CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Senado aprova lei para produzir vacinas Covid nas plantas veterinárias

Publicado em 28/04/2021

Divulgação Senado
Wellingto Fagundes (PL-MT),autor do PL 1343/2021

Senado aprova o PL 1343/2021, do senador Wellington Fagundes (PL-MT), autorizando laboratórios instalados no Brasil a produzir vacinas da febre aftosa, para produção de vacina contra a Covid-19. Ainda passará pela Câmara essa questão. Porém, temos dois passos seguintes sem o que nada acontecerá. Agora quais os próximos passos? Conversando com o Sindan, Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal, temos dois passos vitais pela frente.

O primeiro será a autorização da Anvisa, uma análise dando "ok" ou quais as recomendações de ajustes nas plantas em análise, como já tratamos aqui nesta coluna, da MSD, da CEVA, da Ourofino e da Boehringer, 4 unidades apropriadas no território brasileiro. E temos o segundo passo. Além da lei, e da autorização da Anvisa, precisamos encontrar os detentores da tecnologia que desejam vir ao Brasil, produzir aqui, desde o ifa, o princípio ativo.

Tenho informações de que essas conversas já existem com empresas chinesas, além da Sinovac, da Índia e da Rússia. Portanto, projeto de lei aprovado no Senado, mas agora é passar pela Anvisa e depois encontrar quem tem a tecnologia, e virá a produzir aqui.

Como este assunto Covid-19 sempre irá exigir contínuos aperfeiçoamentos e novas vacinas, a demanda do mercado brasileiro será sempre grande. Mas vamos ver o que acontece. Se algum laboratório menos famoso e com reputação não ainda estabelecido quiser vir, temos parque industrial, precisamos agora de know how local.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão

Também pode interessar

Existe o seguro rural, mas o que não obtivemos foi a suplementação que foi pedida pelo Ministério da Agricultura na casa de R$ 2 bilhões e com R$ 1 bilhão é pouco, é insuficiente para uma atividade que todos compreendem bem, a céu aberto, problemas de pragas, de doenças, ou seja, uma atividade que precisa de seguro rural.
Estou hoje aqui com o cacique Roberto, da Aldeia Porto Lindo, aqui em Japorã, Mato Grosso do Sul, conversando sobre a evolução que tem de ocorrer no assunto indígena e o cacique tem uma visão muito importante que eu queria que ele compartilhasse com todos nós!
O Brasil é campeão mundial nos impostos sobre alimentos industrializados, cerca de 25%, enquanto países da OCDE – Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico) a média é de 7%.
A ideia de taxar a cesta básica de alimentos com 25% de imposto e depois aplicar o cashback para a população de baixa renda é muito estranha. Supermercados não gostam nada disso, com certeza não será bom para o consumidor, para o país e para o agronegócio.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite