CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Transparência do agro paulista e contas aprovadas da FAESP, exemplo de agroconsciente.

Publicado em 29/11/2023

Divulgação
São Paulo tem transparência no agro

O agro paulista em iniciativas muito positivas conseguiu ter 100% de suas propriedades rurais com o Cadastro Rural Ambiental (CAR). Também a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP) tem desenvolvido um ótimo trabalho com assentamentos no Pontal do  Paranapanema, entre outros. E da mesma forma saliento a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) com suas contas totalmente aprovadas pela auditoria, Conselho Fiscal, pelos delegados da assembleia e tem todos os seus documentos e contas expostos no Portal da Transparência. E também estimulando os arranjos produtivos, ou seja, a integração dos elos das cadeias produtivas ao lado do Sebrae e do Senar.

Essa transparência de compromissos totais com a legalidade é o alicerce para os desafios de rastreabilidade e de uma originação que, além de ser e de dizer ser regenerativa, precisará provar. E a palavra transparência talvez venha a ser a que estará no eixo de tudo o que significará a nova fase do agronegócio mundial, um agroconsciente.

Que na COP28 o plano de incluir 40 milhões de hectares de pastagens degradadas no modelo ESG sustentável, com tecnologias, investimentos e infraestrutura, onde 12 milhões de há serão destinados à restauração de florestas, seja um marco histórico essencial do Brasil para o mundo.

E que a transparência como a FAESP acabou de fazer, expondo suas contas no Portal Transparência, seja imitado por todas as instituições do sistema do agro, para ser cada vez mais um agroconsciente. Logo, agroconsciente exige ser transparente.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Na China, nesta semana, o presidente da Apex Jorge Viana  falando no seminário do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), realizado no centro para a China e sobre globalização disse: “nós brasileiros deveríamos parar de dizer fora do Brasil que o Brasil não tem problema ambiental. Nós temos e faz muito tempo”. E demonstrou com dados o quanto da floresta amazônica foi desmatada se transformando em pecuária, agricultura, e floresta secundária (Estadão, edição de 28/3). Recebi centenas de manifestações de “repúdio” das mais diversas entidades do setor.
Eu estou hoje aqui com o Ricardo Tortorella, diretor executivo da Associação Nacional para Difusão do Adubo, adubo, fertilizante esse que nas condições do solo brasileiro se não existir a gente não produz. Portanto, a história do Pero Vaz de Caminha, “em se plantando tudo dá” não é verdade. Em se plantando adubando dá.
O Papa Francisco agora nos braços do Pai Criador. Eu queria destacar uma frase que o Papa Francisco mencionou, em março do ano passado na Espanha, durante um congresso, a 8ª Conferência Global do Fórum Rural Mundial. Ele disse: “Na família está o futuro da agricultura”.
The Pedagogy of Overcoming for everyone means that everyone has the right to overcome the challenges inherent to life on earth. This is the initial foundation of my thesis presented for the doctorate in education *1. This is the “Principle of Overcoming”. This point comes from an intimate force inherent  to life itself and needs to receive support, encouragement, and systems of education leadership.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite