CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Rádio Eldorado/Estadão - Tarifaço + investigação + de olho na Amazônia?

Publicado em 19/11/2025

Divulgação
Trump de olho na Amazônia?

O tarifaço continua preocupando, o que está em 40%, principalmente o setor do café. Conversando com o Cecafé, Conselho dos Exportadores de Café, a visão que tem é que mesmo andando positivamente as negociações do tarifaço no café do Brasil, 2026 será um ano que existirá para a recuperação de prejuízos.

O Governo Trump abrindo praticamente agora a 0% a taxa de importação para países concorrentes do Brasil está criando, ali, de fato, uma concorrência completamente assimétrica nessa questão. Agora, além do assunto tarifaço, me preocupa muito a tal investigação que o governo americano imputou ao Brasil como assuntos que o Brasil realiza que prejudicam os negócios dos Estados Unidos e além do PIX, um dos que chama atenção e que eu considero extremamente perigoso é a investigação com relação ao assunto do desmatamento.

O desmatamento que é um alvo gigantesco envolvendo o bioma amazônico, em momento de COP30, e fica aqui uma questão levantada para os ouvintes da Eldorado e os leitores do meu Blog, o Trump já quis a Groenlândia, o Canadá,  o Golfo do México, portanto não vejo nada improvável que daqui a pouco nas negociações com o Brasil surja o tema Amazônia porque é, de fato, um patrimônio gigantescamente estratégico e fundamental no planeta terra hoje. Portanto, essa investigação dos Estados Unidos contra o Brasil, que está todo mundo calado, ninguém está falando disso por enquanto, o assunto parou, deu uma química do Lula com o Trump e ninguém está falando disso, tratamentos aí na área de negociação do tarifaço. O Brasil propondo que haja uma trégua e, na verdade, o tema da investigação contra o Brasil é algo que me preocupa muito porque essa investigação do tema desmatamento pode prejudicar os negócios do agro brasileiro hoje e daqui a pouco pode entrar nesse assunto, também, a Amazônia, maior patrimônio do planeta terra e simplesmente espetacular aqui para o Brasil.

Portanto, vamos ficar de olho na negociação e no andamento dessa investigação, principalmente no tema desmatamento.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

No caderno Summit Agro Estadão (7/12/2025) os legítimos pontos do agro tropical foram conclusivos com a brilhante palestra Magna de Roberto Rodrigues. Mas não adianta ficar imaginando o que diversos stakeholders globais pensam quando esta marca Brasil é apresentada. Somente através de uma pesquisa de percepção séria iremos obter a verdadeira imagem percebida nos sentimentos emocionais e racionais dentro e fora das nossas fronteiras.
Marcello Brito traz uma visão positiva até o momento da Cop-26 para o Brasil, ressalta a importância do Plano Renovabio para a transição energética e do carbono e acrescenta que temos uma lei florestal excelente, basta apenas ser cumprida.
Carlos Augustin e sua equipe correram o mundo na busca de recursos financeiros para dar início ao PNCPD – Plano Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Cultivos Sustentáveis. Serão 40 milhões de hectares, hoje com baixíssima produtividade e contribuindo para emissão de carbono na atmosfera. Se trata de uma área única no planeta, com terras agricultáveis onde iremos plantar árvores, realizar segurança alimentar, energética, social e ambiental.
A Cooperativa de Crédito Sicredi captou 80 milhões de dólares, cerca de 448 milhões de reais para financiar empresas lideradas por mulheres. Se trata de uma parceria com o DEG (sociedade alemã de investimentos e desenvolvimento) e o Proparco (instituição financeira ligada à agência francesa de desenvolvimento).
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite