CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Temos a 3ª melhor propaganda do mundo, e o melhor agrotropical do planeta. Por que não se casam?

Publicado em 03/07/2024

Divulgação
Nesta edição do Cannes Lions conquistamos 92 leões de ouro.

O Brasil acabou de ser o terceiro colocado no festival da propaganda de Cannes, atrás apenas dos Estados Unidos e do Reino Unido. Nenhuma novidade nem surpresa. Esse resultado de sucesso reconhecido mundialmente da propaganda e dos publicitários brasileiros ocorre desde o século passado. Nesta edição do Cannes Lions conquistamos 92 leões de ouro.

Enquanto isso, temos o mais criativo e revolucionário agro do planeta no cinturão tropical do mesmo. Ou seja, entre os trópicos de Câncer e Capricórnio desenvolvemos ciência, tecnologias, adaptações criativas e possuímos recursos humanos produtoras e produtores rurais, empreendedores, sistemas agroindustriais, comerciais e de serviços, além de academias, que nos transformou no maior e melhor agrotropical do planeta, na 4ª maior agricultura do mundo e a única com condições de dobrar de tamanho nos próximos 10 anos com sustentabilidade e modelos agroambientais.

Então fica aqui a pergunta: por que a terceira melhor propaganda do mundo não se casou ainda com o melhor agrotropical do planeta?

Na pesquisa que realizamos ano passado para estudar a percepção do agro brasileiro na Europa, feito pelo instituto europeu “ Onstrategy”, patrocínio Serasa Agro Experian, e apresentado no 8º Congresso Nacional das Mulheres do Agro no Transamerica Expocenter, não passamos de um “traço” onde apenas 8% dos cidadãos europeus demonstraram ter alguma leve noção do agro brasileiro ao associá-lo com o café.

Somos ausentes de percepções. Não nos comunicamos, e quando o fazemos erramos pois cometemos o terrível engano de retaliar grupos pontuais de detratores, com interesses políticos partidários, e movimentos utópicos que desconhecem totalmente os feitos significativos brasileiros para a segurança alimentar, energética e ambiental da terra.

Ah, temos defeitos e problemas? Sim, não somos perfeitos, porém neste mundo ninguém é. Temos muito aperfeiçoamento a perseguir, principalmente no combate ao crime e ilegalidade. Porém nossas virtudes, que existem e são reais, estas não são percebidas, inexistem nos corações e mentes dos nossos clientes, e a responsabilidade deste vácuo de percepção do melhor agro tropical do mundo é de nossa exclusiva incompetência.

Está na hora da 3ª melhor propaganda do mundo se casar com o melhor agro tropical do planeta.

Nossas agências de publicidade, que integram criação da mensagem com a mídia, com profissionais criativos reconhecidos no mundo, podem dar as mãos ao único e revolucionário agrotropical planetário: o brasileiro.

O agro brasileiro não merece sofrer de desconhecimento e ser uma vítima exposta aos interesses pontuais competitivos, enquanto nossas virtudes submergem pela ausência de estratégias publicitárias justas e dignas.

Vamos celebrar esse casamento? Declaro a propaganda brasileira casada com o agrotropical do país.

E seremos felizes para sempre. E que venha a marcha nupcial.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Circula nas redes sociais vídeo associando Máquinas Agrícolas Jacto e seu mais alto dirigente hoje, Ricardo Nishimura, neto do fundador Shunji Nishimura, ao patrocínio de ônibus, camisetas, cem reais para cada um, e até no vídeo um manifestante diz: “Grupo Jacto que Deus o abençoe“.
A revista Forbes Agro fez a seguinte pergunta para alguns programas de IA regenerativa: “quem seriam as personalidades, pensadores e lideranças que têm influenciado o agro brasileiro nos últimos 10 anos?
Conab informa safra neste ano será recorde, com 345 milhões de toneladas de grãos. É assunto antigo, problemas estruturais e logísticos, falta de estrutura de armazenagem, com cerca de 40% desse volume ou escoa em altíssima velocidade, ou temos perdas. Portanto nesta semana tivemos o 24º Congresso Brasileiro de Agronegócio da Abag e dois governadores Tarcísio de Freitas, de São Paulo, e Romeu Zema, de Minas Gerais, afirmaram: “se o governo não atrapalhar o agro vai prosperar”.
Hoje, 12 de maio, é um marco histórico no avanço das cidades com consciência de sustentabilidade, incluindo um agroconsciente, onde sabemos que a agricultura local e vertical fazem parte da melhoria da qualidade de vida com implicações positivas na saúde em todos os aspectos, ambiental, mental e física dos habitantes. Em Itu, com apoio do prefeito Guilherme Gazzola, abertura do ex-ministro Roberto Rodrigues e presença do Agroconsciente da Eldorado, Maria Beatriz Bley, presidente do Green Rio América Latina lança o movimento “o mosaico da bioeconomia” para irradiar em todo o Estado de São Paulo.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite