CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Pesquisa imagem do agro brasileiro na Europa sendo realizada!

Publicado em 15/09/2023

Divulgação
Percepção do agro brasileiro na Europa

Uma pesquisa importantíssima está sendo realizada hoje na Europa a respeito da imagem do agro brasileiro, uma pesquisa que vai ser apresentada no Congresso Nacional das Mulheres do Agro, dias 25 e 26 de outubro, no Transamérica, em São Paulo, com apoio da ABAG e patrocínio da Serasa Experian. Mas eu estou aqui nesse momento com o presidente da OnStrategy, Pedro Tavares, que é uma organização especializada em pesquisa de percepção, uma organização internacional, com base em Lisboa, Portugal, que está realizando esse trabalho.

Pergunto ao Pedro Tavares como está sendo desenvolvida a metodologia da pesquisa.

“Este é um desafio muito grande porque o próprio processo metodológico nos obriga a um trabalho bastante profundo, porque primeiro do que tudo estamos a cobrir vários territórios. Uma pesquisa como está identificada, sobre a apreciação do agro em diferentes países, o primeiro grande desafio era uniformizar os componentes de valores e atributos que estamos a questionar, em diferentes idiomas, para que tivéssemos respostas àquilo que fosse a mesma construção de perguntas para que fossem comparáveis e que não houvesse ao fundo grandes questões colocadas de proteção dentro de um país A, B, C ou D. A seguir, o grande desafio passa para a questão da dimensão dos painéis que estamos a escultar (ouvir), e de uma questão dos diferentes públicos-alvo que foram selecionados e que estamos no fundo a pesquisar, que passa por, primeiro: estamos a falar com cidadãos, com jornalistas e com distribuidores, e tínhamos de encontrar dentro de cada um desses países, Inglaterra, Reino Unido, França, Alemanha e República Tcheca, aquilo que fosse representatividade de dimensão de cada um desses públicos-alvo nas diferentes geografias, nos diferentes países, de forma a termos uma representatividade e com um grau de confiança elevado sobre as respostas que iríamos ter, porque existe sempre, de alguma forma, o risco de nós termos avaliações muito negativas, ou muito positivas, ou extremamente mudradas (deslocadas) e, portanto, logo a dimensão de painel da escultação é extremamente relevante para que de alguma forma se possa justificar a positividade ou a negatividade ou a mudração como resposta. A partir daí o seguinte desafio foi, tendo como base esses painéis, que são painéis bastante vastos, estamos a falar de cidadãos que se juntarmos basicamente as 4 geografias que estamos a falar, mais de meio milhão de pessoas, que são o ponto de partida do research (pesquisa), o outro desafio que se tem de colocar, nós não podemos colocar pessoas e falar de uma determinada realidade, neste caso do agro brasileiro, que não tem conhecimento sobre ele, portanto, o primeiro filtro que nós aqui tivemos e o primeiro desafio foi exatamente identificar quem conhecia de alguma forma, novamente, desses públicos-alvo, cidadãos, jornalistas e distribuidores, dentro desses quem conhecia de alguma forma conhecia bem o agro brasileiro e portanto rapidamente nos pode fazer passar de uma base de análise, pode ser de 80%, 20% ou 50%, portanto esse é um primeiro desafio que nós vamos ter aí”.

E peço ao Pedro, em síntese, para os ouvintes, da nossa Eldorado, qual a importância estratégica para o país a partir das informações que essa pesquisa vai levantar? A importância para o agro brasileiro desse trabalho?

“Vão ter várias soluções, várias respostas que podem ser aqui colocadas e sobretudo tem de ser entendido como um desafio político-econômico. Significa isso que vai haver desafios políticos e vão existir desafios econômicos e a conciliação dos dois é, no final, o grande desafio que se coloca, por quê? Sem ter resultados nesse momento nós temos de avaliar não só aquilo que é o agro, a percepção do agro brasileiro, mas também a percepção do Brasil, porque o agro brasileiro pode ser um embaixador ou um detrator daquilo que é apreciação sobre a marca Brasil e vice-versa. Eu posso até ter uma boa percepção sobre o agro brasileiro, mas a marca Brasil não ser embaixadora ou ser embaixadora. Portanto eu tenho de perceber, e isto vai ser possível ao encontrar, primeiro qual é o autor da explanação, segundo dentro do agro quais são as diferentes categorias que são melhor percebidas e as menos também percebidas por forma, mais uma vez a identificar quais são os acelerados a nível dos diferentes países para desenvolver o agro e, consequentemente, o valor da percepção do Brasil atrás”.

Esperamos essa pesquisa e que ela nos ajude a condução de uma estratégia brasileira para a Europa e, consequentemente, para o mundo. E boa viagem de volta a Portugal, Pedro.

“Obrigado e espero que tenha um valor a acrescentar grande. Obrigado”.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

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