CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Rádio Eldorado/Estadão -- "Lula, telefone para o Trump, se ele não atender chama a imprensa”, Embaixador Rubens Barbosa no COSAG.

Publicado em 10/09/2025

Divulgação
Embaixador Rubens Barbosa com Jacyr Presidente COSAG

Nesta semana no Conselho Superior do Agro (COSAG) da FIESP ocorreu a reunião do conselho que tratou de dois temas: o caminho verde e a conversão de pastagens, com Carlos Ernesto Augustin, assessor especial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)  e o tarifaço.


Autoridades, lideranças fizeram exposições amplas, profundas e abrangentes, onde o assunto tarifaço dominou o salão lotado no 4º andar da FIESP. O governador Tarcísio de Freitas fez uma presença enaltecendo o agro e falando ser necessário “furar o bloqueio e unir as duas maiores democracias do ocidente”.

As apresentações reuniram Tatiana Prazeres, secretaria de Comércio Exterior no MDIC e serviços, que apontou para a máxima do vice-presidente Geraldo Alckmin negociar e falou da assinatura do acordo Mercosul com EFTA, Suíça, Islândia, Liechtenstein e Noruega, e acredita na assinaria União Europeia e Mercosul  neste ano além de mais cinco acordos.

Marcos Jank, coordenador do Centro Insper Agro Global, disse que o mundo mudou, não é mais o mesmo, e a questão não é comercial é político-ideológica.  Marcos Troyjo, ex-presidente do Brics; Welber Barral, pós-doutor em Direito do Comércio Internacional; senadora Tereza Cristina, secretário de Agricultura de São Paulo, Guilherme Piai, Roberto Rodrigues enviado agrícola a COP-30 e com participação intensa dos presentes e on-line ,todos manifestaram um reino de incertezas e que o mundo não será mais o mesmo também pós Trump.

Dentre as apresentações eu destaco a sabedoria e experiência concreta do embaixador Rubens Barbosa que viveu a experiência concreta da embaixada brasileira nos Estados Unidos e suas palavras foram: “a base legal que contesta as tarifas contra o Brasil pode ser aceita, apesar de não acreditar nisso, mas se for muda todo cenário positivo para o Brasil.

O alvo é a China que ameaça a hegemonia dos Estados Unidos no século 21. Se sair acordos Estados Unidos e China, irão comprar produtos agrícolas norte-americanos e isso pode ser péssimo para o Brasil.

Marco Rubio secretário de estado dos Estados Unidos, de origem cubana, não aceita nada da esquerda na América Latina, portanto a motivação dos tarifaços no Brasil são ideológicos, não tem fundamentos comerciais.

Conforme o julgamento desta semana no Brasil deveremos ter agravamentos de ataques ao Brasil.

E o embaixador Rubens Barbosa, que viveu duas passagens de governo, de Fernando Henrique para Lula e nos Estados Unidos de Clinton para Bush afirmou ainda não termos uma estratégia, uma representação em Washington e o conselho que deixou foi: “o presidente Lula precisa combinar com a embaixada brasileira, telefonar para Trump e se Trump não atender convocar a imprensa para informar e para o mundo todo saber.”

E encerrou dizendo que temos que começar a “pensar no Brasil, divulgar o Brasil,  criar um pensamento estratégico. Qual o papel do Brasil no mundo? Nesta lei da selva é vital pensar Brasil”

José Luiz Tejon para a Rádio Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Os consumidores finais dos alimentos estão na crise aprendendo a trocar de marcas. Não caiu o consumo, houve a substituição de marcas por opções mais baratas.
Eu tive uma conversa que, aliás, as conversas com o Roberto Rodrigues, o nosso ex-ministro, são sempre extraordinárias, em que ele abordava sobre os novos Cavaleiros do Apocalipse. E esses novos Cavaleiros do Apocalipse são a insegurança energética, alimentar, a desigualdade social, e as mudanças climáticas.
Será que o presidente da República irá vetar a verba solicitada pelo congresso na semana passada, com aprovação da lei de diretrizes orçamentárias, de R$ 5,7 bilhões para propaganda eleitoral dos partidos políticos?
Nesta segunda-feira (9) estou participando do Fórum Internacional da Agropecuária, em Cuiabá, reunindo líderes mundiais onde uma carta do Fórum será escrita, lida e apresentada ao final do dia, endereçada ao encontro dos ministros da agricultura do G-20 Agro no Mato Grosso.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite