CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - O que é mesmo agronegócio? O ChatGPT sabe e responde.

Publicado em 26/06/2023

Divulgação
ChatGPT, a IA a serviço do agronegócio

Inteligência Artificial é cruel. Se você não se aprofundar nas matérias, a IA vai comandar você. Olha só a resposta perfeita do ChatGPT para a questão: “o que é agronegócio?

Uma resposta precisa, completa e perfeita, como se a tivéssemos extraído do Prof. Ray Goldberg, lá em Harvard, o criador desse conceito, cuja interpretação a grande maioria de quem o menciona no Brasil o confunde e o minimiza.

ChatGPT respondeu: “Agronegócio é um termo utilizado para descrever as atividades empresariais relacionadas à produção, processamento, distribuição e comercialização de produtos agrícolas”. E continua brilhante o ChatGPT: “ele engloba toda cadeia produtiva do setor agrícola, desde os insumos utilizados na agricultura, como sementes, fertilizantes e máquinas até as operações nas propriedades rurais, processamento e armazenagem de commodities agrícolas, transporte, marketing e venda dos produtos finais”.

E o ChatGPT continua dando show informando que “o agronegócio abrange diversos setores, envolvendo animais, pesca, silvicultura e indústrias relacionadas e abraça tanto operações de pequena escala como propriedades familiares, quanto empresas multinacionais”.

E o ChatGPT insiste: “agronegócio vai além da atividade primária, inclui pesquisa, serviços, seguro rural”. E o agronegócio,  conclui o ChatGPT, “é influenciado por políticas governamentais, avanços tecnológicos, dinâmicas de mercado, preocupações ambientais e preferências do consumidor.

E o que você precisa aprender para ser um gestor do agronegócio? E o ChatGPT responde: “requer conhecimento profundo de práticas agrícolas, tendências de mercado, gestão de cadeia de suprimentos e avaliação de riscos para navegar pelas complexidades do setor e maximizar lucratividade”.

Ufa, tá bom professor ChatGPT! Recomendo que todas as lideranças e envolvidos nesse sistema complexo pegue a definição de agronegócio (pode ser em inglês também, agribusiness) e não cometa mais o erro de dizer besteiras como agronegócio sendo agropecuária só de grandes fazendas, que agricultura familiar não é agronegócio, que produtos orgânicos, veganos, agroecologia não são agronegócio; que agronegócio é tão somente sinônimo de agropecuária, esquecendo de tudo que o envolve.

Agora IA, ChatGPT serve para nos colocar num patamar de não ignorar o óbvio, e a tecnologia digital será cada vez mais uma área a serviço de um mundo cada vez mais analógico.

Pois o que fazer com o agronegócio, como fazer e para que, e quem fazer, e distinguir entre “o que posso fazer e o que não devo fazer”, isso somente a inteligência e a ética humana podem resolver.

Agricultura, indústria, comércio, serviços, ciência, pesquisa e percepção de consumidores, ou os envolvemos nesse raciocínio integrado ou, se não, cuidado, o ChatGPT sabe muito mais e vai dominar você.

Não adianta temer inteligência artificial. A solução é estudo profundo para o bom senso prevalecer e não sermos comandados pelos robots. Caso contrário podemos virar “lumpens digitales” (expressão dita pelo escritor Umberto Eco em um encontro no MIT, nos anos 90, debatendo a internet com Nicholas Negroponte diretor do “Midia Lab” se referindo aos que ficarão na superfície das redes ao invés de mergulharem na sua profundidade).

ChatGPT sabe muito bem a correta definição do que é agronegócio.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

Todos juntos, mudando o mundo para melhor. Falo sobre a força da cooperação! Feliz Natal Agroconsciente!
Estou em um evento da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), um Smart Market onde se estuda muito o movimento da gestão dos supermercados brasileiros que significam o grande elo do sistema do agronegócio do Brasil. E eu estou com o Márcio Milan, que é vice-presidente de assuntos institucionais e administrativos e financeiro da ABRAS e perguntei a ele como está a situação dos supermercados brasileiros nesse momento econômico.
Uma transformação revolucionária reunindo nano informações que consegue saber que a velocidade da rotação do planeta terra diminuiu em milésimos de segundo, onde pesquisadores geneticistas descobrem genes já existentes nas plantas que as permitem crescer mais de 50% a produtividade na mesmíssima área, e onde o negacionismo da mudança climática do planeta tendo como efeitos também a causa humana não pode mais ser contestada, exatamente neste cenário temos a oportunidade de todos os séculos para o Brasil.
Recebi do nosso ouvinte Helder Lamberti, CEO da Amendoim Brasil, uma solicitação de esclarecimento do porquê o governo  do Estado de São Paulo renovou para todos os setores do agronegócio paulista o artigo 351-A mantendo o imposto de ICMS em 7,2%, menos para o amendoim (suco de laranja também), que passa a ser 18%.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite