CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Mensagens de Líderes Agroconscientes 2023: Ricardo Santin, presidente da ABPA

Publicado em 23/12/2022

Divulgação ABPA
Ricardo Santin, presidente da ABPA

Estou ouvindo líderes do setor, um deles admirável o Ricardo Santin, ele é o presidente da ABPA – Associação Brasileira da Proteína Animal. Esse frango, esse suíno, essa coisa deliciosa das festas é com ele aqui que as coisas acontecem. Então, Santin, o ano como foi, a perspectiva e a mensagem que você manda para todos os nossos ouvintes aqui da Eldorado/Estadão.

“Olá Tejon, é um prazer imenso falar com os ouvintes da Eldorado/Estadão e a avaliar um ano positivo. Saímos da pandemia sem ter parado de produzir e crescemos na exportação de aves em 5,6%, oferecemos crescimento de comida e principalmente o suíno para o brasileiro, porque esse é o nosso maior cliente. Tivemos um ano positivo e esperamos agora uma projeção para 2023 também. Infelizmente há doenças no mundo que vão fazer o Brasil produzir mais, e precisar mais do produto brasileiro. Em princípio eu quero mandar uma mensagem positiva para uma cadeia com mais de 4 milhões de pessoas que trabalham, mais de 100 mil pequenas famílias que produzem. A comida que eles comem é a mesma que nós comemos e 500 mil trabalhadores de chão de fábrica eu quero desejar um Feliz Ano Novo, um Feliz Natal, com muito frango, muito suíno, muito ovo na mesa também, churrasquinho de frango e de suíno e o ovo na sobremesa, trazendo acima de tudo nutrientes acessíveis para a população que merece ter um ano melhor”.

Não nos esquecendo do nosso santo ovo de cada dia que faz um sucesso e o pessoal dos suínos que fez um belo trabalho, crescendo  no consumo per capita e o frango já é um campeão de longa data. Ricardo Santin, parabéns e vamos para 2023!

“Que Deus proteja todas as famílias e que tenhamos um feliz 2023!”

Obrigado.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

No 21º Congresso Brasileiro do Agronegócio da Abag e B3, nesta semana, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, enfatizou em seu discurso que sofremos de ausência ou péssima comunicação do agronegócio do país, com a sociedade brasileira e com o mundo.
Conversei com Fábio Feldmann sobre as leis que protegem a nossa Mata Atlântica e ele me disse: “Tejon, você me perguntou sobre a Mata Atlântica e sobre tentativas de mudar a lei da Mata Atlântica e você me disse que o ouvinte Amauri Moraes estaria preocupado com isso. Em primeiro lugar eu queria dizer que a Mata Atlântica está protegida pela Constituição brasileira e é considerada um patrimônio nacional".
Existem pessoas que vivem suas existências com a profunda convicção de serem os “credores” do universo. O mundo está em permanente dívida com eles. Desde os pais, as suas casas da infância, na escola, nas profissões. Os amigos estão sempre em dívida, a família também. Os colegas de trabalho devem, as empresas onde trabalham são da mesma forma devedoras desses “credores universais”.
Encerramos o VI CNMA, Congresso Nacional das Mulheres do Agro. E também o YAMI - Youth Agribusiness Movement International. A palavra mágica que mudaria o mundo inicia e passa pelo “se”.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite