CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Rádio Eldorado/Estadão - FAO & Embrapa criarão Centro Internacional de Agro Tropical

Publicado em 03/12/2025

Divulgação
Tejon conversa com Silvia Massruhá, presidente da Embrapa

Conversei com Silvia Massruhá, presidente da Embrapa, repercutindo a COP30 sob o ponto de vista da agrizone, a área agrícola que foi realizada dentro da Embrapa e que causou impactos positivos revelando ações que o país desenvolve que em sua grande maioria é ainda desconhecida.

E ela me disse: “Os negociadores da época da COP, que estavam lá negociando, tiveram duas comitivas que foram visitar, mais de 40 negociadores de países foram lá conhecer. Então foi um momento que mostramos para o mundo todo e eles falaram, agora, My God, estamos entendendo o que é agricultura tropical. Eles começaram a entender o que é uma, duas, três safras. Quando falamos em integração lavoura, pecuária. As vezes é algo que para nós é tão comum no nosso dia a dia, mas para o pessoal de clima temperado e para os outros países isso não é tão comum. Então quando eles viram, eles disseram: agora nós estamos entendendo”.

Um Centro Internacional Agrotropical e Agroflorestal reunindo a Embrapa com a FAO a Organização Mundial para Agricultura e Alimentos poderá tornar o sonho do desenvolvimento das nações do chamado cinturão tropical, do planeta, o “tropical belt”.

Ou seja, o que realizamos no Brasil numa real revolução criativa tropical, uma “tropicultura”, que em apenas 40 anos saímos de uma safra de grãos de 58 milhões de toneladas para 350 milhões, nos transformamos em líderes globais da proteína animal, energia e fibras e o país vira um efetivo marco de segurança alimentar global, caminhando para dobrar de tamanho nos próximos 12 anos.

Essa positiva realidade científica, tecnológica, de recursos humanos, cooperativismo, educação permite ser replicável em todos esses biomas tropicais além do Brasil, para toda faixa tropical global.

Será a única fórmula para enfrentar desigualdade social, mudança climática, segurança alimentar e energética do planeta como um todo.

FAO e Embrapa já iniciaram as tratativas, como também Roberto Rodrigues enviado agro na COP30 tanto tem trabalhado por isso. Um legítimo sonho de líderes históricos agro brasileiros. É uma ação essencial para a imagem do país no mundo.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Ao lado de Ivan Wedekin, eu, José Luiz Tejon e Suelen Farias ontem (26) na aula magna da FIA Agro, o Prof. Décio Zylberstajn dá sua visão de futuro para o agro brasileiro: “Esse evento olha para ciclos de largo prazo, ou seja, o que se debateu nesse encontro da FIA, do Pensa, são exatamente esses desafios que acabam recaindo sobre o agro global e que tem muitas dimensões na área de educação, de política agrícola, da tecnologia. Então o debate é muito rico nesse sentido e desafiante porque nós tentamos em um mundo que caminha com mudanças tão rápidas identificar possíveis passos fundamentais seja para política pública seja para estratégia das organizações do agro”.
Estamos numa das piores era da história humana onde uns acusam os outros de serem os culpados por tudo o que acontece. Tudo isso impelido pelas redes sociais que transformam a fogueira das vaidades amplificadas pela ignorância daquilo que ficaria circunscrito ao bairro, ou a uma região, numa Torre de Babel global, onde salve-se aquele que xingar e acusar, e maldosamente mais alto, ao próximo da outra “tribo“ crucificar.
Normando Corral, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e do Conselho da Agroindústria (Coagro) da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), manda seus cinco fatores sagrados para os presidenciáveis sobre agronegócio.
Croplife movimenta mais de R$ 70 bilhões por ano, significando insumos vitais para a agricultura tropical. Entrevistei Christian Lohbauer, presidente executivo da Croplife, a entidade que reúne o “antes da porteira” nos setores dos defensivos agrícolas e no melhoramento genético das sementes. Significa a indústria da defesa vegetal e biotecnologia.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite