CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Senador Carlos Fávaro afirma que transição no Agronegócio será realizada com sensatez e diálogo com produtores e sociedade

Publicado em 14/11/2022

Divulgação Senado
Senador Carlos Fávaro

Esta foi a entrevista concedida pelo senador Carlos Fávaro (PSD/MT), membro da equipe de transição do governo no Agronegócio, especial ao Agroconsciente Eldorado/Estadão ⬇️

Ele revelou que: “a transição está sendo planejada para acontecer em duas partes: uma voltada tecnicamente à situação atual do Ministério da Agricultura. Está sendo tratada com a Secretaria Executiva, quais os programas existentes, quais os orçamentos, quais dos planejamentos que tem atualmente para que o próximo ministro e sua equipe possam tomar pé e começar a trabalhar já engrenado com o atual planejamento. E o segundo pilar, e esse eu considero o mais importante, é ouvir os setores. Então nós vamos estar chamando os mais diversos setores da economia brasileira, especialmente o agronegócio, o pessoal do biocombustível, do biodiesel, do etanol, do gás natural, das energias renováveis, que são tão fundamentais para a estabilidade do agronegócio brasileiro, o cooperativismo, a agricultura familiar, a agricultura empresarial, os produtores de algodão, soja, milho serão ouvidos também, a indústria de máquinas transversalmente porque a tônica vai ser um governo sustentável na essência da palavra, que tenha e respeite e invista para que o lucro seja auferido e isso o agronegócio vai muito bem, obrigado, mas que respeite o meio ambiente, que respeite as regras ambientais, que produza em busca do carbono neutro nas suas propriedades, o que vai melhorar muito as nossas relações comerciais para atingirmos os mercados mais exigentes e fazer com que o Brasil possa expandir a sua produção. E por último o tripé da sociedade que é o social, quais as políticas públicas o agronegócio deve adotar para nós ajudarmos a matar a fome do povo brasileiro. Não é possível sermos esse recordista na produção de alimentos, excedentes sendo exportados, uma parte da sociedade indo muito bem e uma parte da sociedade passando fome. Não dá para admitir isso. Qual o papel do agronegócio produzir alimentos, mas com viés e claro que com apoio e auxílio do Governo para que nós possamos fazer políticas públicas que combatam a fome”.

Também pode interessar

Conversei com o diretor executivo da ANDA – Associação Nacional para Difusão do Adubo, Ricardo Tortorella, cujo congresso ocorrerá nesta terça-feira (29), em São Paulo. Produzimos apenas 10% dos fertilizantes no país e o grande debate deste congresso será a diminuição da dependência.
The BRICS Summit is currently taking place in Rio de Janeiro, focusing on environmental challenges, artificial intelligence, trade, and tariffs. However, there seems to be a notable oversight regarding a crucial regenerative foundation for the world today: food security, energy security, social stability, environmental sustainability, and climate change.
No Estadão deste domingo (dia 30 – Pág. B7) celebrando 30 anos do Plano Real, Edmar Bacha concluiu: “o que a gente não conseguiu foi colocar essa economia numa trajetória de crescimento sustentado. O Brasil tem patinado. Eu acho que o Brasil continua a ter um problema de crescimento”, um dos artífices do Plano Real.
Antônio da Luz, economista chefe da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e também Ceo da Agromoney nos explica de maneira simples, óbvia e ao mesmo tempo genial, por que o preço da soja caiu só no Brasil.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite