CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Temos a 3ª melhor propaganda do mundo, e o melhor agrotropical do planeta. Por que não se casam?

Publicado em 03/07/2024

Divulgação
Nesta edição do Cannes Lions conquistamos 92 leões de ouro.

O Brasil acabou de ser o terceiro colocado no festival da propaganda de Cannes, atrás apenas dos Estados Unidos e do Reino Unido. Nenhuma novidade nem surpresa. Esse resultado de sucesso reconhecido mundialmente da propaganda e dos publicitários brasileiros ocorre desde o século passado. Nesta edição do Cannes Lions conquistamos 92 leões de ouro.

Enquanto isso, temos o mais criativo e revolucionário agro do planeta no cinturão tropical do mesmo. Ou seja, entre os trópicos de Câncer e Capricórnio desenvolvemos ciência, tecnologias, adaptações criativas e possuímos recursos humanos produtoras e produtores rurais, empreendedores, sistemas agroindustriais, comerciais e de serviços, além de academias, que nos transformou no maior e melhor agrotropical do planeta, na 4ª maior agricultura do mundo e a única com condições de dobrar de tamanho nos próximos 10 anos com sustentabilidade e modelos agroambientais.

Então fica aqui a pergunta: por que a terceira melhor propaganda do mundo não se casou ainda com o melhor agrotropical do planeta?

Na pesquisa que realizamos ano passado para estudar a percepção do agro brasileiro na Europa, feito pelo instituto europeu “ Onstrategy”, patrocínio Serasa Agro Experian, e apresentado no 8º Congresso Nacional das Mulheres do Agro no Transamerica Expocenter, não passamos de um “traço” onde apenas 8% dos cidadãos europeus demonstraram ter alguma leve noção do agro brasileiro ao associá-lo com o café.

Somos ausentes de percepções. Não nos comunicamos, e quando o fazemos erramos pois cometemos o terrível engano de retaliar grupos pontuais de detratores, com interesses políticos partidários, e movimentos utópicos que desconhecem totalmente os feitos significativos brasileiros para a segurança alimentar, energética e ambiental da terra.

Ah, temos defeitos e problemas? Sim, não somos perfeitos, porém neste mundo ninguém é. Temos muito aperfeiçoamento a perseguir, principalmente no combate ao crime e ilegalidade. Porém nossas virtudes, que existem e são reais, estas não são percebidas, inexistem nos corações e mentes dos nossos clientes, e a responsabilidade deste vácuo de percepção do melhor agro tropical do mundo é de nossa exclusiva incompetência.

Está na hora da 3ª melhor propaganda do mundo se casar com o melhor agro tropical do planeta.

Nossas agências de publicidade, que integram criação da mensagem com a mídia, com profissionais criativos reconhecidos no mundo, podem dar as mãos ao único e revolucionário agrotropical planetário: o brasileiro.

O agro brasileiro não merece sofrer de desconhecimento e ser uma vítima exposta aos interesses pontuais competitivos, enquanto nossas virtudes submergem pela ausência de estratégias publicitárias justas e dignas.

Vamos celebrar esse casamento? Declaro a propaganda brasileira casada com o agrotropical do país.

E seremos felizes para sempre. E que venha a marcha nupcial.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Nosso ouvinte Sidney, do Agroconsciente Eldorado Estadão, nos perguntou sobre esse assunto do abastecimento dos alimentos no país mencionando plano safra, taxas de juros especiais e vendas de alimentos ao exterior. Caro Sidney, esse tema é um dos mais complexos de todos os tempos no mundo inteiro. Mas no Brasil vamos começar pelas partes.
Dentro do tema nosso carbono é verde recebendo o prêmio Ney Bittencourt de Araújo, a ministra Tereza Cristina se emociona ao relembrar seu pai estudando em Viçosa com Antônio Secundino de São José, fundador da Agroceres e pai do Ney Bittencourt de Araújo, afirmando a importância do conhecimento brasileiro não apenas para o país mas para todo cinturão tropical do planeta. E enfatizou que o Brasil é uma potência agrossustentável.
No 21º Congresso Brasileiro do Agronegócio desta semana conversei com Celso Moretti, presidente da Embrapa, sobre os fundamentos que nos levam ao futuro no novo agro dos próximos 10 anos.
Have you ever heard the expression: “Wow, it was a close call” or “It was the last straw”? And, for a more romantic moment, have you ever been surprised by the power of “love at first sight” as The Beatles quoted in their eternal song “With a Little Help from my Friends”?
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite