CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Qual a proteína considerada mais saudável?

Publicado em 05/05/2021

gratis.png
Proteínas saudáveis: peixe, frango e carnes

Bem, para Bill Gates, numa entrevista ao MIT Technology Review, os países ricos deveriam mudar totalmente para o consumo da carne sintética, alegando razões climáticas e dos gases efeito estufa. Mas enquanto isso, no mundo normal o mais saudável na percepção dos consumidores é o peixe. 

E uma grande marca decide entrar nesse mercado, a Seara da JBS. Significará uma revolução na distribuição, numa marca consagrada no setor de carnes e sem dúida alguma vai puxar o consumo de forma extraordinária.

Outra proteína animal que vem fazendo um excelente trabalho com os supermercados no Brasil é a carne suína que aumentou em 80% o consumo per capita, saindo de 14,47 kg per capita para 16,86 kg. Para isso o trabalho da Associação Brasileira dos Produtores de Suínos (ABPS), com uma estratégia de posicionamento da carne suína, no enfoque de saúde, vem sendo muito bem conduzida pela especialista em marketing Livia Machado.

O brasileiro nos últimos 23 anos passou a consumir mais 23 kg de proteína em geral, chegando a 93 kg per capita em 2020. O frango foi o grande campeão de crescimento pela praticidade, distribuição nas assadeiras espalhadas por bares e padarias de todo país, e o preço.

E a carne bovina? No Brasil caiu o consumo per capita entre 1996 e 2020 na ordem de 10 kg per capita a menos. Alguma coisa acontece com o velho e bom prato brasileiro do trabalhador, bife, arroz e feijão e um ovo, a fórmula da saúde antiga.

Agora a nível mundial o consumo de carne bovina vai ser um sucesso. Segundo o departamento norte-americano de agricultura (USDA), iremos superar 60 milhões de carcaça equivalente em 2021. Cresce 1,6% sobre 2020, com 1 milhão de toneladas a mais no mundo. Quem é o maior responsável por isso? A China, com uma alta de 6,3% sobre 2020, encostando no maior consumidor planetário do beef, os Estados Unidos. Para dar uma dimensão da vontade chinesa de comer carne bovina, de 2017 a 2021 o consumo chinês deve crescer 39,4%.

No Brasil, o mercado interno de vendas será menor do que 2019, com preços subindo em torno de 30% ao consumidor, porém com as exportações e o dólar alto, iremos alcançar um recorde histórico nas exportações. O ovo anda salvando o reino das proteínas animais, onde há 20 anos atrás o brasileiro comia em média 94 unidades, hoje são 251.

Agora, quem vai ganhar na guerra das proteínas? Aquela que souber conquistar mais consumidores com o apelo da saúde. Então qual a proteína mais saudável do mundo? O peixe aparece espontaneamente nas pesquisas com consumidores aqui no Brasil, mas aí vem uma guerra pelas percepções, com a seara na Tilápia, a briga vai ficar boa. E aqui como santista, não deixem de patrocinar o Santos, o nosso legítimo peixe!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Inteligência Artificial é cruel. Se você não se aprofundar nas matérias, a IA vai comandar você. Olha só a resposta perfeita do ChatGPT para a questão: “o que é agronegócio?
Produção de alimentos não determina acesso a alimentos por parte da população.
Estou em um lugar onde a Agroconsciência está se desenvolvendo espetacularmente. Falo aqui de Bebedouro, da Copercitrus Expo, uma exposição onde o sistema todo ambiental, econômico e social está se desenvolvendo e eu trago para nós a presença do CEO da Copercitrus que é o Fernando Degobbi para nos dar uma síntese do que é essa coisa fenomenal Agroconsciente.
Teresa Vendramini, a Teka, primeira mulher a presidir a Sociedade Rural Brasileira (SRB), acumula ainda outras missões no setor além de produtora rural. Ela preside o Comitê de Política Agrícola do Instituto Pensar Agro (IPA).
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite