CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Mensagens de Líderes Agroconscientes 2023: Ricardo Santin, presidente da ABPA

Publicado em 23/12/2022

Divulgação ABPA
Ricardo Santin, presidente da ABPA

Estou ouvindo líderes do setor, um deles admirável o Ricardo Santin, ele é o presidente da ABPA – Associação Brasileira da Proteína Animal. Esse frango, esse suíno, essa coisa deliciosa das festas é com ele aqui que as coisas acontecem. Então, Santin, o ano como foi, a perspectiva e a mensagem que você manda para todos os nossos ouvintes aqui da Eldorado/Estadão.

“Olá Tejon, é um prazer imenso falar com os ouvintes da Eldorado/Estadão e a avaliar um ano positivo. Saímos da pandemia sem ter parado de produzir e crescemos na exportação de aves em 5,6%, oferecemos crescimento de comida e principalmente o suíno para o brasileiro, porque esse é o nosso maior cliente. Tivemos um ano positivo e esperamos agora uma projeção para 2023 também. Infelizmente há doenças no mundo que vão fazer o Brasil produzir mais, e precisar mais do produto brasileiro. Em princípio eu quero mandar uma mensagem positiva para uma cadeia com mais de 4 milhões de pessoas que trabalham, mais de 100 mil pequenas famílias que produzem. A comida que eles comem é a mesma que nós comemos e 500 mil trabalhadores de chão de fábrica eu quero desejar um Feliz Ano Novo, um Feliz Natal, com muito frango, muito suíno, muito ovo na mesa também, churrasquinho de frango e de suíno e o ovo na sobremesa, trazendo acima de tudo nutrientes acessíveis para a população que merece ter um ano melhor”.

Não nos esquecendo do nosso santo ovo de cada dia que faz um sucesso e o pessoal dos suínos que fez um belo trabalho, crescendo  no consumo per capita e o frango já é um campeão de longa data. Ricardo Santin, parabéns e vamos para 2023!

“Que Deus proteja todas as famílias e que tenhamos um feliz 2023!”

Obrigado.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Estou em um evento da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), um Smart Market onde se estuda muito o movimento da gestão dos supermercados brasileiros que significam o grande elo do sistema do agronegócio do Brasil. E eu estou com o Márcio Milan, que é vice-presidente de assuntos institucionais e administrativos e financeiro da ABRAS e perguntei a ele como está a situação dos supermercados brasileiros nesse momento econômico.
Nas últimas semanas os analistas financeiros tem colocado para baixo as expectativas do PIB do país para 2022, em uma associação com os efeitos climáticos prejudicando as safras e consequentemente o agronegócio brasileiro.
Fui chamado à atenção: “qual o papel do Brasil na segurança alimentar global? Me perguntou Cléber Soares, diretor de inovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Essa pergunta me incomodou. Sem a crise Covid-19 o drama já era gigantesco.
Teremos diminuição de safras para este ciclo 2023/24. A Conab prevê menos 2,4% comparado com o ano passado. E no Brasil Central já existem agricultores que desistiram da lavoura da soja, e vão plantar milho em janeiro, em função do déficit hídrico, da seca. Conversei com o agricultor José Eduardo de Macedo Soares, eleito o melhor produtor de soja do país sob o ponto de vista da qualidade agronômica com que faz sua lavoura.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite