CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Senador Carlos Fávaro afirma que transição no Agronegócio será realizada com sensatez e diálogo com produtores e sociedade

Publicado em 14/11/2022

Divulgação Senado
Senador Carlos Fávaro

Esta foi a entrevista concedida pelo senador Carlos Fávaro (PSD/MT), membro da equipe de transição do governo no Agronegócio, especial ao Agroconsciente Eldorado/Estadão ⬇️

Ele revelou que: “a transição está sendo planejada para acontecer em duas partes: uma voltada tecnicamente à situação atual do Ministério da Agricultura. Está sendo tratada com a Secretaria Executiva, quais os programas existentes, quais os orçamentos, quais dos planejamentos que tem atualmente para que o próximo ministro e sua equipe possam tomar pé e começar a trabalhar já engrenado com o atual planejamento. E o segundo pilar, e esse eu considero o mais importante, é ouvir os setores. Então nós vamos estar chamando os mais diversos setores da economia brasileira, especialmente o agronegócio, o pessoal do biocombustível, do biodiesel, do etanol, do gás natural, das energias renováveis, que são tão fundamentais para a estabilidade do agronegócio brasileiro, o cooperativismo, a agricultura familiar, a agricultura empresarial, os produtores de algodão, soja, milho serão ouvidos também, a indústria de máquinas transversalmente porque a tônica vai ser um governo sustentável na essência da palavra, que tenha e respeite e invista para que o lucro seja auferido e isso o agronegócio vai muito bem, obrigado, mas que respeite o meio ambiente, que respeite as regras ambientais, que produza em busca do carbono neutro nas suas propriedades, o que vai melhorar muito as nossas relações comerciais para atingirmos os mercados mais exigentes e fazer com que o Brasil possa expandir a sua produção. E por último o tripé da sociedade que é o social, quais as políticas públicas o agronegócio deve adotar para nós ajudarmos a matar a fome do povo brasileiro. Não é possível sermos esse recordista na produção de alimentos, excedentes sendo exportados, uma parte da sociedade indo muito bem e uma parte da sociedade passando fome. Não dá para admitir isso. Qual o papel do agronegócio produzir alimentos, mas com viés e claro que com apoio e auxílio do Governo para que nós possamos fazer políticas públicas que combatam a fome”.

Também pode interessar

As mãos de Deus significam São Pedro. O rio Mississipi, nos Estados Unidos, por onde escoa a logística dos grãos norte-americanos do corn belt está com baixo volume de água e sem transportar a soja. Com isso está ocorrendo um apagão de farelo na China que após recuperar o seu gigantesco rebanho de suínos precisa de ração para os animais. Isso pode se agravar e haver uma nova corrida altista do preço das commodities.
I’m reaching out from France, where we’re currently attending seminars on Food Agribusiness Management. This program includes a segment focused on Brasil and other nations along the Tropical Belt.
Conversamos no jornal Eldorado com Jacyr Costa Filho, presidente  do Conselho Agro (COSAG/FIESP), sócio da Agroadvice, ex-CEO da Tereos. Os produtos que vendemos para os Estados Unidos são essenciais para a transformação industrial dentro da indústria norte-americana, pois o grande concorrente industrial dos EUA é a China.
Mesmo em meio a uma pandemia, a presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos e Bebidas (Abia), Grazielle Parenti, disse: “temos muito orgulho que a indústria de alimentos conseguiu cumprir o seu papel de abastecer o país e o mercado internacional. Os resultados de 2020 mostraram a resiliência do setor, e nos fortalece para os novos desafios a serem enfrentados em 2021”.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite