CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Superssafra e inflação dá combinação?

Publicado em 11/02/2021

Divulgação Conab
Superssafra de grãos

Infelizmente sim. Em épocas de guerra como está. Uma guerra onde não temos bombas atômicas, mas temos uma bomba invisível, um vírus que nos ataca no organismo e que também nos cria danos nos neurônios.

As pessoas me perguntam: Tejon você fala que temos uma superssafra e como explica o custo da alimentação ter crescido 14,81% nos últimos 12 meses. Por que o arroz cresceu 74,14%, o feijão carioca subiu 18,53%, as carnes 22,82%? Ou mais? Os frigoríficos têm dificuldades pare repor carne bovina , pois a arroba do boi nunca esteve tão alta. A soja em preços como nunca vistos no mercado mundial, o milho da mesma forma. Então o que acontece?

Não adianta procurar culpados. Numa guerra as commodities essenciais multiplicam os preços, as cadeias de produção sofrem, e hoje mesmo, agorinha, não temos conteiners suficientes para deslocamento de mercadorias nos navios. Falta papelão para embalagem, falta aço, alumínio para as máquinas. Quer dizer, falta o fundamental, sobem os preços e ainda por cima temos uma alta forte no dólar, o que pode ser ótimo para quem vende, mas terrível para quem importa.

E isto tudo impacta os preços dos alimentos. Fomos os primeiros aqui, alertados pela Abras, Associação Brasileira dos Supermercados, ainda em setembro de 2020, sobre a impossibilidade de reabastecer os supermercados com os mesmos preços do arroz, da soja, das carnes.

Na época o presidente da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, na época Guilherme Bastos, se reuniu com os diversos elos das cadeias produtivas e ficou decidido eliminar impostos para a importação dos produtos essenciais.Infelizmente esse presidente da Conab foi demitido e substituído por outro presidente em função dos acertos políticos do governo, mas esse tema é para outro comentário.

Portanto, sim, superssafra e inflação podem dar combinação, mas atenção! Sem a superssafra seria desastroso, e mais, se o Brasil não tivesse aprendido a produzir em terras tropicais fracas, como há 50 anos atrás, a situação do Brasil seria catastrófica.

Obrigado senhoras e senhores produtores rurais, ao lado da ótima ciência tropical brasileira. Superssafra e inflação pode dar combinação? Sim. Mas sem superssafra seria destruição.

José Luiz Tejon para Cabeça de Líder.

Também pode interessar

Nesta segunda-feira (2), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, as 19 horas, Dr. Roberto Rodrigues receberá mais uma significativa homenagem pelos seus feitos. O deputado Barros Munhoz (PSDB) escreve no seu ofício: na sua gestão como ministro promoveu uma revolução na agricultura como a Lei da Biotecnologia, produtos orgânicos, seguro rural, defesa sanitária e deu um salto na modernidade agro nacional.
Nos anos 70 a soja não passava de “comida alternativa de hippies”. Um suíno era um “porco piau”, frango coisa do galinheiro no quintal. Etanol um sonho distante no Pró-álcool. Milho uma lavoura de pobres com baixíssima tecnologia. Plantio direto considerado coisa do “alemão louco Bartz e do Frank”. As cooperativas ninguém as imaginaria como, um dia, virem a ser o maior sistema econômico financeiro de inclusão social no país.
On this Wednesday, at the Ministry of Industry and Commerce Development, Brasília-DC, the Working Group for the Sector Plan for Adaptation to Climate Change will be installed. Why not unite Agribusiness as a whole? Brazil needs to adopt a National Agribusiness Policy.
Há 35 anos o Prof. Dr. Ray Goldberg de Harvard, fundador do conceito de agribusiness no mundo, criou a ação IFAMA – International Food & Agribusiness Management Association. Uma missão com o objetivo de unir o mundo através do sistema alimentar, e como ouvi do próprio Dr. Ray Goldberg, o mundo está dividido e polarizado por políticos e o alimento tem a condição única de reunir o mundo num só. Luta pela paz, palavra repetida por Roberto Rodrigues também num momento de guerras na Europa, Oriente Médio, e guerras tarifárias mundiais pelos Estados Unidos.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite