CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Senado aprova lei para produzir vacinas Covid nas plantas veterinárias

Publicado em 28/04/2021

Divulgação Senado
Wellingto Fagundes (PL-MT),autor do PL 1343/2021

Senado aprova o PL 1343/2021, do senador Wellington Fagundes (PL-MT), autorizando laboratórios instalados no Brasil a produzir vacinas da febre aftosa, para produção de vacina contra a Covid-19. Ainda passará pela Câmara essa questão. Porém, temos dois passos seguintes sem o que nada acontecerá. Agora quais os próximos passos? Conversando com o Sindan, Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal, temos dois passos vitais pela frente.

O primeiro será a autorização da Anvisa, uma análise dando "ok" ou quais as recomendações de ajustes nas plantas em análise, como já tratamos aqui nesta coluna, da MSD, da CEVA, da Ourofino e da Boehringer, 4 unidades apropriadas no território brasileiro. E temos o segundo passo. Além da lei, e da autorização da Anvisa, precisamos encontrar os detentores da tecnologia que desejam vir ao Brasil, produzir aqui, desde o ifa, o princípio ativo.

Tenho informações de que essas conversas já existem com empresas chinesas, além da Sinovac, da Índia e da Rússia. Portanto, projeto de lei aprovado no Senado, mas agora é passar pela Anvisa e depois encontrar quem tem a tecnologia, e virá a produzir aqui.

Como este assunto Covid-19 sempre irá exigir contínuos aperfeiçoamentos e novas vacinas, a demanda do mercado brasileiro será sempre grande. Mas vamos ver o que acontece. Se algum laboratório menos famoso e com reputação não ainda estabelecido quiser vir, temos parque industrial, precisamos agora de know how local.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão

Também pode interessar

Marco deste ano marcou crescimento do antes das porteiras, o setor de insumos crescendo 39,6% segundo a FGV-Agro. É o aumento pelas compras de adubo. Também tivemos aumento significativo nos preços dos fertilizantes. As máquinas iniciaram recuperação das vendas, da mesma forma os bioinsumos.
Recebi uma mensagem de Brasília: “está maduro, devemos ter notícias nas próximas horas”. Mas está estranho essa demora na Agricultura. Conversando com Roberto Rodrigues, que foi ministro no primeiro governo Lula, me disse que o Ministério da Agricultura foi um dos três primeiros anunciados na época.
Acompanhe a minha resposta ao ouvinte Francisco Rabelo, de São Paulo, sobre a polarização política na Agrishow e a questão dos preços dos produtos orgânicos.
A informação acima foi realizada a partir de um estudo inédito da Serasa Experian Agro sobre uma amostra de 10% do total de pretendentes contratantes do crédito rural e/ou seguro  no ano passado, num total de 163.600 produtores rurais. O Head de agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta, me disse: “quando o assunto é ESG não basta só olhar para o crédito, é importante avaliar os dois aspectos: Agro Score e Score ESG Agro.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite