CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Voz de líder: Márcio Lopes presidente da OCB manda seu recado no Jornal Eldorado

Publicado em 23/09/2022

Divulgação OCB
Márcio Lopes, presidente da OCB

A Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), na soma de brasileiros envolvidos direta e indiretamente, totalizam mais de 60 milhões de pessoas. Reunidas as 4 mil e 800 cooperativas somam o maior faturamento de empresas no Brasil acima das três gigantes Petrobras, JBS e Vale.

No agronegócio são 1.147 cooperativas responsáveis por 53% dos grãos produzidos, com mais de 1 milhão de famílias agrícolas onde 71,2% são da agricultura familiar.

O documento “Propostas para um Brasil mais cooperativo – contribuições do cooperativismo para o próximo governo” objetiva alertar e se colocar à disposição para viabilizar de fato e para valer o crescimento do PIB do país, atuar contra a fome, pobreza e a desigualdade da distribuição da renda.

Ouvimos o líder do cooperativismo brasileiro, Márcio Lopes, também hoje membro do Conselho da Aliança Cooperativa Internacional.

“Caros amigos, ouvintes da Rádio Eldorado, é com grande alegria que falo a vocês, ouvintes, no grande programa do grande amigo Tejon. Falo de um documento, e mais do que um documento, de um compromisso do cooperativismo brasileiro com o futuro do nosso país. Um futuro que tem de ser construído com a participação de todos nós. E por isso o cooperativismo está deixando muito claro a sua agenda de desenvolvimento e de geração de prosperidade para o nosso país, sem nenhuma bandeira ideológica ou partidária, mas propostas, uma agenda positiva de como ajudar o Brasil a gerar, a cultivar confiança e, através da confiança, criar um ambiente de prosperidade em todas as comunidades, em todas as regiões, em todos os estados, enfim em todo o Brasil através da cooperação. E o cooperativismo pode ser essa ferramenta importante, porque nós queremos as mesmas coisas que qualquer governo sério deveria querer, que é a prosperidade e o desenvolvimento das pessoas. E o cooperativismo fez essa proposta por um Brasil mais cooperativo e entregamos essa proposta a todos os candidatos e ao governo, tanto ao governo majoritário e nacional quanto aos governos regionais, e quanto aos representantes que teremos no Parlamento. Para que isso aconteça é preciso o engajamento de todos e que no dia 2 de outubro a gente possa votar, realmente escolhendo pessoas com caráter, com princípios, com valores, e que realmente possam agregar e fazer o Brasil um país melhor, de mais cooperação e de mais prosperidade. É isso que o cooperativismo deseja para todos. Voto consciente e um Brasil melhor e maior para todos nós. Um grande abraço”.

Espaços de representatividade e de participação do sistema cooperativista integrado com as demais confederações empresariais, em núcleos especializados de apoio a decisões de governos e intercooperação de cooperativas no Brasil, América Latina e mundial.

Onde tem cooperativa não tem miséria, onde tem miséria não tem cooperativa.

O cooperativismo representa a única fórmula de termos a “capilaridade da dignidade humana”. Educar e reunir os empreendedores para obter sucesso e prosperidade para todos.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Vamos começar a ver os tambores e baterias das escolas de samba e falar sobre o Carnaval, além de eventos envolvendo o agronegócio com o Tirso de Sales Meirelles, presidente da Faesp/Senar, e do que está acontecendo de envolvimento do agro paulista com o Carnaval.
A SABABV - Associação dos Amigos do Bairro do Alto da Boa Vista está convocando a sociedade para um protesto neste domingo (dia 5), às 10 horas, na Rua da Fraternidade, 800, em frente do icônico portão do Jardim Alfomares, para realizar uma caminhada ao redor da área e mobilizar o interesse público em defesa da mata e do equilíbrio ambiental da cidade.
Acompanhamos a insegurança da produção de commodities que assola o planeta em função da guerra de dois países de elevada importância na produção de grãos, como milho, soja, cevada, trigo, essenciais na base da pirâmide alimentar, além de energia. 
290 organizações e entidades, a coalizão Brasil, clima, florestas e agricultura enviou carta ao governo pedindo metas ambiciosas em relação ao meio ambiente e com enfrentamento decisivo sobre o desmatamento.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite