CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Mensagens de Líderes Agroconscientes 2023: Ricardo Tortorella, diretor executivo da ANDA

Publicado em 28/12/2022

Divulgação ANDA
Ricardo Tortorella, diretor executivo da ANDA

Eu estou hoje aqui com o Ricardo Tortorella, diretor executivo da Associação Nacional para Difusão do Adubo, adubo, fertilizante esse que nas condições do solo brasileiro se não existir a gente não produz. Portanto, a história do Pero Vaz de Caminha, “em se plantando tudo dá” não é verdade. Em se plantando adubando dá. Não podemos esquecer disso. Tortorella, terminando 2022, crise lá na Rússia, aquela guerra, a gente tem muita importação. Como é que foi 2022 e as perspectivas para 2023 desse setor que é essencial do agro brasileiro.

“Olá Tejon, prazer em estar com você aqui mais uma vez e foi um ano atípico. 2022 começamos o ano com dúvidas de abastecimento, crises no segundo semestre do ano passado muito fortes, geopoliticamente falando, politicamente a Bielorússia já sofria repressões, tínhamos crise de inflação no mundo de energia, petróleo caro, preços de fertilizantes subindo e a grande questão era nós vamos ter abastecimento e esse abastecimento vai fluir, sim ou não? Prevíamos no início do ano uma safra de 300 milhões de grãos e começou o ano o clima foi determinando cada vez menor essa safra, dia 2 de fevereiro fecha a Bielorússia, pra nós dos insumos, importamos muito esses insumos, o Brasil produz apenas 7% do seu potássio, por exemplo, e 93% vem de fora dos quais boa parte, quase a metade, da Bielorússia e da Rússia. A Bielorússia para no início de fevereiro e quando a gente acha que vai melhorar e vem um equilíbrio a Rússia invade a Ucrânia e novamente o produtor rural e nós todos, como brasileiros, compramos o adubo e ficamos com uma dúvida: vai ter o abastecimento sim ou não? Passados 6 meses e pra gente resumir a ópera, uma ansiedade danada, muita operação, muito trabalho para garantir e garantimos uma safra recorde nesse ano. Nosso produtor rural recebeu fertilizantes em tempo e em ordem, claro, a variável de ajuste foi o preço, infelizmente foi um preço alto dado pela oferta e demanda mundial. Nós somos comprador desse preço lá fora e o mundo inteiro quis comprar fertilizantes e tinha dúvida da Rússia que é um player importante para o mundo todo. O que a gente espera para 2023 é que essas equações sejam menores e que seja um ano mais calmo para o nosso produtor rural, que ele possa se planejar um pouco melhor e que o medo do desabastecimento esteja superado.”

Ou seja, um ano mais calmo. Nutrientes para a Vida é uma ação que vocês tem e voltadas a nós, aqui, consumidores finais de alimentos. Ou seja quando eu consumo qualquer produto originado nos campos, se ele for bem nutrido faz bem para a minha saúde. É esse a ideia de NPV?

“Exatamente na verdade tudo que a gente come e que vem desse solo hoje como consumidores nós somos altamente exigentes. Vivemos e queremos ser cada vez mais essa questão da saudabilidade, é muito importante comermos bem e em todos os sentidos e pra comermos bem, o que a gente come precisa ser muito bem plantado e o solo que traga essa planta que a gente come, esse fruto que a gente come, tenha os nutrientes necessários e isso, infelizmente, não está na natureza, a gente precisa aditivar esse solo e o nutriente tenta explicar para a sociedade o quão importante são esses nutrientes nessa nossa alimentação. São fundamentais e vitais para que a gente possa comer bem e ser uma sociedade mais saudável.”

Muito bom, Nutrientes para a Vida, da Anda, e que os fertilizantes fertilizem além das plantas, o solo, e a nossa mente também em 2023. Grande abraço Tortorella.

“Assim seja Tejon! Obrigado.”

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

 

Também pode interessar

Conversei muito nestes dias com o pesquisador da Embrapa Solos José Carlos Polidoro. Ele está no Grupo de Trabalho do Plano Nacional de Fertilizantes que será implementado a partir do final deste mês. O plano objetiva a médio e longo prazos permitir que o Brasil reduza a menos de 50% sua dependência de fertilizantes importados, dobrando a oferta para mais de 80 milhões de toneladas até 2050.
We are through an aggressive moment of global polarisation, observing radical opposites vociferating against each other and, in addition, leaders such as Donald Trump, Putin, Xijin Ping, just to mention the three great leaders with their gigantic global impacts, and all of them, boasting powerful atomic weapons, which reminds us of the magnificent scientist Marie Curie, a Polish physicist, and chemist, naturalised French who, in 1903, won the Nobel Prize in Physics and, in 1911, Chemistry Nobel Prize.
A cartilha que tem como objetivo esclarecer conceitos, termos, mas também indicar caminhos de como fazer uma melhor gestão das emissões de carbono.
Agronegócio é 1/3 do PIB diretamente, e outros tantos indiretamente, enquanto isso, o cenário das safras piora. Precisamos de um plano emergencial. Existe potencial instalado no país, só depende de lideranças com foco na administração e mitigação dos fatores incontroláveis.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite