CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - O que é mesmo agronegócio? O ChatGPT sabe e responde.

Publicado em 26/06/2023

Divulgação
ChatGPT, a IA a serviço do agronegócio

Inteligência Artificial é cruel. Se você não se aprofundar nas matérias, a IA vai comandar você. Olha só a resposta perfeita do ChatGPT para a questão: “o que é agronegócio?

Uma resposta precisa, completa e perfeita, como se a tivéssemos extraído do Prof. Ray Goldberg, lá em Harvard, o criador desse conceito, cuja interpretação a grande maioria de quem o menciona no Brasil o confunde e o minimiza.

ChatGPT respondeu: “Agronegócio é um termo utilizado para descrever as atividades empresariais relacionadas à produção, processamento, distribuição e comercialização de produtos agrícolas”. E continua brilhante o ChatGPT: “ele engloba toda cadeia produtiva do setor agrícola, desde os insumos utilizados na agricultura, como sementes, fertilizantes e máquinas até as operações nas propriedades rurais, processamento e armazenagem de commodities agrícolas, transporte, marketing e venda dos produtos finais”.

E o ChatGPT continua dando show informando que “o agronegócio abrange diversos setores, envolvendo animais, pesca, silvicultura e indústrias relacionadas e abraça tanto operações de pequena escala como propriedades familiares, quanto empresas multinacionais”.

E o ChatGPT insiste: “agronegócio vai além da atividade primária, inclui pesquisa, serviços, seguro rural”. E o agronegócio,  conclui o ChatGPT, “é influenciado por políticas governamentais, avanços tecnológicos, dinâmicas de mercado, preocupações ambientais e preferências do consumidor.

E o que você precisa aprender para ser um gestor do agronegócio? E o ChatGPT responde: “requer conhecimento profundo de práticas agrícolas, tendências de mercado, gestão de cadeia de suprimentos e avaliação de riscos para navegar pelas complexidades do setor e maximizar lucratividade”.

Ufa, tá bom professor ChatGPT! Recomendo que todas as lideranças e envolvidos nesse sistema complexo pegue a definição de agronegócio (pode ser em inglês também, agribusiness) e não cometa mais o erro de dizer besteiras como agronegócio sendo agropecuária só de grandes fazendas, que agricultura familiar não é agronegócio, que produtos orgânicos, veganos, agroecologia não são agronegócio; que agronegócio é tão somente sinônimo de agropecuária, esquecendo de tudo que o envolve.

Agora IA, ChatGPT serve para nos colocar num patamar de não ignorar o óbvio, e a tecnologia digital será cada vez mais uma área a serviço de um mundo cada vez mais analógico.

Pois o que fazer com o agronegócio, como fazer e para que, e quem fazer, e distinguir entre “o que posso fazer e o que não devo fazer”, isso somente a inteligência e a ética humana podem resolver.

Agricultura, indústria, comércio, serviços, ciência, pesquisa e percepção de consumidores, ou os envolvemos nesse raciocínio integrado ou, se não, cuidado, o ChatGPT sabe muito mais e vai dominar você.

Não adianta temer inteligência artificial. A solução é estudo profundo para o bom senso prevalecer e não sermos comandados pelos robots. Caso contrário podemos virar “lumpens digitales” (expressão dita pelo escritor Umberto Eco em um encontro no MIT, nos anos 90, debatendo a internet com Nicholas Negroponte diretor do “Midia Lab” se referindo aos que ficarão na superfície das redes ao invés de mergulharem na sua profundidade).

ChatGPT sabe muito bem a correta definição do que é agronegócio.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

A Federação da Agricultura do Estado de São Paulo está às portas de uma eleição para sua presidência. Conversei com Tirso Meirelles, que é candidato à presidência da Faesp, pedindo a ele que nos mostrasse e fizesse saber os principais pontos para à presidência da entidade.
We are one month away from the 9th National Congress of Women in Agribusiness at Transamerica Expocenter, São Paulo, Brazil, to be held on October 23th and 24th.
Agora em novembro no Egito vai ocorrer a COP27, na Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. O ministro Marcos Montes está correto, uma posição conjunta do continente americano seria obviamente o ideal.
Estou aqui hoje em um momento muito especial no lançamento de um livro muito importante neste nosso mundo de guerras comerciais: “Brasil e Mundo Árabe”, aqui na Câmara de Comércio Árabe Brasileira, escrito por seu ex-presidente, atual conselheiro de Administração e Orientação da mesma câmara, e cônsul da Tunísia, Rubens Hannun.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite