CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Rádio Eldorado/Estadão - Algodão brasileiro show mundial!

Publicado em 20/10/2025

Divulgação
Silmara Ferraresi, gestora do programa "Sou de Algodão" da Abrapa

Participei na São Paulo Fashion Week em desfile do algodão brasileiro que hoje é também o maior algodão com selo de certificação sócio ambiental do planeta! Conversei com a gestora do programa “Sou de Algodão” da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Silmara Ferraresi, e perguntei a ela qual a importância de um desfile como esse que não é apenas de um tecido de algodão e ela me disse:

“Não é só um tecido de algodão, nem só design. O que vemos aqui na Fashion Week é resultado da cadeia de custódia do algodão com certificação sócio ambiental, o algodão brasileiro responsável. Nós começamos esse trabalho em 2019, a quatro mãos, com Reserva e com Renner, contribuindo para esse monitoramento da cadeia de custódia. Hoje nós já temos mais de 500 mil peças que chegaram nas mãos da população através da Renner, Calvin Klein, e da Vesti, a plataforma é estruturada em blockchain e nós fazemos todo o monitoramento desde o algodão certificado transformado em fio, em tecido, na confecção, no seu corte e costuma, até chegar na peça final que vai ali para a prateleira. O que vamos ver e o desfile traz é justamente a trajetória desse algodão, de como se transforma dentro da indústria têxtil, quem são as mãos que estão por trás disso, a quantidade de empregos que são gerados, e para se ter noção temos algodão só para esse desfile 82 fazendas, 61 produtores, seis indústrias têxteis brasileiras, seis estilistas, mais de 15 mil empregos envolvidos nesse processo, nessas empresas que estão nessa cadeia de custódia conosco. Nós temos muito orgulho de poder levar esse conhecimento ao consumidor final brasileiro”.

O nosso consumidor aqui em São Paulo quando sai para a loja, vai ao shopping center, nas marcas, nas grifes, encontra ali o algodão. Então perguntei a Silmara Ferraresi se esse algodão nós podemos dizer que ele é totalmente responsável e consciente? E ela me respondeu:

“O Brasil só nessa safra deve produzir 4 milhões de toneladas de algodão e nós estamos falando de mais de 80% da produção com certificação sócio ambiental. A indústria brasileira consome 700 mil toneladas. Então nós podemos dizer, sim, que tem muito algodão responsável disponível no mercado para a produção das peças e cada vez mais o que queremos é que tenhamos peças no programa “Sou Algodão” chegando nas mãos final do consumidor brasileiro para que ele saiba a história dessas peças e continue contribuindo e contando uma história responsável na forma como ele cuida dessa peça, e com a destinação final que ele vai dar para ela também”.

Bom ouvir isso aqui. Em 1992, 93, 94, o Brasil era o segundo maior importador de algodão do planeta Terra e nós nos transformamos hoje no maior exportador e um algodão do ponto de vista de selo e de responsabilidade nós estamos dando um show no mundo. E a Silmara Ferraresi acrescentou:

“Nós estamos dando show no mundo. Nós somos o maior produtor de algodão responsável do mundo e o maior fornecedor de algodão licenciado pela Better Cotton do mundo. Vou repetir, 80% da produção brasileira com certificação sócio ambiental e com essa rastreabilidade e essa história agora podemos chegar até a mão do consumidor final. É isso que trouxemos para mostrar na São Paulo Fashion Week. Então não é só mais um desfile, só design, só glamour, tem muito mais do que isso, tem história e responsabilidade sócio ambiental envolvida”.

Silmara Ferraresi, parabéns a toda Abrapa, o que vocês estão fazendo é genial, um verdadeiro show Agroconsciente!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Na COP30, além da Unica - União da Indústria de Cana de Açúcar e Bioenergia, com seu presidente Evandro Gussi, colocou formalmente que a transição energética global precisa sair do discurso e entrar na fase de execução imediata e que deverá triplicar de tamanho até 2030, incluindo aviação e setor marítimo; também o MBCB – Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil – está com seu presidente José Eduardo Luzzi, em Belém, a quem eu pedi os pontos essenciais para essa transição.
Cooperação exige confiança e, sem dúvida, a ótima liderança. No agro as cooperativas brasileiras têm crescido a dois dígitos em meio à crise, enfrentado gigantescos grupos empresariais e mostrado que com cooperação e democracia venceremos em qualquer situação.
Entre listas de comerciantes, indústrias, prestadores de serviços discriminados se não declararem apoio a Bolsonaro, e até ideias de colocar estrelas do PT em estabelecimentos que votaram em Lula, imitando as estrelas de David dos judeus na Alemanha nazista dos anos 1930, estamos vivendo uma hipnose de discriminações onde o medo sobre o novo governo eleito é fantasmagórico por boa parte da agropecuária. Medo de invasões estimuladas, perda do direito de propriedade e total insegurança jurídica e confiscos e taxações, parece o filme Armagedom, Apocalipse.
Marcos Antônio Matos, presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) nos enviou diretamente da Suíça seu depoimento sobre a iniciativa do setor, junto com Serasa Agro Experian envolvendo entidades empresariais internacionais e clientes agroindustriais mundiais.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite