CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Nesta semana o Brasil será a Capital mundial das mulheres e da juventude do agronegócio

Publicado em 24/10/2022

CNMA e YAMI 2022

Dias 26 e 27 de outubro no Transamerica Expocenter mais de 2.500 congressistas e cerca de 500 jovens, num recorde de público, estarão debatendo a importância da coordenação das cadeias produtivas como fator decisivo para o crescimento do agro nesta década, e a integração latino-americana no 7º Congresso Nacional das Mulheres do Agro (CNMA); enquanto no congresso paralelo o 4º Yami - Youth Agribusiness Movement International, Congresso da Juventude, estará revelando as oportunidades do mundo para a juventude agro brasileira.

Na abertura do congresso das mulheres teremos as apresentações da Gislaine Balbinot, diretora executiva da Abag; da Teresa Vendramini, presidente da SRB; Ingo Plöger, presidente do Conselho Latino Americano de Negócios; e de Nilson Leitão, presidente do Instituto Pensar Agro.

Mesas redondas das cadeias produtivas da agroenergia; das cadeias produtivas vegetal e da proteína animal. Temas como inovação, ESG, gestão e sucessão estarão presentes.

Em todos os setores empresariais mundiais estudados são constatadas melhorias de performance com a presença feminina no alto comando das organizações. O agronegócio, que inclui a indústria, comércio e serviços do antes e do pós-porteira das fazendas, apresenta uma significativa presença feminina com CEOs e dirigentes como será possível constatar neste 7º CNMA .

A agropecuária evidencia o protagonismo da mulher, que sempre foi presente, não esquecendo que foram as mulheres que criaram a agricultura, com uma agora participação crescente nos sindicatos rurais, cooperativas, e diversas associações produtoras, bem como nas fazendas. As mulheres se destacam como liderança, responsabilidade com meio ambiente, recursos humanos e bem estar animal; com forte impacto na comunicação; empreendedorismo; velocidade na introdução das inovações, resiliência e afetividade.

No Congresso da Juventude do Agro, teremos de ciência genética até a arte do metaverso. Petula Nascimento, gerente de infraestrutura e sustentabilidade na diretoria de governança e gestão da Embrapa, ao lado de Alberto Yoshida da Andav; André Fukugauti da Bayer e Sibelle de Andrade ê Silva, diretora de Inovação do Ministério da Agricultura farão a abertura .

Gestão digital; o legado da nova governança, a carreira dos ACO’s – Agribusiness Chief Officer será debatida com CEOs; a mídia e comunicação; transição alimentar, e um painel sobre educação com Fundação Dom Cabral, FIA, USP; Esalq e Desi Schmitt da Audencia Business School, da França.

Com os cenários atuais em profundas transformações, os movimentos de segurança alimentar, energética e ambiental, e as revoluções digitais, biológicas, genéticas, mudança de clima e sustentabilidade há uma necessidade gigantesca de interdisciplinaridade como carreiras para os jovens, no Brasil e no mundo.

E vai uma mensagem do Prof. Dr. Ray Goldberg, criador do conceito de agribusiness na Universidade de Harvard, agora para o mundo contemporâneo. Ele pede: “precisamos unir um mundo dividido em que muitos políticos tentam nos separar. O sistema alimentar significa vida e saúde e tem uma chance de mostrar ao mundo e aos líderes que podemos trabalhar juntos. Precisamos unir o nosso mundo como precisamos unir o sistema alimentar. Um mundo mais limpo. Nossos homens e mulheres precisam trabalhar juntos. Precisamos de uma educação mutidisciplinar. Precisamos de uma liderança que una o mundo, assim como é o único caminho para o futuro do sistema agroalimentar e da evolução e da cidadania”. (Prof. Dr. Ray Goldberg, Harvard).

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Nos dias 25 e 26 de outubro no Congresso Nacional das Mulheres do Agro (CNMA) o tema deste ano envolverá os desafios para dobrar o agronegócio brasileiro de tamanho com sustentabilidade e ainda propiciando obtermos uma “marca brasileira” desta proposta perante o mundo.
O Brasil é campeão mundial nos impostos sobre alimentos industrializados, cerca de 25%, enquanto países da OCDE – Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico) a média é de 7%.
Após a invasão da Praça dos 3 Poderes, em Brasília, recebemos centenas de manifestos de entidades do sistema do agronegócio repudiando os atos de 8 de janeiro último, com a preocupação na imagem do setor, pedindo que não ocorra uma generalização dos atos de vandalismo associados a agropecuária.
A cartilha que tem como objetivo esclarecer conceitos, termos, mas também indicar caminhos de como fazer uma melhor gestão das emissões de carbono.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite