CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Voz de líder: Márcio Lopes presidente da OCB manda seu recado no Jornal Eldorado

Publicado em 23/09/2022

Divulgação OCB
Márcio Lopes, presidente da OCB

A Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), na soma de brasileiros envolvidos direta e indiretamente, totalizam mais de 60 milhões de pessoas. Reunidas as 4 mil e 800 cooperativas somam o maior faturamento de empresas no Brasil acima das três gigantes Petrobras, JBS e Vale.

No agronegócio são 1.147 cooperativas responsáveis por 53% dos grãos produzidos, com mais de 1 milhão de famílias agrícolas onde 71,2% são da agricultura familiar.

O documento “Propostas para um Brasil mais cooperativo – contribuições do cooperativismo para o próximo governo” objetiva alertar e se colocar à disposição para viabilizar de fato e para valer o crescimento do PIB do país, atuar contra a fome, pobreza e a desigualdade da distribuição da renda.

Ouvimos o líder do cooperativismo brasileiro, Márcio Lopes, também hoje membro do Conselho da Aliança Cooperativa Internacional.

“Caros amigos, ouvintes da Rádio Eldorado, é com grande alegria que falo a vocês, ouvintes, no grande programa do grande amigo Tejon. Falo de um documento, e mais do que um documento, de um compromisso do cooperativismo brasileiro com o futuro do nosso país. Um futuro que tem de ser construído com a participação de todos nós. E por isso o cooperativismo está deixando muito claro a sua agenda de desenvolvimento e de geração de prosperidade para o nosso país, sem nenhuma bandeira ideológica ou partidária, mas propostas, uma agenda positiva de como ajudar o Brasil a gerar, a cultivar confiança e, através da confiança, criar um ambiente de prosperidade em todas as comunidades, em todas as regiões, em todos os estados, enfim em todo o Brasil através da cooperação. E o cooperativismo pode ser essa ferramenta importante, porque nós queremos as mesmas coisas que qualquer governo sério deveria querer, que é a prosperidade e o desenvolvimento das pessoas. E o cooperativismo fez essa proposta por um Brasil mais cooperativo e entregamos essa proposta a todos os candidatos e ao governo, tanto ao governo majoritário e nacional quanto aos governos regionais, e quanto aos representantes que teremos no Parlamento. Para que isso aconteça é preciso o engajamento de todos e que no dia 2 de outubro a gente possa votar, realmente escolhendo pessoas com caráter, com princípios, com valores, e que realmente possam agregar e fazer o Brasil um país melhor, de mais cooperação e de mais prosperidade. É isso que o cooperativismo deseja para todos. Voto consciente e um Brasil melhor e maior para todos nós. Um grande abraço”.

Espaços de representatividade e de participação do sistema cooperativista integrado com as demais confederações empresariais, em núcleos especializados de apoio a decisões de governos e intercooperação de cooperativas no Brasil, América Latina e mundial.

Onde tem cooperativa não tem miséria, onde tem miséria não tem cooperativa.

O cooperativismo representa a única fórmula de termos a “capilaridade da dignidade humana”. Educar e reunir os empreendedores para obter sucesso e prosperidade para todos.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Estou na cidade de Getúlio Vargas, noroeste do estado, onde a soja já estava 90% colhida quando chegaram as chuvas torrenciais, o que preservou parte da economia desta área próxima de Passo Fundo, de Erechim, também no noroeste do estado. Houve perdas com animais, com logística, porém na chegada agora da safra de inverno, no trigo, a previsão aqui desta região é de um plantio em praticamente toda região, inclusive com a chegada de sementes de trigo também para biocombustível e ração, uma novidade da Embrapa Trigo e da Biotrigo.
No FAM Food & Agribusiness Management, Master Science da Audencia Business School, com Fecap Brasil, ao lado de estudantes internacionais, estamos no meio da grave crise da guerra. 
Conversei com a diretora do Instituto Biológico de São Paulo, Ana Eugênia, que faz aqui no Jornal da Eldorado um convite a todos os ouvintes e leitores do Blog Agroconsciente.
O agronegócio está carente de um planejamento estratégico. Muito além de xingamentos, mentiras, fakenews, ideologias e intrigas de uns contra os outros. Afinal agronegócio significa coordenação de todos os elos das cadeias produtivas.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite