CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Famílias agrícolas brasileiras são admiradas pela população de todo Brasil

Publicado em 27/02/2021

Hoje me despeço da Rede Jovem Pan depois de cerca de 7 anos aqui no A Hora do Agronegócio todas as manhãs. São novos rumos, mas saio muito agradecido por toda a audiência de vocês e engrandecido pelo convívio com tão seletos ouvintes internautas e telespectadores e dos companheiros e colegas de altíssimo nível aqui da Jovem Pan. Muito obrigado a todos vocês.

Neste último comentário desejo enfatizar o que insistimos aqui sobre a importância de um planejamento estratégico de várias cadeias do agronegócio como frutas, por exemplo, hortaliças, setor lácteo, cacau, pescados, trigo, sucos, bebidas, bem como a indústria brasileira de alimentos e bebidas, a maior do Brasil, com o maior número de trabalhadores, a segunda do mundo na exportação de industrializados, além das nossas clássicas cadeias do café, soja, milho, madeiras, cítrus, algodão, feijão, arroz, cana de açúcar, e carnes. E a bioeconomia dos biomas e da Amazônia. Os supermercados brasileiros, 90 mil lojas, 27 milhões de pessoas todos os dias. Sem dúvida pontos de educação para a nutrição e a saúde humana.

Podemos dobrar o agro de tamanho sem cortar uma árvore. E o Brasil precisa dobrar o PIB de tamanho para que haja renda e dignidade de vida para todos. Nisso o cooperativismo, as cooperativas serão fundamentais.

Por último as famílias agrícolas brasileiras são as jóias mais importantes de todo esse sistema do agronegócio. As famílias agrícolas do Brasil trabalham, cuidam dos solos, de água, das plantas, dos animais, do meio ambiente. A população das cidades elegeu as famílias agrícolas como essenciais para suas vidas.

Cabe aos setores industriais, comerciais e de serviços em torno dos agricultores que os protejam, ofereçam um comércio justo aos agricultores, planejamento de longo prazo ao lado do governo, pois são as famílias agrícolas o lado mais frágil e exposto de todo complexo do agronegócio. Seguro, assistência técnica, acesso aos mercados, armazenagem, sinais de telecomunicação.

Deixem os agricultores em paz e com segurança para produzir e prendam os ilegais, ilegais não são os agricultores, são criminosos. O Brasil criou uma riqueza a partir de sua agricultura com a Embrapa, universidades,  agroindústrias, cooperativas e um comércio que com todas as dificuldades competitivas consegue abastecer a população e exportar para 190 países do mundo.

O povo brasileiro é espetacular. Somos perfeitos? Não. Vamos nos aperfeiçoar, eu tenho certeza. Deixo como sugestão de leitura para todos um livro de Jorge Caldeira, Júlia Maria Sekula e Luana Shabib: “Brasil paraíso restaurável” (foto). Eu acredito! Quanto maior o incômodo maior o poder da solução.

Imenso abração Brasil!

José Luiz Tejon

Muito obrigado Jovem Pan!

Também pode interessar

Estou em um evento da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), um Smart Market onde se estuda muito o movimento da gestão dos supermercados brasileiros que significam o grande elo do sistema do agronegócio do Brasil. E eu estou com o Márcio Milan, que é vice-presidente de assuntos institucionais e administrativos e financeiro da ABRAS e perguntei a ele como está a situação dos supermercados brasileiros nesse momento econômico.
Lula fala a empresários do Brics que não deve aceitar neocolonialismo verde! Comento diretamente de Santa Maria, no centro do Rio Grande do Sul, porque ao invés disso não se apresenta como o fornecedor mais seguro de alimentos e energia verde! Mais comércio e menos guerras ideológicas nos fariam muito melhor.
Feliz 2022. Prosperidade em 2022. Este é nosso desejo, aqui ao lado de vocês todo este ano que termina hoje, no Jornal da Eldorado, no Agroconsciente. Aqui falamos das coisas positivas, do conhecimento, da pesquisa e da ciência, como nos programas ABC + Agricultura de Baixo Carbono. Parabéns Embrapa e Secretaria de Inovação do Ministério da Agricultura.
Ângela Maria, a maior cantora do Brasil, segundo a própria Elis Regina, cantava um sucesso que repetia: “eu tenho o destino da lua que a todos encanta e não é de ninguém”. Perfeito para o alimento.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite