CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Habemus Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. Ótima escolha!

Publicado em 24/12/2022

Divulgação.
Novo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

Temos o ministro! O Governo Lula decidiu pelo ministro Carlos Fávaro para ministro da Agricultura. 

O Fávaro, senador, foi vice-governador do Mato Grosso, é produtor rural e liderou de uma maneira muito positiva a Aprosoja, do Mato Grosso, a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Mato Grosso, do maior estado produtor de grãos do mundo.

Eu conheço o Carlos Fávaro e entendo que se trata de uma ótima indicação para o Ministério da Agricultura. É uma personalidade competente, compreende perfeitamente o que significa a agropecuária, o que significa o sistema de agronegócio na sua visão de cadeia produtiva, compreende muito bem os aspectos que envolvem ciência e ao mesmo tempo a necessidade ambiental como sendo um fator vital que nos leva ao agronegócio daqui pra frente.

Ele é moderno, ele tem uma visão não reacionária do mundo agro, o que é muito importante,  é uma personalidade contemporânea, moderna de ótima formação também. Então considero aqui no nosso Agroconsciente que a indicação para ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o senador Carlos Fávaro do Mato Grosso se trata de uma indicação muito positiva.

Ao mesmo tempo ele mantém um extraordinário diálogo com toda a categoria de produtores e não pode, de maneira alguma, ser acusado de comunista, porque não é mesmo. Então é uma pessoa que sempre se manteve na linha do empreendedorismo, na linha das realizações e conduziu de uma maneira muito brilhante no seu período a Aprosoja, onde eu, inclusive, pude acompanhar o trabalho lá exercido por Carlos Fávaro.

Portanto, Habemus ministro da Agricultura do Brasil, Carlos Fávaro, na minha opinião se trata de uma indicação prudente, sábia, e que deverá contribuir muito fortemente para apaziguar os ânimos radicais dentro da agropecuária brasileira. Que Carlos Fávaro tenha saúde e que possa exercer o que tanto precisamos, doravante, no agronegócio do Brasil que é uma reunião para um objetivo conjunto e único que é dobrar o agro de tamanho nos próximos 10 anos e ao mesmo tempo fazer isso com sustentabilidade.

Boa sorte ao ministro Carlos Fávaro e a todos nós! Um grande abraço!

José Luiz Tejon.

Também pode interessar

Cinco ministros: nunca tantos deverão tanto a tão poucos se esses 5, dentre 37 ministérios, jogarem juntos por um só agronegócio com fortes impactos no crescimento econômico e social do país nos próximos 4 anos.
Henry Kissinger, diplomata considerado um dos mais sábios americanos na visão estratégica planetária, teve seu pensamento relatado no Estadão de 20/5/2023, e nele oferecia três segredos para lideranças e candidatos à líderes.
Muito diferente a “temperatura” do humor existente neste início de julho entre o governo federal versus o agronegócio no início do novo governo.  E, sem dúvida, ouço elogios ao desempenho do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Carlos Fávaro.
Conversando com especialistas, doutores, ógãos científicos como Fundação MT, CCAS - Conselho Científico do Agro Sustentável, entre outros, ouvi deles que a ampliação da janela de plantio da soja que ia até 31 de dezembro, expandida até meados de fevereiro, coloca em risco um fundamento sagrado da agronomia. É um crime agronômico plantar a mesma cultura no mesmo local em sequência.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite