CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

País geram filhos, mentores criam sucessores.

Publicado em 06/06/2021

GOOGLE

Mães e Pais somos geradores de filhos. Porém a criação de sucessores dependerá do nosso papel como educadores e mentores. Educação é a passagem do conhecimento de milênios da ciência, arte, biologia, humanas, história, filosofia, do mundo das ciências exatas com criatividade e tecnologia. Hoje os recursos disponíveis para a educação são gigantescos, e como ouvi de Umberto Eco escritor de obras fantásticas como “O nome da rosa“, num encontro no MIT em Boston (USA), ele disse: “hoje com a internet eu posso estudar em um dia o que no passado seria impossível, porém se não educarmos os jovens para a busca do profundo, eles ficarão como um “lumpens digitales“, quer dizer, não sairão da superfície da informação“. Este sábio, falecido em 2016 nos advertia para a necessidade de mentoria sobre o futuro da civilização.

Desta forma são os mentores que criam sucessores. Para um pai passar para seu filho o conhecimento que ele adquiriu com a sua profissão, sua história de vida, não basta ensinar como se faz aquele ofício, como se administra uma empresa ou permitir que aquele ou aquela jovem faça as melhores universidades do mundo. É preciso uma mentoria. E para mim esta palavra representa dar a cada ser humano a possibilidade de ligar sua vida, sua existência, a um sentido pelo qual de fato, vale a pena viver e obter prazer em cada instante.

Viktor Frankl, outro gênio da humanidade trata como ninguém esse potencial que separa e define um grande ser vivente daquele, todos nós, que podemos ser grandes, porém nos adaptamos ao ser medíocre.

O mentor vive ao lado do papel de mãe e pai, os geradores, mentores vivem ao lado do outro papel, dos educadores. Mentores criam sucessores. E esta é a satisfação de todas as satisfações. Significa a vitória da evolução das nossas mentes muito mais rápido e acima de simplesmente nossos genes. Essa arte da mentoria começa no berço. Desde pequenos conhecer e separar o mal do bem. Ter consciência sócio crítica do mundo. Abandonar preconceitos e desenvolver empatia. Saber que nada no mundo é perfeito e que isto sirva de motivação perene para estimular o aperfeiçoamento de tudo, de todos e de si próprio.

E que estes pais mentores transmitam aos cérebros infanto juvenis o amor ao que fazem como trabalho dignificante, e que continuem passando às novas gerações o legado de seus ancestrais. Não basta gerar filhos, é preciso criar sucessores.

Com amor a uma profissão, ética e nobres valores.

 

Também pode interessar

Há uma gigantesca convergência ao ouvirmos as vozes de líderes do agronegócio. Agora Maurício Tonhá, um empreendedor líder na área da pecuária, aponta 5 pontos fundamentais na sua visão para um plano agrogovernamental
Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) assina com o Brasil acordo de US$ 1,2 bilhão para agropecuária sustentável. Se trata de um termo de cooperação com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Ministério de Economia.
USDA informou nesta semana queda nas safras de soja e milho nos Estados Unidos, o maior produtor exportador do mundo. Calor, clima seco em agosto no oeste dos Estados Unidos. Cai produtividade, produção e estoques.
Assim definiu a ONU e a ACI - Aliança Cooperativa Internacional, para este ano, quando celebramos o Dia Internacional do Cooperativismo (03/07/2021) e entramos na semana da cooperação.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite