CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Temos a 3ª melhor propaganda do mundo, e o melhor agrotropical do planeta. Por que não se casam?

Publicado em 03/07/2024

Divulgação
Nesta edição do Cannes Lions conquistamos 92 leões de ouro.

O Brasil acabou de ser o terceiro colocado no festival da propaganda de Cannes, atrás apenas dos Estados Unidos e do Reino Unido. Nenhuma novidade nem surpresa. Esse resultado de sucesso reconhecido mundialmente da propaganda e dos publicitários brasileiros ocorre desde o século passado. Nesta edição do Cannes Lions conquistamos 92 leões de ouro.

Enquanto isso, temos o mais criativo e revolucionário agro do planeta no cinturão tropical do mesmo. Ou seja, entre os trópicos de Câncer e Capricórnio desenvolvemos ciência, tecnologias, adaptações criativas e possuímos recursos humanos produtoras e produtores rurais, empreendedores, sistemas agroindustriais, comerciais e de serviços, além de academias, que nos transformou no maior e melhor agrotropical do planeta, na 4ª maior agricultura do mundo e a única com condições de dobrar de tamanho nos próximos 10 anos com sustentabilidade e modelos agroambientais.

Então fica aqui a pergunta: por que a terceira melhor propaganda do mundo não se casou ainda com o melhor agrotropical do planeta?

Na pesquisa que realizamos ano passado para estudar a percepção do agro brasileiro na Europa, feito pelo instituto europeu “ Onstrategy”, patrocínio Serasa Agro Experian, e apresentado no 8º Congresso Nacional das Mulheres do Agro no Transamerica Expocenter, não passamos de um “traço” onde apenas 8% dos cidadãos europeus demonstraram ter alguma leve noção do agro brasileiro ao associá-lo com o café.

Somos ausentes de percepções. Não nos comunicamos, e quando o fazemos erramos pois cometemos o terrível engano de retaliar grupos pontuais de detratores, com interesses políticos partidários, e movimentos utópicos que desconhecem totalmente os feitos significativos brasileiros para a segurança alimentar, energética e ambiental da terra.

Ah, temos defeitos e problemas? Sim, não somos perfeitos, porém neste mundo ninguém é. Temos muito aperfeiçoamento a perseguir, principalmente no combate ao crime e ilegalidade. Porém nossas virtudes, que existem e são reais, estas não são percebidas, inexistem nos corações e mentes dos nossos clientes, e a responsabilidade deste vácuo de percepção do melhor agro tropical do mundo é de nossa exclusiva incompetência.

Está na hora da 3ª melhor propaganda do mundo se casar com o melhor agro tropical do planeta.

Nossas agências de publicidade, que integram criação da mensagem com a mídia, com profissionais criativos reconhecidos no mundo, podem dar as mãos ao único e revolucionário agrotropical planetário: o brasileiro.

O agro brasileiro não merece sofrer de desconhecimento e ser uma vítima exposta aos interesses pontuais competitivos, enquanto nossas virtudes submergem pela ausência de estratégias publicitárias justas e dignas.

Vamos celebrar esse casamento? Declaro a propaganda brasileira casada com o agrotropical do país.

E seremos felizes para sempre. E que venha a marcha nupcial.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Regarding the climate tragedy that happened in the south of the country, to face such a serious dramatic situation requires courage and determination to be overcome. Brazil is a nation that has faced suffering along its history, and we can find it registered throughout the country.
Conversei com Simone Silotti, fundadora de uma iniciativa que tem recebido visitas internacionais, e apoio de instituições como da própria Fundação Banco do Brasil, transformando o desperdício agrícola, da hortifruticultura, em doações de alimentos para comunidades carentes.
Segunda-feira próxima abre o Congresso Brasileiro do Agronegócio, da ABAG, em São Paulo, um dos mais importantes congressos do país. E nós vamos ouvir o presidente da ABAG, Caio Carvalho.
Compreender a visão sistêmica do agronegócio é sagrado e cada vez mais fundamental. Marcelo Lopes, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), em uma entrevista que me concedeu especial para o Agroconsciente da Rádio Eldorado/Estadão, me disse que esse setor está agora frente a uma de suas maiores crises.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite