CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Qual a proteína considerada mais saudável?

Publicado em 05/05/2021

gratis.png
Proteínas saudáveis: peixe, frango e carnes

Bem, para Bill Gates, numa entrevista ao MIT Technology Review, os países ricos deveriam mudar totalmente para o consumo da carne sintética, alegando razões climáticas e dos gases efeito estufa. Mas enquanto isso, no mundo normal o mais saudável na percepção dos consumidores é o peixe. 

E uma grande marca decide entrar nesse mercado, a Seara da JBS. Significará uma revolução na distribuição, numa marca consagrada no setor de carnes e sem dúida alguma vai puxar o consumo de forma extraordinária.

Outra proteína animal que vem fazendo um excelente trabalho com os supermercados no Brasil é a carne suína que aumentou em 80% o consumo per capita, saindo de 14,47 kg per capita para 16,86 kg. Para isso o trabalho da Associação Brasileira dos Produtores de Suínos (ABPS), com uma estratégia de posicionamento da carne suína, no enfoque de saúde, vem sendo muito bem conduzida pela especialista em marketing Livia Machado.

O brasileiro nos últimos 23 anos passou a consumir mais 23 kg de proteína em geral, chegando a 93 kg per capita em 2020. O frango foi o grande campeão de crescimento pela praticidade, distribuição nas assadeiras espalhadas por bares e padarias de todo país, e o preço.

E a carne bovina? No Brasil caiu o consumo per capita entre 1996 e 2020 na ordem de 10 kg per capita a menos. Alguma coisa acontece com o velho e bom prato brasileiro do trabalhador, bife, arroz e feijão e um ovo, a fórmula da saúde antiga.

Agora a nível mundial o consumo de carne bovina vai ser um sucesso. Segundo o departamento norte-americano de agricultura (USDA), iremos superar 60 milhões de carcaça equivalente em 2021. Cresce 1,6% sobre 2020, com 1 milhão de toneladas a mais no mundo. Quem é o maior responsável por isso? A China, com uma alta de 6,3% sobre 2020, encostando no maior consumidor planetário do beef, os Estados Unidos. Para dar uma dimensão da vontade chinesa de comer carne bovina, de 2017 a 2021 o consumo chinês deve crescer 39,4%.

No Brasil, o mercado interno de vendas será menor do que 2019, com preços subindo em torno de 30% ao consumidor, porém com as exportações e o dólar alto, iremos alcançar um recorde histórico nas exportações. O ovo anda salvando o reino das proteínas animais, onde há 20 anos atrás o brasileiro comia em média 94 unidades, hoje são 251.

Agora, quem vai ganhar na guerra das proteínas? Aquela que souber conquistar mais consumidores com o apelo da saúde. Então qual a proteína mais saudável do mundo? O peixe aparece espontaneamente nas pesquisas com consumidores aqui no Brasil, mas aí vem uma guerra pelas percepções, com a seara na Tilápia, a briga vai ficar boa. E aqui como santista, não deixem de patrocinar o Santos, o nosso legítimo peixe!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Nesta semana tivemos o 20º Congresso Brasileiro do Agronegócio, da Abag, com participações extraordinárias ao longo de uma manhã. Mas como estamos precisando muito de uma mensagem de encorajamento e de amor ao país, o embaixador Marcos Azambuja abrindo o painel: “o futuro do agro no comércio mundial” ofereceu um show de legitimidade sobre as perspectivas do país no mundo e a missão do agronegócio como realidade viabilizadora de assumirmos patamares elevados no cenário das nações graças ao que desenvolvemos no agronegócio.
Estamos mergulhados no grande drama, na tragédia do Rio Grande do Sul. E não podemos deixar de prestar atenção nisso e apoiar, ao máximo, dentro das nossas possibilidades. Ontem (9) houve uma reunião muito importante na Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), com a presença de seu presidente Gedeão Pereira, de toda a Diretoria, 111 sindicatos rurais do Rio Grande do Sul participando online, com toda a equipe do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) de Brasília, com a presença do ministro Carlos Fávaro.
Estamos de partida para coordenar o Master Internacional de Agronegócio na escola Audencia, em Nantes na França, uma diplomação dupla com a FECAP Brasil. O salão de agricultura de Paris ocorrerá no final de fevereiro e iremos com nossos alunos internacionais, inclusive do Brasil ao local para análises e estudos.
Está na hora da integração das Américas pelas oportunidades existentes e combate a fome e a pobreza. Acompanhei a reunião do CEAL – Conselho Empresarial América Latina, com representantes dos países latino-americanos. Há uma desilusão com governos e uma conclusão de que governos não farão planos de longo prazo.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite