CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Mensagens de Líderes Agroconscientes 2023: Ricardo Santin, presidente da ABPA

Publicado em 23/12/2022

Divulgação ABPA
Ricardo Santin, presidente da ABPA

Estou ouvindo líderes do setor, um deles admirável o Ricardo Santin, ele é o presidente da ABPA – Associação Brasileira da Proteína Animal. Esse frango, esse suíno, essa coisa deliciosa das festas é com ele aqui que as coisas acontecem. Então, Santin, o ano como foi, a perspectiva e a mensagem que você manda para todos os nossos ouvintes aqui da Eldorado/Estadão.

“Olá Tejon, é um prazer imenso falar com os ouvintes da Eldorado/Estadão e a avaliar um ano positivo. Saímos da pandemia sem ter parado de produzir e crescemos na exportação de aves em 5,6%, oferecemos crescimento de comida e principalmente o suíno para o brasileiro, porque esse é o nosso maior cliente. Tivemos um ano positivo e esperamos agora uma projeção para 2023 também. Infelizmente há doenças no mundo que vão fazer o Brasil produzir mais, e precisar mais do produto brasileiro. Em princípio eu quero mandar uma mensagem positiva para uma cadeia com mais de 4 milhões de pessoas que trabalham, mais de 100 mil pequenas famílias que produzem. A comida que eles comem é a mesma que nós comemos e 500 mil trabalhadores de chão de fábrica eu quero desejar um Feliz Ano Novo, um Feliz Natal, com muito frango, muito suíno, muito ovo na mesa também, churrasquinho de frango e de suíno e o ovo na sobremesa, trazendo acima de tudo nutrientes acessíveis para a população que merece ter um ano melhor”.

Não nos esquecendo do nosso santo ovo de cada dia que faz um sucesso e o pessoal dos suínos que fez um belo trabalho, crescendo  no consumo per capita e o frango já é um campeão de longa data. Ricardo Santin, parabéns e vamos para 2023!

“Que Deus proteja todas as famílias e que tenhamos um feliz 2023!”

Obrigado.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Marcello Brito traz uma visão positiva até o momento da Cop-26 para o Brasil, ressalta a importância do Plano Renovabio para a transição energética e do carbono e acrescenta que temos uma lei florestal excelente, basta apenas ser cumprida.
"The worst bullying in the world is the one you feel against yourself". The 3 key secrets to face bullying, “ here, there and everywhere”.
Estive com líderes agricultores e essa pergunta é feita: afinal, quando vai funcionar esse tal mercado do carbono e como vai? Fabiana Villa Alves, diretora do Departamento de Cadeias Produtivas e Agregação de Valor do Ministério da Agricultura, dirige o programa “Cadeias Produtivas Agropecuárias Descarbonizadas”. Uma extraordinária ideia associada ao Plano ABC + e carbono + verde.
Entrevistei Claudia Calais, diretora executiva da Fundação Bunge, no 70º Prêmio Bunge de Ciência totalmente agroconsciente. Neste ano evento com quatro premiações ocorridas nesta semana em São Paulo.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite