CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Mensagens de Líderes Agroconscientes 2023: Ricardo Santin, presidente da ABPA

Publicado em 23/12/2022

Divulgação ABPA
Ricardo Santin, presidente da ABPA

Estou ouvindo líderes do setor, um deles admirável o Ricardo Santin, ele é o presidente da ABPA – Associação Brasileira da Proteína Animal. Esse frango, esse suíno, essa coisa deliciosa das festas é com ele aqui que as coisas acontecem. Então, Santin, o ano como foi, a perspectiva e a mensagem que você manda para todos os nossos ouvintes aqui da Eldorado/Estadão.

“Olá Tejon, é um prazer imenso falar com os ouvintes da Eldorado/Estadão e a avaliar um ano positivo. Saímos da pandemia sem ter parado de produzir e crescemos na exportação de aves em 5,6%, oferecemos crescimento de comida e principalmente o suíno para o brasileiro, porque esse é o nosso maior cliente. Tivemos um ano positivo e esperamos agora uma projeção para 2023 também. Infelizmente há doenças no mundo que vão fazer o Brasil produzir mais, e precisar mais do produto brasileiro. Em princípio eu quero mandar uma mensagem positiva para uma cadeia com mais de 4 milhões de pessoas que trabalham, mais de 100 mil pequenas famílias que produzem. A comida que eles comem é a mesma que nós comemos e 500 mil trabalhadores de chão de fábrica eu quero desejar um Feliz Ano Novo, um Feliz Natal, com muito frango, muito suíno, muito ovo na mesa também, churrasquinho de frango e de suíno e o ovo na sobremesa, trazendo acima de tudo nutrientes acessíveis para a população que merece ter um ano melhor”.

Não nos esquecendo do nosso santo ovo de cada dia que faz um sucesso e o pessoal dos suínos que fez um belo trabalho, crescendo  no consumo per capita e o frango já é um campeão de longa data. Ricardo Santin, parabéns e vamos para 2023!

“Que Deus proteja todas as famílias e que tenhamos um feliz 2023!”

Obrigado.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

A Agrishow está um verdadeiro show de inovações. Quando falamos em home office já podemos, sem dúvida, tratar de uma “farmoffice”, ou seja, uma fazenda administrada de casa, ou uma “homefarm”. Visitando stands vi, por exemplo, na Jacto, 41 inovações sendo apresentadas na feira. Na New Holland o primeiro trator movido a biometano.
Ano novo, governo novo, peças do Lego do agronegócio, jogadas sobre a mesa. A transição falou das intenções, boas e bem intencionadas. As partes, as peças do Lego são citadas e mencionadas, mais como fins entremeadas por alguns meios.
Entrevistei hoje George Hiraiwa que foi Secretário da Agricultura do Estado do Paraná, e hoje é diretor de inovação da Sociedade Rural Brasileira e também dirige o Cocriagro que é um hub de inovação para formar a juventude brasileira para estar apta a dirigir o novo agronegócio do futuro.
Conversei muito nestes dias com o pesquisador da Embrapa Solos José Carlos Polidoro. Ele está no Grupo de Trabalho do Plano Nacional de Fertilizantes que será implementado a partir do final deste mês. O plano objetiva a médio e longo prazos permitir que o Brasil reduza a menos de 50% sua dependência de fertilizantes importados, dobrando a oferta para mais de 80 milhões de toneladas até 2050.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite