CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - O que é mesmo agronegócio? O ChatGPT sabe e responde.

Publicado em 26/06/2023

Divulgação
ChatGPT, a IA a serviço do agronegócio

Inteligência Artificial é cruel. Se você não se aprofundar nas matérias, a IA vai comandar você. Olha só a resposta perfeita do ChatGPT para a questão: “o que é agronegócio?

Uma resposta precisa, completa e perfeita, como se a tivéssemos extraído do Prof. Ray Goldberg, lá em Harvard, o criador desse conceito, cuja interpretação a grande maioria de quem o menciona no Brasil o confunde e o minimiza.

ChatGPT respondeu: “Agronegócio é um termo utilizado para descrever as atividades empresariais relacionadas à produção, processamento, distribuição e comercialização de produtos agrícolas”. E continua brilhante o ChatGPT: “ele engloba toda cadeia produtiva do setor agrícola, desde os insumos utilizados na agricultura, como sementes, fertilizantes e máquinas até as operações nas propriedades rurais, processamento e armazenagem de commodities agrícolas, transporte, marketing e venda dos produtos finais”.

E o ChatGPT continua dando show informando que “o agronegócio abrange diversos setores, envolvendo animais, pesca, silvicultura e indústrias relacionadas e abraça tanto operações de pequena escala como propriedades familiares, quanto empresas multinacionais”.

E o ChatGPT insiste: “agronegócio vai além da atividade primária, inclui pesquisa, serviços, seguro rural”. E o agronegócio,  conclui o ChatGPT, “é influenciado por políticas governamentais, avanços tecnológicos, dinâmicas de mercado, preocupações ambientais e preferências do consumidor.

E o que você precisa aprender para ser um gestor do agronegócio? E o ChatGPT responde: “requer conhecimento profundo de práticas agrícolas, tendências de mercado, gestão de cadeia de suprimentos e avaliação de riscos para navegar pelas complexidades do setor e maximizar lucratividade”.

Ufa, tá bom professor ChatGPT! Recomendo que todas as lideranças e envolvidos nesse sistema complexo pegue a definição de agronegócio (pode ser em inglês também, agribusiness) e não cometa mais o erro de dizer besteiras como agronegócio sendo agropecuária só de grandes fazendas, que agricultura familiar não é agronegócio, que produtos orgânicos, veganos, agroecologia não são agronegócio; que agronegócio é tão somente sinônimo de agropecuária, esquecendo de tudo que o envolve.

Agora IA, ChatGPT serve para nos colocar num patamar de não ignorar o óbvio, e a tecnologia digital será cada vez mais uma área a serviço de um mundo cada vez mais analógico.

Pois o que fazer com o agronegócio, como fazer e para que, e quem fazer, e distinguir entre “o que posso fazer e o que não devo fazer”, isso somente a inteligência e a ética humana podem resolver.

Agricultura, indústria, comércio, serviços, ciência, pesquisa e percepção de consumidores, ou os envolvemos nesse raciocínio integrado ou, se não, cuidado, o ChatGPT sabe muito mais e vai dominar você.

Não adianta temer inteligência artificial. A solução é estudo profundo para o bom senso prevalecer e não sermos comandados pelos robots. Caso contrário podemos virar “lumpens digitales” (expressão dita pelo escritor Umberto Eco em um encontro no MIT, nos anos 90, debatendo a internet com Nicholas Negroponte diretor do “Midia Lab” se referindo aos que ficarão na superfície das redes ao invés de mergulharem na sua profundidade).

ChatGPT sabe muito bem a correta definição do que é agronegócio.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

Amar é aperfeiçoar. Quem ama aperfeiçoa. Podemos aprender sempre até o último segundo da vida, porém o que fazemos em um ser humano até 7 anos de idade irá decidir toda a sua vida.
Dias 26 e 27 de outubro no Transamerica Expocenter mais de 2.500 congressistas e cerca de 500 jovens, num recorde de público, estarão debatendo a importância da coordenação das cadeias produtivas como fator decisivo para o crescimento do agro nesta década, e a integração latino-americana no 7º Congresso Nacional das Mulheres do Agro (CNMA).
Entrevista com o deputado Arnaldo Jardim, vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária na abertura do Congresso Internacional Agro Sustentável Rio + Agro, no Rio de Janeiro. Ele aborda a importância de um pacto nacional para uma política comum ao país no desenvolvimento agroconsciente daqui pra frente.
Na série voz de líder Agroconsciente ouvimos a diretora do Sindicato Rural de Bastos, no Estado de São Paulo, a capital nacional do ovo, Cristina Nagano. Os custos da ração dobraram, milho e soja, do premix idem em dólar e das embalagens também, e o setor não consegue repassar preços aos consumidores, que terminam por consumir menos.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite