornal Valor Econômico. A primeira, o Sistema Aurora uma brilhante intercooperação no Sul. A Aurora, com seu presidente Neivor Canton. Prestem atenção, a receita bruta da Aurora cresceu 33%. Repito, a receita cresceu 33%, atingindo RS$ 14,6 bilhões.

Na reunião de todas as cooperativas do Sistema Aurora atingimos cerca de RS$ 31,5 bilhões. A China significou 40% do faturamento vindo do exterior. E o genial, dos cerca de RS$ 1,3 bilhão, a metade será distribuída entre seus cooperados, com 67 mil famílias.

O outro espetáculo cooperativista vem de Campo Mourão, Paraná, onde José Aroldo Gallassini, presidente do conselho da Coamo informa que o faturamento da cooperativa em 2020 foi RS$ 20 bilhões, e que isso superou em 43% o ano de 2019. Da mesma forma, cerca de 30 mil associados. A assembleia já aprovou investimentos para 2021.

Duas cooperativas brasileiras, uma central, a Aurora com 11 cooperativas afiliadas, e a Coamo a maior do país. O Brasil precisa olhar para o cooperativismo, como o melhor modelo de negócios para o desenvolvimento de inúmeras regiões pobres do país.

Precisamos de muito mais cooperação, da filosofia cooperativista. E onde tem uma boa cooperativa, liderada nos padrões corretos da governança, ali tem os melhores índices de desenvolvimento humano da nação. Nunca precisamos tanto das cooperativas e do cooperativismo como agora, no nosso Brasil.

José Luiz Tejon para Cabeça de Líder.

Também pode interessar

Uma pergunta seria qual a qualidade com a qual estamos aplicando defensivos químicos e ou biológicos no país? O item dentre todos mais delicado nas operações agrícolas tem o melhor laboratório da América Latina na Universidade Estadual do Norte Pioneiro, em Bandeirantes, no Paraná.
O presidente Lula e Geraldo Alckmin, no papel de ministro da Indústria e Comércio assinaram um ótimo manifesto assumindo que precisamos de uma política econômica onde a indústria terá um papel decisivo na geração de renda e de empregos intensivos em conhecimento e de uma política social que investe nas famílias.
No estudo das grandes crises mundiais podemos observar que uma desgraça nunca vem só. Sempre atraem outras em paralelo. Então crise sanitária mundial, crise hídrica, crise climática, crise alimentar, crise econômica e crise de gestão, liderança, ausência de um planejamento estratégico competente para enfrentar esse caos.
A informação acima foi realizada a partir de um estudo inédito da Serasa Experian Agro sobre uma amostra de 10% do total de pretendentes contratantes do crédito rural e/ou seguro  no ano passado, num total de 163.600 produtores rurais. O Head de agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta, me disse: “quando o assunto é ESG não basta só olhar para o crédito, é importante avaliar os dois aspectos: Agro Score e Score ESG Agro.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite