CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Rádio Eldorado/Estadão - Agro brasileiro: vamos vender para o mundo inteiro!

Publicado em 28/01/2026

Divulgação
Angela Peres, diretora de negócios e de imagem do agro no Mapa.

Quem quer vender não espera o cliente aparecer. Vamos para as feiras vender, ė o convite da diretora de negócios e imagem do agro, Ângela Peres, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Claro, produzir ė essencial, mas se não soubermos vender vamos ficar esperando os compradores virem comprar, aí não adianta reclamar. Quem vende não espera, sai, oferece e faz vender. Não basta abrir mais de 500 mercados novos ė preciso vender.

Conversei com Angela Peres do Mapa. Ela ė diretora de negócios e de imagem do agro brasileiro para o mundo.

As feiras internacionais de negócios já estão rodando pelo mundo. O Brasil abriu mais de 500 novos mercados, agora ė necessário que os empresários brasileiros venham, participem e vendam. 2026 começa agora e as pequenas empresas do setor de alimentos, bebidas, as cooperativas também estão convocadas.

A indústria de alimentos e bebidas do Brasil já é a maior exportadora para o mundo, e agora precisa vender ainda mais diversificando e levando produtos com maior nível de valor agregado.

Vender o agro brasileiro para o mundo inteiro é a convocação da Ângela Peres para empresários brasileiros e cooperativas, e agora para todo Sudeste Asiático nesta feira já em março, de 24 a 26, no Vietname, Food and Hospitality.

“Essas feiras de negócios internacionais, apoiadas pelo Ministério da Agricultura, são instrumentos estratégicos da atuação do governo federal, do Mapa em parceria com o Ministério de Relações Exteriores, isso para promover o agro brasileiro e ampliar a presença do Brasil nos mercados internacionais. Nós abrimos mais de 500 novos mercados pelo mundo nos últimos anos e agora nós estamos apoiando os empresários brasileiros a realizarem negócios. Então por meio dessas ações o Ministério aproxima empresas brasileiras de compradores globais, fortalece a imagem do país com fornecedor confiável e cria oportunidades concretas de negócios. Nesse contexto, eu informo que o Brasil participará da Food and Hospitality Vietname 2026 que é uma das principais feiras dos setores de alimentos, bebidas e hotelaria do Sudeste Asiático. E aqui nós estamos convidando as empresas brasileiras a participarem dessas feiras. Empresas brasileiras selecionadas poderão integrar o Pavilhão Brasil, em Roximim no Vietnã, nessa feira que acontece de 23 a 26 de março desse ano. Essa estrutura do Pavilhão Brasil é completa, inclui recepcionistas bilíngues, um catálago institucional, mobiliário para preparação e exposição de produtos, nós vamos ter ali Cozinha Show, com chef de cozinha elaborando pratos com os produtos brasileiros, além de espaços adequados para reuniões com potenciais compradores. Os expositores também terão apoio técnico da equipe do Ministério da Agricultura durante todo o evento. E quem pode participar? Empresas da indústria de alimentos e bebidas, comerciais e exportadoras, tradings, entidades setoriais e cooperativas, desde que seja para promoção exclusiva de produtos brasileiros”, disse Angela Peres.

Nas páginas do Ministério da Agricultura os empresários e cooperativas podem se inscrever no link abaixo. Não há custo a não ser o deslocamento das viagens, seus próprios custos. O Mapa investe na montagem do pavilhão Brasil, os balcões e apoia os suportes com amostras, catálogos etc.

Adidos agrícolas do Brasil participam. Existem webnares para preparação dos empresários brasileiros do agro.

São várias feiras, e quem vende não tem tempo para perder, nem para reclamar.

Não basta abrir mercados, precisa ir lá e vender. E fica aqui a grande lição, quem vende, vende, quem não vende reclama e se arrepende.

Siga a Ângela Peres! E agro brasileiro vamos vender para o mundo inteiro.

Para se inscrever clique aqui.

Também pode interessar

The Brazilian Ministry of Agriculture, Livestock and Supply (MAPA) announced the National Plan for the Individual Cattle & Buffaloes Identification, which was originated by the 2011 decree, Nº 7.623, which regulates Law 12,097/ November 24th 2009.
Vendemos em 2025 US$ 4,14 bilhões para a União Europeia, 14,4% das exportações. O primeiro mercado do Estado de São Paulo foi a China que fica com 23,9% das vendas ao exterior. E as perspectivas para 2026 são de superar o aumento de 5% ocorrido ano passado.
Um dia histórico. O Senado brasileiro aprovou a PL do biocombustível do futuro e eu entrevistei Francisco Turra, ex-ministro e atual presidente do Conselho da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil.
Entrevistei Joe Valle, na sequência de ouvir opiniões e vozes dos membros do atual grupo de transição do agronegócio. Tirar a sustentabilidade da lateralidade e a colocar no centro das mesas de decisões do agro” é um dos seus pontos fundamentais.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite