CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Senado aprova lei para produzir vacinas Covid nas plantas veterinárias

Publicado em 28/04/2021

Divulgação Senado
Wellingto Fagundes (PL-MT),autor do PL 1343/2021

Senado aprova o PL 1343/2021, do senador Wellington Fagundes (PL-MT), autorizando laboratórios instalados no Brasil a produzir vacinas da febre aftosa, para produção de vacina contra a Covid-19. Ainda passará pela Câmara essa questão. Porém, temos dois passos seguintes sem o que nada acontecerá. Agora quais os próximos passos? Conversando com o Sindan, Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal, temos dois passos vitais pela frente.

O primeiro será a autorização da Anvisa, uma análise dando "ok" ou quais as recomendações de ajustes nas plantas em análise, como já tratamos aqui nesta coluna, da MSD, da CEVA, da Ourofino e da Boehringer, 4 unidades apropriadas no território brasileiro. E temos o segundo passo. Além da lei, e da autorização da Anvisa, precisamos encontrar os detentores da tecnologia que desejam vir ao Brasil, produzir aqui, desde o ifa, o princípio ativo.

Tenho informações de que essas conversas já existem com empresas chinesas, além da Sinovac, da Índia e da Rússia. Portanto, projeto de lei aprovado no Senado, mas agora é passar pela Anvisa e depois encontrar quem tem a tecnologia, e virá a produzir aqui.

Como este assunto Covid-19 sempre irá exigir contínuos aperfeiçoamentos e novas vacinas, a demanda do mercado brasileiro será sempre grande. Mas vamos ver o que acontece. Se algum laboratório menos famoso e com reputação não ainda estabelecido quiser vir, temos parque industrial, precisamos agora de know how local.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão

Também pode interessar

Dentro da nossa sequência de ouvir a voz de líderes do agro, ouvimos hoje o presidente da Associação Brasileira da Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, entidade que reúne aves, ovos, suínos, representando mais de US$ 10,5 bilhões nas exportações.
Com dois palcos simultâneos, raízes e futuro fértil, dias 27/28 de junho no Allianz Parque, mais de 35 painéis e mais de 100 palestrantes, com temas como integração de agricultura alimentar e energética; segurança alimentar e poder global; políticas agrícolas avançadas; o agro tecnológico do futuro; e os desafios e oportunidades da biodiversidade onde estarei como conferencista ao lado de Fabio Feldmann, Patrícia Ellen, Tierry Fuger; dentre outros estratégicos temas.
O plano foi lançado pelo ministro Fernando Haddad, da Economia, e conta com suporte da ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, Carlos Fávaro, do Ministério da Agricultura (MAPA), Paulo Teixeira do Desenvolvimento Agrário e do vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio Geraldo Alckmin.
Falo diretamente de Porto Velho, Rondônia, ao lado do Léo Borges, que viveu um sucesso brasileiro extraordinário, que está em matéria do Estadão de ontem (31), que é a Flakes, onde a Britney Spears reverberou um ovo de chocolate espetacular que ele faz aqui, além de outras coisas.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite