CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Habemus Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. Ótima escolha!

Publicado em 24/12/2022

Divulgação.
Novo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

Temos o ministro! O Governo Lula decidiu pelo ministro Carlos Fávaro para ministro da Agricultura. 

O Fávaro, senador, foi vice-governador do Mato Grosso, é produtor rural e liderou de uma maneira muito positiva a Aprosoja, do Mato Grosso, a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Mato Grosso, do maior estado produtor de grãos do mundo.

Eu conheço o Carlos Fávaro e entendo que se trata de uma ótima indicação para o Ministério da Agricultura. É uma personalidade competente, compreende perfeitamente o que significa a agropecuária, o que significa o sistema de agronegócio na sua visão de cadeia produtiva, compreende muito bem os aspectos que envolvem ciência e ao mesmo tempo a necessidade ambiental como sendo um fator vital que nos leva ao agronegócio daqui pra frente.

Ele é moderno, ele tem uma visão não reacionária do mundo agro, o que é muito importante,  é uma personalidade contemporânea, moderna de ótima formação também. Então considero aqui no nosso Agroconsciente que a indicação para ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o senador Carlos Fávaro do Mato Grosso se trata de uma indicação muito positiva.

Ao mesmo tempo ele mantém um extraordinário diálogo com toda a categoria de produtores e não pode, de maneira alguma, ser acusado de comunista, porque não é mesmo. Então é uma pessoa que sempre se manteve na linha do empreendedorismo, na linha das realizações e conduziu de uma maneira muito brilhante no seu período a Aprosoja, onde eu, inclusive, pude acompanhar o trabalho lá exercido por Carlos Fávaro.

Portanto, Habemus ministro da Agricultura do Brasil, Carlos Fávaro, na minha opinião se trata de uma indicação prudente, sábia, e que deverá contribuir muito fortemente para apaziguar os ânimos radicais dentro da agropecuária brasileira. Que Carlos Fávaro tenha saúde e que possa exercer o que tanto precisamos, doravante, no agronegócio do Brasil que é uma reunião para um objetivo conjunto e único que é dobrar o agro de tamanho nos próximos 10 anos e ao mesmo tempo fazer isso com sustentabilidade.

Boa sorte ao ministro Carlos Fávaro e a todos nós! Um grande abraço!

José Luiz Tejon.

Também pode interessar

Vamos crescer 15,2% o Valor Bruto da Produção Agropecuária (o dentro da porteira), um recorde de 1 trilhão, cento e noventa e dois bilhões de reais, na estimativa da CNA.
Estou em Patos de Minas no início de um forte movimento da implantação de biodigestores nas propriedades rurais da proteína animal, cujos dejetos são processados e transformados em energia elétrica, e também no combustível biometano.
Dentro da nossa sequência de ouvir a voz de líderes do agro, ouvimos hoje o presidente da Associação Brasileira da Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, entidade que reúne aves, ovos, suínos, representando mais de US$ 10,5 bilhões nas exportações.
O grupo de mulheres Semeadoras do Agro da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), ao lado da ONG Orienta a Vida, e com o Governo do Estado de São Paulo estão lançando um programa muito importante nesta quarta-feira (19) intitulado “Semear é cuidar”.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite