CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Mulheres conquistam ouro nas Olimpíadas, e na agro Olimpíada serão sucesso no 9º CNMA

Publicado em 12/08/2024

Divulgação.
Medalhistas brasileiras na Olimpíada de Paris

Um destaque interessante foi a performance das mulheres na Olimpíada de Paris, onde os três ouros brasileiros são femininos (4 mulheres:  Beatriz Souza, Rebeca Andrade, e Duda/Ana - vôlei de praia) e 60% de todas as medalhas também mulheres. Nos Estados Unidos 26 das 40 medalhas de ouro também do feminino, 65% mulheres.

Aqui no Brasil, na nossa agro Olimpíada tropical onde tecnologia, superação da produtividade, dos desafios ambientais e das mudanças climáticas são exigências similares aos elevados rigores olímpicos, as mulheres vêm sendo cada vez mais protagonistas.

Se destacam por acelerar a inovação, pelo compromisso com a sucessão, com meio ambiente, bem-estar animal, com o empreendedorismo e o cooperativismo.

Em cada região brasileira nasce um núcleo de mulheres do agro, e nos próximos dias 23 e 24 de outubro vai ocorrer o 9º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, numa proposta da mulher agrobrasileira –  voz para o mundo.

As pesquisadoras brasileiras serão destaque mostrando o impacto de suas pesquisas no planeta inteiro; as cooperativas irão evidenciar o quanto atuam globalmente, e a meta de dobrar o agro de tamanho nos próximos 12 a 15 anos serão discutidos com lideranças nacionais e internacionais.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, já confirmou sua presença e trará parte de sua equipe feminina para o 9º CNMA, no Transamerica Expocenter, dias 23/24 de outubro.

Ou seja, protagonismo das mulheres na Olimpíada e, da mesma forma, cada vez mais protagonismo das mulheres na agro Olimpíada, onde os recordes de produção e produtividade precisam ser superados a cada safra e rotação da criação. E tudo com a ética olímpica da sustentabilidade.

Parabéns atletas olímpicos brasileiros, ao quadro de mulheres e parabéns  a mulher agro brasileira – voz para o mundo. O agro é cada vez mais uma competição olímpica mundial, incluindo combate à fome, desigualdade social e saúde do planeta como um conceito único.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Quando eu tinha 25 anos de idade na cidade de Pompeia eu tinha um ótimo patrão, que também era um extraordinário mentor. Senhor Shunji Nishimura, fundador da Jacto, e que deixou um legado fantástico: a Fundação Shunji Nishimura de tecnologia. 
Estive no lançamento da Semana da Suinocultura, em São Paulo, ao lado da Patrícia Paula Mendes e da Renata Amaral, diretora e gerente de Sustentabilidade do GPA do Grupo Pão de Açúcar, e uma coisa interessantíssima foi apresentada nesse evento, que é uma iniciativa do supermercado de  um compromisso na busca da originação sustentável da carne suína, no pensar no animal, ou seja, tudo aquilo que significa da origem até o consumidor final.
Regarding the climate tragedy that happened in the south of the country, to face such a serious dramatic situation requires courage and determination to be overcome. Brazil is a nation that has faced suffering along its history, and we can find it registered throughout the country.
Na reunião do Cosag  - Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp -  nesta semana, João Dornellas, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos e Bebidas (ABIA) informou que agregação de valor e geração de empregos passam necessariamente pela industrialização de alimentos e bebidas.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite