CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Pesquisa imagem do agro brasileiro na Europa sendo realizada!

Publicado em 15/09/2023

Divulgação
Percepção do agro brasileiro na Europa

Uma pesquisa importantíssima está sendo realizada hoje na Europa a respeito da imagem do agro brasileiro, uma pesquisa que vai ser apresentada no Congresso Nacional das Mulheres do Agro, dias 25 e 26 de outubro, no Transamérica, em São Paulo, com apoio da ABAG e patrocínio da Serasa Experian. Mas eu estou aqui nesse momento com o presidente da OnStrategy, Pedro Tavares, que é uma organização especializada em pesquisa de percepção, uma organização internacional, com base em Lisboa, Portugal, que está realizando esse trabalho.

Pergunto ao Pedro Tavares como está sendo desenvolvida a metodologia da pesquisa.

“Este é um desafio muito grande porque o próprio processo metodológico nos obriga a um trabalho bastante profundo, porque primeiro do que tudo estamos a cobrir vários territórios. Uma pesquisa como está identificada, sobre a apreciação do agro em diferentes países, o primeiro grande desafio era uniformizar os componentes de valores e atributos que estamos a questionar, em diferentes idiomas, para que tivéssemos respostas àquilo que fosse a mesma construção de perguntas para que fossem comparáveis e que não houvesse ao fundo grandes questões colocadas de proteção dentro de um país A, B, C ou D. A seguir, o grande desafio passa para a questão da dimensão dos painéis que estamos a escultar (ouvir), e de uma questão dos diferentes públicos-alvo que foram selecionados e que estamos no fundo a pesquisar, que passa por, primeiro: estamos a falar com cidadãos, com jornalistas e com distribuidores, e tínhamos de encontrar dentro de cada um desses países, Inglaterra, Reino Unido, França, Alemanha e República Tcheca, aquilo que fosse representatividade de dimensão de cada um desses públicos-alvo nas diferentes geografias, nos diferentes países, de forma a termos uma representatividade e com um grau de confiança elevado sobre as respostas que iríamos ter, porque existe sempre, de alguma forma, o risco de nós termos avaliações muito negativas, ou muito positivas, ou extremamente mudradas (deslocadas) e, portanto, logo a dimensão de painel da escultação é extremamente relevante para que de alguma forma se possa justificar a positividade ou a negatividade ou a mudração como resposta. A partir daí o seguinte desafio foi, tendo como base esses painéis, que são painéis bastante vastos, estamos a falar de cidadãos que se juntarmos basicamente as 4 geografias que estamos a falar, mais de meio milhão de pessoas, que são o ponto de partida do research (pesquisa), o outro desafio que se tem de colocar, nós não podemos colocar pessoas e falar de uma determinada realidade, neste caso do agro brasileiro, que não tem conhecimento sobre ele, portanto, o primeiro filtro que nós aqui tivemos e o primeiro desafio foi exatamente identificar quem conhecia de alguma forma, novamente, desses públicos-alvo, cidadãos, jornalistas e distribuidores, dentro desses quem conhecia de alguma forma conhecia bem o agro brasileiro e portanto rapidamente nos pode fazer passar de uma base de análise, pode ser de 80%, 20% ou 50%, portanto esse é um primeiro desafio que nós vamos ter aí”.

E peço ao Pedro, em síntese, para os ouvintes, da nossa Eldorado, qual a importância estratégica para o país a partir das informações que essa pesquisa vai levantar? A importância para o agro brasileiro desse trabalho?

“Vão ter várias soluções, várias respostas que podem ser aqui colocadas e sobretudo tem de ser entendido como um desafio político-econômico. Significa isso que vai haver desafios políticos e vão existir desafios econômicos e a conciliação dos dois é, no final, o grande desafio que se coloca, por quê? Sem ter resultados nesse momento nós temos de avaliar não só aquilo que é o agro, a percepção do agro brasileiro, mas também a percepção do Brasil, porque o agro brasileiro pode ser um embaixador ou um detrator daquilo que é apreciação sobre a marca Brasil e vice-versa. Eu posso até ter uma boa percepção sobre o agro brasileiro, mas a marca Brasil não ser embaixadora ou ser embaixadora. Portanto eu tenho de perceber, e isto vai ser possível ao encontrar, primeiro qual é o autor da explanação, segundo dentro do agro quais são as diferentes categorias que são melhor percebidas e as menos também percebidas por forma, mais uma vez a identificar quais são os acelerados a nível dos diferentes países para desenvolver o agro e, consequentemente, o valor da percepção do Brasil atrás”.

Esperamos essa pesquisa e que ela nos ajude a condução de uma estratégia brasileira para a Europa e, consequentemente, para o mundo. E boa viagem de volta a Portugal, Pedro.

“Obrigado e espero que tenha um valor a acrescentar grande. Obrigado”.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Ouvimos aqui entidades e líderes sérios com dados e fatos nas mãos sobre o assunto do arroz. Aliás, um produto que carece de ações de valorização perante o consumidor, pois ao longo de anos, onde cresce a renda, cai seu consumo.
The Pedagogy of Overcoming for everyone means that everyone has the right to overcome the challenges inherent to life on earth. This is the initial foundation of my thesis presented for the doctorate in education *1. This is the “Principle of Overcoming”. This point comes from an intimate force inherent  to life itself and needs to receive support, encouragement, and systems of education leadership.
Nesta segunda-feira (5), na Fiesp, está havendo uma grande homenagem aos heróis pioneiros da Embrapa: Eliseu Alves, que presidiu a Embrapa de 1979 a 1985, e foi da sua primeira diretoria de 1973 a 1979. Professor José Pastore, com diversos títulos, mas um deles fundamental: “honestidade intelectual em pessoa “Prof. José Pastore traz a legítima memória dos conceitos e ideias de onde nasceu a Embrapa, remontando aos anos 60, sendo estimulado na Universidade de Wisconsin nos Estados Unidos a olhar as inovações tecnológicas da agricultura.
Sofrem os legais, os legais não legalizados pelo não uso da lei, e vicejam os criminosos, grileiros e ilegais ilegalizáveis.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite