CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Putin & Trump “amiguinhos”, bom para os fertilizantes. Cecafé promovendo nosso café no mundo bom para o Brasil.

Publicado em 18/08/2025

Cecafé promovendo o nosso café no mundo, bom para o Brasil!

O evento “amistoso e fraternal” de Trump com Putin no Alasca pode não acabar com a guerra, ou se acabar significar rendição da Ucrânia, mas tira outro risco que seria terrível para o Brasil, a ameaça de Trump punir todos que fizessem negócios com a Rússia em 100%.

O Brasil importa diesel. E somos dependentes de fertilizantes importados onde Rússia é um importante fornecedor.

Um ataque aos fertilizantes significaria um ataque realmente devastador a curto prazo no agro e nas projeções para a próxima safra brasileira.

Dependemos de cerca de 85% de fertilizantes importados e a Rússia sozinha significa em torno de 25% das importações.

Encontrei Ricardo Tortorella, diretor executivo da ANDA, Associação Nacional para Difusão do Adubo  e dos fertilizantes,  que me revelava semana passada sua grande preocupação com mais essa ameaça da guerra tarifária comercial de Trump.

Aparentemente saíram de mãos dadas e “amiguinhos”. Vamos ver até quando?

Tudo isso significa que precisamos estar além e acima de polarizações e divisões ideológicas política-partidárias e termos um legítimo planejamento estratégico de estado para o sistema do agronegócio, onde os maiores riscos brasileiros não estão dentro das porteiras das fazendas, estão, sim, numa ausência de infraestrutura, de agroindustiralização, de foco comercial e vendas na diversificação de produtos e clientes, e para os agricultores seguro rural, crédito especial para inovações, e política de estoques e segurança estratégica alimentar e energética no país.

E parabéns ao Conselho dos Exportadores de Café, encontrei o Marcos Antônio Matos, CEO do Cecafé, que me disse da ação que vai ocorrer no dia 1º de outubro, Dia Mundial do Café, farão uma grande ação na Europa do café brasileiro. Vamos vender.

Planos de estado de médio e longo prazos, é urgente, versus um varejo com foco de curtíssimo prazo nos ciclos eleitorais.

A Trump o que é de Trump a lei dos Estados Unidos. Putin quer a área do carvão e as terras férteis agrícolas da Ucrânia, a região de Donbass.

Ao Brasil negócios, negócios e relações internacionais de confiança fazem parte. Um verdadeiro agroconsciente. Vamos vender muito mais.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.    

Também pode interessar

Recebi de Fernando Schwanke, diretor de Projetos do Instituto Interamericano de Cooperación para la Agricultura (IICA), a apresentação feita pelo Nobel da Paz e Prêmio Mundial da Alimentação 2020, Dr. Rattan Lal, na Costa Rica na Conferência de Ministros da Agricultura das Américas. Evento de 3 a 5 de outubro em San Jose com temas atuais e voltados ao futuro.
Conversei com o Jair Kaczinski, gerente técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o sistema Faesp/Senar do Estado de São Paulo, que tem um programa intenso de educação de produtores e produtoras rurais para aplicação de defensivos agrícolas e pedi a ele para contar quais as ações realizadas e a quantidade de ações no plano da educação e do treinamento dos agricultores do Estado de São Paulo.
Conversei com a presidente da Bayer Brasil, Malu Nachreiner, na Conferência Brasil-China, em São Paulo, nessa semana com encerramento feito pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. Malu dá sua visão do evento e comenta os planos da biotecnologia e do mercado de carbono com sustentabilidade.
Entrevistei o Felipe Morbi, VP da Soleum. Imagine uma nova cadeia produtiva brasileira com potencial da soja (hoje somos os maiores exportadores do mundo). Imagine essa cultura nova em áreas degradadas e as transformando em totalmente sustentáveis: ESG! Isso existe. A macaúba, uma árvore oleaginosa brasileira, cujo cultivo está sendo iniciado em João Pinheiro, Minas Gerais.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite